Presidenta Dilma destaca modernização das Forças Armadas e ascensão das mulheres na carreira militar

3

Em diferentes oportunidades, a presidenta Dilma Rousseff destacou, nesta quinta-feira, os investimentos do Governo na modernização das Forças Armadas e a participação “cada vez mais ativa e altiva” das mulheres na carreira militar.

“Pela primeira vez, uma mulher ascende à patente de oficial-general, demonstrando que nas Forças Armadas o patriotismo e o profissionalismo independem das distinções de gênero”, disse, ao enaltecer a conquista da contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes nos cumprimentos a oficiais generais recém promovidos, no Palácio do Planalto. As palavras foram acompanhadas pela tenente da Marinha Luciana Mendes, filha de Dalva. Orgulhosa da mãe, ela disse que a almirante é a sua “grande influência” na carreira.

Mais tarde, em almoço de confraternização com a cúpula das Forças Armadas, a presidenta Dilma sublinhou o compromisso do Governo com o fortalecimento da indústria nacional de defesa, segundo ela “vital para um país que deseja obter capacidades militares apropriadas e manter sua independência internacional”.

No almoço, realizado no Quartel-General do Exército, Dilma enalteceu a ascensão das mulheres a cargos representativos nas Forças Armadas, citou investimentos feitos em 2012 em cada uma das Forças e destacou aspectos importantes do Governo, num rápido balanço anual.

“Sabemos que o engajamento da sociedade com o tema da defesa nacional pode formar um círculo virtuoso com a democracia, queremos ambos para o Brasil, o Brasil do século 21, um país democrático e bem defendido”, afirmou, antes de elencar alguns projetos de destaque da Defesa.

Ao falar da Marinha, a presidenta ressaltou o início da fase nacional do submarino de propulsão nuclear. Sobre os investimentos no Exército, ela elegeu o Centro de Defesa Cibernética como um dos ganhos. Já quanto à Aeronáutica, destacou os projetos da aeronave de reabastecimento KC-390 e do Veículo Lançador de Satélite (VLS). Dilma mencionou ainda o sucesso da segurança da Rio+20, realizada sob a coordenação do Ministério da Defesa.

A presidenta falou também das operações de combate aos crimes transfronteiriços, como a Ágata. De acordo com ela, são iniciativas que “estimulam o reforço da interoperabilidade entre as Forças Armadas”. E elogiou o profissionalismo dos militares, afirmando que “o Brasil deposita confiança em vocês”.

O comandante do Exército, general Enzo Peri, fez um discurso no qual enalteceu a gestão da presidenta. “O Brasil de hoje é melhor”, frisou, dizendo que há muito a comemorar. Segundo o comandante Enzo, os investimentos nos meios operacionais das Forças Armadas permitiram que se ampliasse “a contribuição de nosso apoio ao desenvolvimento nacional, à segurança de grandes eventos e à projeção do Brasil no cenário mundial”.

Em seguida, o ministro da Defesa, Celso Amorim, reiterou as palavras do general, saudando os investimentos crescentes na modernização das Forças Armadas. De acordo com Amorim, Dilma Rousseff “brindou” os brasileiros com dois elementos: o reaparelhamento das Forças Naval, Terrestre e Aérea e a sensibilidade em ter dado manutenção para as condições de vida dos militares.

Antes do encontro com a presidenta da República, os oficiais generais recém promovidos foram recebidos no Salão Nobre do Ministério da Defesa, onde receberam os cumprimentos de Celso Amorim. Na ocasião, o ministro ressaltou que “a promoção é o reconhecimento do trabalho” desempenhado pelos oficiais presentes.

Confira a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff na apresentação dos oficiais generais recém promovidos das Forças Armadas, no Palácio do Planalto

Confira a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff no almoço com os oficiais generais das Forças Armadas, no Quartel-General do Exército

Confira a lista dos recém promovidos das Forças Armadas, que receberam os cumprimentos da presidenta Dilma Rousseff

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao
jacubao
11 anos atrás

“Presidenta Dilma destaca modernização das Forças Armadas”.

Isso é piada????
Será que ela achou que o mundo ia acabarmesmo e lançou essa?????

Nautilus
Nautilus
11 anos atrás

Palavras, palavras, palavras… Poucos resultados.
Onde está o F-X2, o Pro-Super, etc, etc…?

Vader
11 anos atrás

Ai ai ai… a matéria da “Quanto É” já começa errada desde o “presidenta”…