Democracia ameaçada ou repetindo os erros do passado!

20

Por Marco Antonio Esteves Balbi

Quando cheguei em casa ontem, 29 de março, estava decidido a escrever um relato sobre os eventos ocorridos no Clube Militar. Não sei se todos os que se correspondem comigo sabem, sou sócio do Clube, sou membro suplente do Conselho e sou o atual Diretor da sua Revista. Funcionalmente sou subordinado ao Departamento Cultural, participando, portanto, de todas as atividades por ele promovidas, como foi o caso do Painel 1964 – A Verdade.

Envolvido nas atividades familiares, e mesmo desestabilizado ao assistir o programa comemorativo dos 90 anos de um determinado partido político, não tive a chance de redigir algo inteligível.

Hoje, confesso, eu já havia desistido da idéia, até porque nas últimas 24 horas muitos já escreveram sobre o assunto e com mais propriedade do que eu poderia fazê-lo. Mas, as imagens que me enviaram da agressão selvagem perpetrada contra um homem de bem fez com que eu mudasse de idéia.

Vamos lá!

Um grupo de jovens, alguns nem tão jovens assim, “antenados” aceitou um convite, feito através de uma famosa rede social, para que participasse de um ato público contra o que seria uma comemoração dos 48 anos da revolução de março de 1964, promovida pelo Clube Militar.

A convocação era feita através de uma mensagem de vídeo, na qual um cineasta famoso chamava a atenção para o fato de o Clube Militar “antecipar a comemoração, mesmo tendo sido proibida pela presidente da república”. Desconhecimento? Má fé? Ambos? O douto cineasta não sabe que o Clube Militar é uma associação civil de direito privado, possui Estatuto e Regimento próprios, promove atividades recreativas, culturais e desportivas para o seu quadro associado, sem qualquer vinculação com as Forças Armadas, o Ministério da Defesa, ou qualquer outro órgão governamental?

Uma bem organizada divulgação na rede social fez com que 50.000 pessoas fossem convidadas, das quais 800 diziam que compareceriam. Para quem não está familiarizado, são números impressionantes. Não sei precisar o número, mas o certo é que muitos se fizeram presentes, dispostos a tudo. E com que vontade atuaram!

A pergunta que me faço é: como pessoas tão jovens podem estar tão iludidas com a ideologia que lhes impregnam? Como pessoas tão jovens podem desconhecer tão completamente a história? Como pessoas tão jovens podem se prender a conceitos tão antigos, gritando palavras de ordem, as mesmas proferidas por aqueles que já foram defenestrados pela história no Brasil e no mundo? Como pessoas tão jovens podem destilar tanto ódio, atingindo indistintamente a tantas pessoas, física e moralmente? Como pensam exercer a democracia impedindo o direito de ir e vir, não só dos sócios e convidados do evento, mas das pessoas que normalmente trabalham e transitam no prédio e nas suas imediações, um ponto de movimento intenso no centro da cidade do Rio de Janeiro? Que convincentes argumentos os fizeram agir assim?

As duas fotos anexas ao texto mostram a covarde agressão perpetrada por selvagens contra um homem de bem. Este senhor de cabelos brancos é o Coronel Reformado do Exército Brasileiro DARZAN. Chefe de família exemplar, o Cel Darzan, por ser oficial da arma de engenharia, dedicou-se no início de sua carreira às frentes de trabalho para a abertura de estradas de ferro e de rodagem, desbravando caminhos para implantar o progresso do país. Enquanto o jovem Ten Darzan enfrentava tais vicissitudes é provável que os avôs dos seus agressores estivessem em uma situação bem mais confortável.

No prosseguimento de sua carreira, o Cel Darzan dedicou-se, e ainda se dedica, a estudar e, principalmente, a ensinar. Conhecedor profundo da geografia e da história do Brasil e mundial, contribui com o aprimoramento dos oficiais que se preparam para os Cursos de Altos Estudos Militares. Além disto, é membro e conferencista do Instituto Histórico e Geográfico Militar do Brasil, onde realiza pesquisas até mesmo de campo, visitando sítios históricos onde os fatos aconteceram.

Fico imaginando o quanto os jovens que o agrediram não ganhariam se convidassem o Cel Darzan para uma conversa sobre a história que eles pretendem modificar. Por certo entenderiam o quão arcaicas são as estruturas e os slogans repetidos à exaustão, pelos membros das entidades travestidas com as cores vermelhas e que se fizeram representar ontem na baderna.

Por incrível que pareça, a mais antiga delas regozija-se de completar 90 anos. Tenta se mostrar moderna, através da apresentação de uma militante jovem e bonita, mas o discurso é o mesmo, carcomido pelo tempo. Os seus dirigentes não se responsabilizaram, até hoje, pela aventura na qual lançaram centenas de jovens nas matas do Araguaia. E querem saber quem foram os responsáveis pelos desaparecimentos. Olhem, jovens, para aqueles que os manipulam, pois eles os estão usando novamente para mais uma tentativa, que fracassará, para a tomada do poder. Será a quarta! Serão repelidos, desta feita, pelos alunos do Cel Darzan.
Eles que venham: por aqui não passarão!

