O Jornalista Joseval Peixoto, cronista da Jovem Pan Online, e Âncora do SBT fala brilhantemente sobre o 2 de Julho de 1823, a Verdadeira data da Independência do Brasil que se deu em definitivo na Bahia, após sangrentas batalhas envolvendo o Bravo Povo Baiano.
Ao contrário do que pensa a maioria dos brasileiros, a verdadeira independência do Brasil jamais seria conquistada no grito, como ocorreu em 7 de setembro de 1822. Nesta data, D.Pedro apenas se declarou livre de obedecer às ordens vindas de Portugal.

Após isso, a Bahia continuou dominada por tropas portuguesas, que se organizavam para retomar o poder. Quando em 2 de julho de 1823, na Bahia, após sangrentas batalhas, sendo a maior a batalha de Pirajá, o Bravo Povo Baiano expulsou os portugueses em definitivo (fisicamente) do Brasil.

Entre os vários heróis Baianos dessa Saga pela independência do Brasil na Bahia destacam-se Maria Quitéria, reconhecida hoje como Patrona do Exército Brasileiro. Ela se vestiu de homem e lutou Bravamente.

Temos também o corneteiro Lopes, um português de nascimento e brasileiro de coração, que na grande batalha de Pirajá, onde os Baianos já sem forças, o corneteiro Lopes recebeu a ordem de recuar. Provavelmente, indignado com a derrota, o corneteiro Lopes tocou a ordem contrária, de avançar e degolar. Quando os portugueses viram os soldados Baianos avançarem ferozmente, pensaram que os Baianos tinham recebido reforços e bateram em retirada apavorados.

Joana Angélica, a freira que se colocou entre os soldados portugueses e o Portão principal do Convento da Lapa para impedir a entrada dos mesmos que estavam à procura dos rebeldes, e disse a célebre frase: “Para trás canalhas, só entrarão na casa do Senhor por cima de meu cadáver”. E assim, foi morta a golpes de baioneta, uma espécie de punhal que fica na ponta do fuzil.

Tags: ,

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

No comments yet.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Vídeo: testes de fábrica do fuzil brasileiro IMBEL A2 (IA2)

A avaliação do fuzil de assalto se iniciou em 2011 e o protótipo foi aprovado como MEM pelo relatório de […]

Agradecimento da IMBEL à revista Forças de Defesa pela matéria do sistema de armas IA2

A diretoria da IMBEL parabenizou a revista Forças de Defesa pela matéria sobre o Fuzil IA2 publicada na edição número […]

Força Expedicionária Brasileira comemora 70 anos do ‘Batismo de Fogo’ na II Guerra Mundial

Brasília, 16/09/2014 – Há exatos 70 anos, no dia 16 de setembro de 1944, militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) […]

Armas da Otan ‘estão chegando’, diz ministro

O ministro da Defesa da Ucrânia, Valerei Heletei, declarou no sábado que a Otan já está enviando armas a seu […]

Nenhum dos principais presidenciáveis tem propostas específicas para defesa ou Forças Armadas

  Texto de Paulo de Tarso Lyra publicado no jornal Correio Braziliense em 7 de setembro As Forças Armadas, que […]

Compre agora sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]