Os servidores militares das Forças Armadas terão um reajuste salarial de 30%, dividido em três anos, a partir de 1º de março do ano que vem. O aumento será concedido de forma linear e parcelado igualmente ao longo desse período, ou seja, um terço a cada ano.

Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, durante apresentação do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2013, em Brasília (DF).

Na ocasião, anunciou-se também um reajuste padrão de 15,8% a outras categorias de servidores do Poder Executivo, boa parte das quais estiveram com as atividades paralisadas até recentemente. Segundo o Planejamento, 93% das categorias aceitaram a oferta.

A mesma proposta de reajuste – 15,8%, parcelados em três anos – foi oferecida ao Legislativo (Câmara, Senado e Tribunal de Contas da União), Judiciário (magistrados e servidores) e Ministério Público da União (membros e servidores).

As parcelas do reajuste salarial de 30% concedido aos militares serão pagas em março de 2013, 2014 e 2015, sempre no primeiro dia do mês.

FONTE: Ministério da Defesa

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

7 Responses to “Orçamento de 2013 prevê reajuste salarial de 30% para os militares” Subscribe

  1. Marcos 31 de agosto de 2012 at 16:03 #

    Se grande parte do orçamento das FFAA já eram consumidos por soldos, agora nem se fale.

    Milicos vão ter de fazer vaquinha para comprar bala, aquela de chupar, não o projétil, até porque não haverá outra coisa para fazer.

  2. Velame! 31 de agosto de 2012 at 16:51 #

    Boa Tarde! O ônus da Defesa pertence a todos os brasileiros, não sendo justo que os baixos soldos dos militares compensem a defasagem de anos e anos em estrutura e equipamentos militares. Certamente esses 30% não correspondem a “nenhum gesto de bondade” do governo atual, apenas confirma a imensa defasagem existente entre as FA e outras categorias do Executivo. Tenham certeza que, mesmo com esse aumento, o salário de um Gen 4 estrelas estará bem longe do recebido pela nossa Presidente, o que é até compreensível. Quem não deve pensar assim são outros seguimentos como a PF e a PRF que, mesmo com salário inicial equivalente ao de um Gen de Brigada, a pretexto de greve/protesto, foram capazes de utilizar de suas autoridades para prejudicar a sociedade, fazer apologia ao crime e denegrir o próprio uniforme ao andarem pelo aeroporto com mãos amarradas e “nariz de palhaço”. Sds

  3. GHz 31 de agosto de 2012 at 20:04 #

    Velame! disse:
    31 de agosto de 2012 às 16:51

    Moção de aplauso!

    [[ ]]
    GHz

    ===================================
    Marcos disse:
    31 de agosto de 2012 às 16:03

    Surpreendente uma opinião como esta num blog de Defesa, a esta altura do campeonato.
    Vê-se que, para V.Sa., a quantidade de projéteis é mais importante que a condição socioeconômica dos cidadãos brasileiros que operam equipamentos de milhões de reais, dólares ou euros, na defesa da Pátria.

    Pouco racional de sua parte, eu diria até mais respeitosamente do que merecem os termos que usou para com os militares, que certamente leem este blog.

    Aliás, sugiro procurar a palavra “Pátria” na Constituição Federal e ver onde aparece.

  4. Mauricio R. 1 de setembro de 2012 at 9:07 #

    Parafraseando ao Ghz:

    Velame! disse:
    31 de agosto de 2012 às 16:51

    Moção de aplauso!(2)

  5. Velame! 1 de setembro de 2012 at 16:57 #

    Boa Tarde! Agradeço o apoio e entendimento dos companheiros! Aproveito para repassar uma informação a respeito dos primeiros 86 Guaranis que serão destinados para a Brigada de Cascavel/PR, a fim de atender a fase de experimentação doutrinária. Conforme dito pelo Sr Cmt EB em palestra realizada no RJ em 31 Ago 12, o recurso está garantido e, destes, 10 estarão armados com o Can 30 mm e os demais com a torre REMAX .50. Lembro-me que, em posts anteriores, havia surgido a dúvida se a torre REMAX seria abandonada. Serão destinados VBTP Urutu para a que a Bda inicie, já no próximo ano, o adestramento tático das tropas de Inf Mtz daquela Grande Unidade, até que feche o citado efetivo. Sds

  6. Uitinã 2 de setembro de 2012 at 14:43 #

    Velame eu moro aqui em cascavel, e já sabia por cima que aqui iria se ter uma base de de veículos blindados e manutenção dos mesmo inclusive chegaram já esse ano algumas dezenas de caminhões e jipes, a previsão e que até 2015 a base esteja completamente ativa e operacional, e quanto a Torre Remax nunca foi dito que ela seria abandona, isso foi mais um fake plantado na net por uma meia duzia de internautas arruaceiros, e agitadores.

    Enquanto ao resto da matéria os militares precisam sim de um aumento, o que eu e os outros leitores criticam são as pensões pagas a ex. Generais e filhas do mesmo que comem uma parcela importante do que e destinado as nossas forças armadas, nosso orçamento atualmente e o 11 do mundo mas será que em relação ao poder bélico seria isso mesmo, não vai adiantar de nada militares bem pagos e mal armados como também não adianta militares mal pagos e bem armados.

  7. Velame! 2 de setembro de 2012 at 17:06 #

    1. Uitinã, realmente a Bda de Cascavel vai ter um salto de qualidade muito grande! A idéia do EB em escolhê-la foi a de aliar o processo de transformação da Força a outros programas que garantirão recursos fora do orçamento do MD. Nesse caso específico, o programa de proteção das infraestruturas críticas do país, o PROTEGER, estará começando com a Hidrelétrica de Itaipu. Será uma forma de canalizar mais recursos para as alterações necessárias nos aquartelamentos.
    2. Qto a situação das pensões militares, no ano de 2000 houve um “ponto de corte” da seguinte forma: todos o militares (ativa e reserva) tiveram que se manifestar, de maneira irrevogável, se desejavam ou não descontar mais 1,5%, além do que já era pago para a pensão militar, para que suas filhas pudessem receber suas pensões (como ocorre em outros seguimentos tb). Todo militar que tenha ingressado nas FA a partir de 2000 já não possui direito de deixar pensão para filhas. Só com o passar dos anos, infelizmente, a situação se acertará. Lembro-me que, em 1995, fui chefe de uma Seç de Inativos e Pensionistas onde havia uma pensionista da Guerra do Paraguai (sem brincadeira!)! Sds

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Brasil diminui gastos militares e cai em ranking

De 2012 a 2013, país reduz em 3,9% os investimentos em defesa e deixa de figurar entre os dez que […]

Exército Brasileiro comemora 366 anos de existência

No dia 19 de abril se comemora o Dia do Exército Brasileiro. Essa data assinala a criação da entidade, que […]

Esquadrão Falcão treina com o Exército Brasileiro

O Esquadrão Falcão, de Belém (PA), capacitou 64 militares do Exército Brasileiro em operações com helicópteros. O treinamento envolveu o […]

Vladimir Putin diz ‘Espero não ter que fazer uso do direito de enviar tropas para Ucrânia’

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que espera não ter que fazer uso do direito, aprovado em Março […]

Griffon Hoverwork na LAAD Security 2014

Claudio Queiroz – Rio de Janeiro, especial para o Forças Terrestres/Forças de Defesa Foi realizada no Riocentro, no Rio de […]

GLO na Bahia mobiliza 2,5 mil militares das Forças Armadas

As Forças Armadas já mobilizam 2,5 mil militares para atuar em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no estado […]