Ao meu amigo Cel Darzan e à sua família toda a minha solidariedade.

Marco Antonio Esteves Balbi é Coronel do EB – Sócio do Clube Militar

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible
Invincible
11 anos atrás

Galante, primeiramente parabéns pela lucidez do texto! Estou muito “feliz” com essa iniciativa da esquerda… Mas muito mesmo… Já fez um tempo que penso isso e acho que a hora já passou… A Direita brasileira ou aqueles que de fato defendem a liberdade e acreditam que esse país não merece essa corja de usurpadores, devem se organizar. Hora! Ninguém percebe que eles estão criando um situação insustentável onde somente o caminho do socialismo pode ser aceito. Quem tem um mínimo de inteligência e conhece de história sabe bem aonde essa ideologia comunista leva. Fico feliz com essa ação da esquerda,… Read more »

Daglian
Daglian
11 anos atrás

Ótimo texto, fico enfurecido ao ver estes animais fazerem tais barbaridades. Mas, antes de qualquer coisa, aproveito para dizer: nem todos os jovens são movidos por tal ideologia retrógada e estúpida!

Observador
Observador
11 anos atrás

Caro Galante: O que você quer de um bando de adolecentes tardios (alguns já na casa dos 30 anos), que nunca leu UM livro na vida? O discurso do Mal (leia-se COMUNISMO) era sedutor aos jovens ontem e continua sendo hoje. O veneno nunca muda: a grande experiência comunista ainda está por vir, os fracassos que ocorreram até aqui foram por culpa exclusiva dos capitalistas e burqueses que sempre sabotaram a “revolução do proletariado”. Por alguns comentários rasteiros do Facebook, já se vê a mentalidade deste pessoal. O tal de Kamylo Lucio Herzog deveria, além de estudar história, estudar português… Read more »

Uitinã
Uitinã
11 anos atrás

Meus deus do céu que palhaçada que tá aqui, comentários cada vez mais ridículos, que beiram a mediocridade e insanidade moral dos leitores puxem a descarga pra deixar a ______ mental de vcs ir embora, maldita liberdade de expressão falsa onde quem manda destorce a verdade, maldito pensamento de goebles onde uma mentira dita mil vezes se torna verdade, e isso que acontece nessa terra esquecida por deus, não apoio ninguém mas não podemos deixar erros do passado passarem em vão, para que não se repitam no futuro, como não podemos deixar que erros presentes se espalhem e contaminem nossa… Read more »

Vader
11 anos atrás

Isso é simplesmente vergonhoso. Mas é bom quando a esquerdalha deixa sua máscara cair. É bom que a grande maioria do povo, habilmente iludido por uma corja de escroques, e contente por – graças à conjuntura internacional – ter o que colocar na barriga pela primeira vez, saiba com quem estão lidando; o perigo que estão correndo ao colocar o poder na mão de gente dessa laia. Muito bom esquerdopatia, continuem assim. Deixem o povo ver que tipo de seres vocês são. Quanto mais vocês fizerem mais enxergaremos as centenas de milhões de cadáveres habilmente escondidos no seu armário. Saia… Read more »

Drcockroach
Drcockroach
11 anos atrás

Acho que houve erros dos dois lados em 64. Nao tenho absolutamente nenhuma simpatia p/ quem queria implantar um regime totalitario comunista, com assassinatos inclusive. Igualmente deploro (sendo comedido) quem arquitetou bombas como no Riocentro. Atos sem desculpa. Mas talvez o maior problema da ditadura, em termos de tortura, nao foram os oficiais das Forcas Armadas, mas numa ditadura qualquer cidadao acaba sujeito as arbitrariedades e brutalidades do policial da esquina, do delegado do bairro, etc. Emboram sejam minorias os abusadores, as “otoridades” se sentiam a vontade p/ violar os direitos individuais. Os individuos perdem suas garantias, exatamente o que… Read more »

Grifo
Grifo
11 anos atrás

Caro Galante, excepcional o texto. Foi escrito especialmente para o Forte? Se foi, muito feliz o convite ao coronel para escrever aqui.

Invincible
Invincible
11 anos atrás

Uitinã,

Não esqueça que o Joseph Goebbels era em sua juventude um comunista.

É bom lembrar quem os nossos amigos comunistas mataram o seu próprio povo.

fabioCrescenti
fabioCrescenti
11 anos atrás

Só gostaria de saber 2 coisas:

– Por que OS comunistas brasileiros são todos barbudos, cabeludos, usuários de drogas ilícitas e com cara de loucos?

– Por que AS comunistas brasileiras são TODAS feias, desleixadas, descabeladas, horrorosas (vide Ideli, Dilma, Marina, Heloísa Helena, etc)?

Baschera
Baschera
11 anos atrás

Fabio,

De uma passadinha em Cuba que vc vai entender….

