1.800 munições, coletes e algemas foram encontrados durante inspeção. Armas eram para defesa de piratas na Somália, disse comandante à PF.

 

A Polícia Federal apreendeu na sexta-feira (17) quatro fuzis de calibre 5.56, de fabricação italiana, e mais de 18 carregadores com 1.800 munições durante inspeção no navio Harvest Rising, de bandeira das Ilhas Marshall em um rio no Pará.

O navio foi abordado pelos policiais federais durante fiscalização da situação de imigração dos tripulantes. A inspeção ocorreu quando a embarcação estava no rio Pará, próximo à baía do Marajó.

Segundo a PF no Pará, além das armas e munições, também havia no navio capacetes com filmadoras, coletes à prova de balas, kits de primeiros socorros, coldres táticos, rádios comunicadores, algemas de plástico e kits com alimentos para sobrevivência. Todo o material, que estava em um depósito trancado da embarcação, foi apreendido porque não possuía registro ou nota fiscal. A PF informou que a embarcação carregava piche e levaria a carga para o porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, onde espera para atracar.

Em depoimento, o comandante do Harvest Rising afirmou à PF que o armamento foi comprado para defesa do navio de piratas na costa da Somália, por onde passaram antes de seguir para o Brasil. Quatro seguranças que haviam sido contratados pela empresa responsável haviam desembarcado em outro porto após a passagem pela Somália, disseram policiais federais.

O comandante foi levado para prestar explicações sobre o caso à superintendência da PF em Belém. O navio não foi apreendido e o visto de entrada no país foi concedido sem problemas aos tripulantes.

Fonte: Tahiane Stochero / G1

Colaborou: Giovanni

Nota do Editor: As Ilhas Marshall são uma República que em 1986, assinou um Tratado de Livre Associação com os EUA, este passou a ter autoridade total e responsabilidade pela defesa do território, além de terem instituído um programa federal de assistência. O presidente das Ilhas Marshall é chefe de estado e do governo e é eleito pelo Nitijela (parlamento), e dentre os membros daquele órgão nomeia os ministros. Possui dois órgãos legislativos, o Parlamento e o Conselho dos Chefes.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

O que eu aprendi com esta reportagem é que;

1 cartucho de fuzil = 1 munição,

2 cartuchos de fuzil = 2 munições,

3 cartuchos de fuzil = 3 munições,

até:

1.800 cartuchos de fuzil = 1.800 munições.

Nada como aprender.

Obrigado.

Bacchi