Governo Federal abre crédito para aquisição de viaturas e produtos de defesa para o Exército

7

O Governo Federal, por meio das Medidas Provisórias nº 572, de 6 de junho, e 573, de 27 de junho de 2012, aprovou importante abertura de crédito extraordinário para o Exército Brasileiro.

A Medida Provisória nº 572 atende ao Projeto Apoio a Comunidades Afetadas por Desastres ou Calamidades. Visa adotar o Comando Militar do Nordeste com viaturas e equipamentos que permitirão reforçar o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Pipa), que é conduzido pelo Exército Brasileiro em convênio com o Ministério da Integração Nacional. Do total de 381 milhões de reais descentralizados, cerca de 309 milhões serão destinados à aquisição de aproximadamente 1.200 (mil e duzentas) viaturas, além de equipamentos, como reservatórios flexíveis para armazenamento de água, e adequação de postos centrais de abastecimento de combustível. O restante do valor será destinado à capacitação de recursos humanos, manutenção de viaturas e equipamentos, bem como ao pagamento de despesas decorrentes.

O crédito extraordinário aberto por meio da Medida Provisória nº 573, da ordem de 1 bilhão e 327 milhões de reais, atende aos projetos estratégicos Recuperação da Capacidade Operacional, Sistema ASTROS 2020 e Família de Blindados Médios de Rodas GUARANI. Deste total, 996 milhões foram destinados à aquisição de 2.000 (duas mil) viaturas de cinco toneladas e cerca de 1200 (mil e duzentas) viaturas de tonelagens diversas; 166 milhões de reais serão utilizados na pesquisa do míssil tático de 300 km, na pesquisa do foguete guiado, na modernização de viaturas do Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (6º GLMF) e na aquisição de novas viaturas para o sistema ASTROS, a fim de se constituir um novo GLMF em Formosa (GO); e 164 milhões de reais na compra de 48 (quarenta e oito) VBTP GUARANI.

Com a descentralização desses novos recursos, o Exército recupera parcela de sua capacidade de mobilidade operacional, ficando em melhores condições de atender as suas missões constitucionais.

FONTE: Exército Brasileiro

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Uitinã
Uitinã
11 anos atrás

Que boa noticia, o Exercito e o das três forças que está se modernizando dentro das suas realidades, nada impede que no futuro, o EB possa se dedicar a projetos mais grandiosos, é uma boa noticia e que o míssil tático de 300 km não foi esquecido.

Vader
11 anos atrás

Vejamos o que disso aí passa pelo dono da chave do cofre, signor Guido Mantega.

vassilizaitsev
vassilizaitsev
11 anos atrás

Será que agora o Matador AV- MT300 sairá do papel????? faz tempo que o projeto está engavetado.

outra dúvida que tenho é a seguinte……. a notícia informa que parte da verba da MP 573 é destinada à aquisição de 48 unidades do Guarani, até ai tudo bem, mas essas unidades são aquelas que foram confirmadas mês passado?????

abraços.

ci_pin_ha
ci_pin_ha
11 anos atrás

No sábado tive a oportunidade de conversar com um representante da Avibrás que estava em Brasília e ele me disse que o AV-MT300 está a pleno vapor, em alguns vídeos e em um deles parece-me que passou o teste com o motor que irá fazer parte desse míssil.

Uitinã
Uitinã
11 anos atrás

Mas deve passar sim, como e uma MP não precisa passar por todos aqueles entraves políticos pra ser aprovado, esperemos que venham mais boas noticias ser pessimista sempre também não dá.

Vader
11 anos atrás

“Passar” a MP não significa liberar o dinheiro. Há um looooongo caminho de burocracia até que a bufunfa chegue nas mãos do EB e das indústrias.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

A demonstração de tiro reduziu a hora de disponibilidade para a guerrra do EB.