Quanto a matéria…. sem comentários…. excelente ponto de vista.

Sds.

juarezmartinez
juarezmartinez
11 anos atrás

Parabéns pelo texto Galante. Estes sem serventia aí que acharam tempo para ir agredir pessoas que divergem das idéias” do Grande timoneiro são todos, sem execessão uns m….as, pergunte a um deles se quer trabalhar, nãooooo, ganha bolsa escola, bolsa familia, bolsa vagabundagem, estão na fila para recever a indenização do estado para os que “sofreram” durante o perído militar. Ahh, me esqueci, na sua maioria estão ganhando como CCs ewm alguma repartição federal, sem aprecer, e principalemnte se TRABALHAR…BANDO DE CAG……ÕES, se são tão machos par agredir uma pessoa de idade como op Cel, que venhma fazer isot conosco… Read more »

Luiz Paulo
Luiz Paulo
11 anos atrás

fabioCrescenti disse:
1 de abril de 2012 às 18:21

Fabio cara tu já viu uma foto do Marx? O cara era barbudo, cabeludo, e estranbelhado, rs. Eles já imitam e falam as sandices do lider…. imitar a aparencia é só mais um item, rsrs.

Sds.

Augusto
Augusto
11 anos atrás

Alguns desses “jovens” têm 30, 35 anos de idade e ainda não saíram da faculdade porque se o fizerem perderão a boquinha nos Diretórios Acadêmicos e Diretórios Centrais dos Estudantes. Preferem protelar a conclusão do curso para continuarem na boa. Estou mentindo turma da UNE? Se manifestem… como havia dito, sequer vou entrar no mérito histórico da questão. Basta dizer, em caráter preliminar, que jovens que levantam as mãos para agredir senhores de 65, 70 anos de idade são o fiel retrato do comportamento socialista. São os famosos comunistas do cartão de crédito.

hamadjr
hamadjr
11 anos atrás

Se desejar um pais com soberania, então eu sou esquerda, se desejar ter um país onde se diminua a desigualdade entre os quem tudo e os que muito pouco então eu sou socialista. Se houver Socialismo sem democracia plena não é Socialismo é ditadura da PQP, China, URSS, Cuba e iscambau são regime totalitário, uma forma de capitalismo de estado. O erro do golpe de estado foi ter se alinhado a elite entreguista, até FNM foi rifada para que entrasse as de fora, acabaram com o transporte ferroviário e adotaram as rodovias como principal de transporte, onde essa elite de… Read more »

alexandre
alexandre
11 anos atrás

Realmente perdeu-se o respeito nesse país. Graças a Deus, meus pais me ensinaram que temos de respeitar sempre os mais velhos. Essa turma aí, provavelmente não teve educação em casa e, acabou sendo cooptada pelos aproveitadores de plantão, que ensinam que a ditadura do comunismo é maravilhosa. Que todos estão errados, menos eles, que ninguém morreu nas mãos do comunismo, só do capitalismo e do fascismo. Esquecem que democracia é você protestar sem ferir ou avacalhar com o outro. Essa trupe de pseudos estudantes aprenderam apenas aquilo que está na cartilha vermelha. Não respeitam as instituições, as pessoas mais experientes,… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Já houve defesa e acusação em relação ao fato ‘contra-golpe’. Faço minhas as palavras de defesa.

PERGUNTO qual o fundamento de quererem o socialismo entre nós, sabendo-se que todos os países socialistas NÃO SÃO democracia? O comunismo é o fim do sociaclismo.

Requena
Requena
11 anos atrás

Parabéns pela publicação do texto Galante! Concordo com o Vader. Essa corja vermelha está mostrando sua verdadeira face. O povo brasileiro está vendo o que querem esses canalhas. E não está gostando nenhum pouco. Esses protestos que eles fazem são a maior propaganda negativa que existe. Estão “queimando o filme” dia após dia. Até mesmo gente que é simpatizante do socialismo tem vergonha do que esses medíocres estão fazendo. São tão burros que estão fortalecendo aqueles que chamam de inimigos. Mas quando os Petralhas saírem do poder e as “tetas públicas” de onde mamam nosso dinheiro secarem, vão voltar para… Read more »

joubertfreire
joubertfreire
11 anos atrás

Cambada de Cumunas, ideologia de merda, estes idiotas são direcionados por comunas proficionais, são uns moleques idiotas, minha total solidariedade aos Srs. Militares Agredidos. e estes 3 patetas no comando??, só falam amem….

mauriciopacheco
mauriciopacheco
11 anos atrás

Aí estão os “jovens”, que fazem greve para ter o direito de fumar maconha em campus universitário.
“ELES QUE VENHAM,POR AQUI NÃO PASSARÃO!”

Nautilus
Nautilus
11 anos atrás

Quem puder, dê uma lida no artigo deste débil mental, propondo a dissolução do Exército. Eu já dei meu pitaco lá:
http://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunistas/pela-dissolucao-do-exercito