Acesso à informação: salários de militares da ativa estão disponíveis no Portal da Transparência

1

A partir de hoje, é possível consultar na internet os vencimentos dos militares das Forças Armadas. Em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), o Ministério da Defesa repassou à Controladoria-Geral da União (CGU) os salários dos militares da ativa da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

As informações estão disponíveis no Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br). Ao navegar no sítio eletrônico, o cidadão pode acessar a página dos “servidores” e, se desejar, realizar a consulta por nome ou CPF, por órgão de exercício, por órgão de lotação, por função ou cargo de confiança e órgão ou por função ou cargo de confiança.

Os contracheques são referentes ao mês de maio e serão atualizados mensalmente. Além dos soldos brutos, os demonstrativos de rendimento trazem a contribuição previdenciária e as deduções de Imposto de Renda. Pensões alimentícias e empréstimos consignados em folha não são informados.

Segundo a Secretaria de Coordenação e Organização Institucional do Ministério da Defesa (Seori), órgão responsável pela implementação da LAI na pasta, alguns ajustes poderão ser feitos nesse período inicial de divulgação, caso seja constatada eventual inconsistência nos dados fornecidos.

As informações publicadas no Portal da Transparência englobam 354.227 militares da Marinha (69.846), do Exército (213.007) e da Aeronáutica (71.374).

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wallace
wallace
11 anos atrás

Um capitão da aeronáutica ganha uns R$ 8.500,00. Não é uma maravilha mas também está muito longe de ser um salário ruim, se levarmos em conta a média salarial dos trabalhadores brasileiros…