Segundo informações divulgadas pela emissora de TV Al-Jazeera, o ministro da defesa do Iraque Sadun Al-Dulaymi negou que Bagdá tenha cancelado um acordo de aquisição de armamentos da Rússia estimado em 4,2 bilhões de dólares.

“O acordo segue em frente”, afirmou Al-Dulaymi durante entrevista coletiva em Bangladesh. O ministro também negou que houvesse corrupção nas negociações do contrato, e acrescentou que o governo iraquiano apenas não emitiu relatório acerca do contrato de compra para o comitê anti-corrupção dentro do prazo estipulado.

Ao anunciar, na última sexta-feira (09), o cancelamento da compra de armas, o porta-voz do ministro delarou à agência AFP que “quando Maliki voltou de sua viagem à Rússia, ele tinha suspeitas acerca de corrpução. Então ele decidiu rever o acordo”. E acrescentou: “estão sendo feitas investigações em cima dessa questão”.

Após visita feita no mês passado pelo primeiro ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, à Rússia e encontro com o primeiro ministro russo Dimitri Medvedev, os dois países  firmaram um acordo que prevê a entrega de helicópteros de ataque e sistemas de artilharia móvel.

O membro do Comitê de Defesa e Segurança da Assembléia Nacional iraquiana, Hassan Jihad, declarou à RIA Novosti que, em breve, uma nova delegação do país deve ir à Rússia para assinar uma versão revisada do contrato de aquisição de armamentos.

O acordo entre Iraque e Rússia prevê a entrega de 30 helicópteros de ataque Mi-28NE e 50 exemplares do sistema de artilharia de curto alcance Pantsir-S1.

FONTE: RIA Novosti (Tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Uitinã
Uitinã
11 anos atrás

O ministro Iraquiano já desmentiu a noticia a Al-Jazeera.

Nicholle Murmel
Nicholle Murmel
11 anos atrás

Devidamente corrigido.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás

O Brasil de acordo com o Livro (em) Branco, estaria interessado num sistema de misseis terra-ar.

Quais seriam as opções hoje mais viáveis?