O Estados Unidos poderão manter um contingente entre 6 mil e 15 mil combatentes no Afeganistão após a retirada das tropas da OTAN, prevista para 2014. A informação teria vindo de oficias a par dos planos encomendados pelo presidente Barak Obama e entregues ao Pentágono pelo comandante da missão americana no território afegão, general John Allen.

Foi pedido ao general que desenvolvesse uma estratégia para a retirar parte das tropas ao longo dos próximos dois anos, bem como manter alguma presença após a missão multinacional. Segundo oficiais superiores, Allen teria oferecido ao presidente Obama três planos possíveis, que no momento aguardam aprovação do secretário de Defesa, Leon Panetta.

A proposta mais modesta propõe um contingente de 6 mil a 6.500 combatentes apenas para procurar membros do Talebã, da Al Qaeda e demais células terroristas no país. O plano demandaria basicamente Forças Especiais, um número limitado de tropas de apoio, e poucos recursos para assistência e treinamento das forças afegãs.

Uma opção intermediária, envolvendo cerca de 10 mil militares, ainda teria ênfase no combate ao terrorismo, mas também realizaria um trabalho mais expressivo de treinamento e capacitação do contingente local, especialmente para as Forças Especiais, e em escala mais limitada para as tropas convencionais.

A estratégia mais dispendiosa exigiria em torno de 15 mil soldados, disponibilizaria mais tropas convencionais para treinar as Forças de Defesa afegãs, e garantiria mais apoio nas operações anti-terroristas.

No segundo semestre de 2012, a OTAN e o governo do Afeganistão concordaram em traçar planos para que as forças estrangeiras encerrem a missão no país e passem as atividades de segurança para as autoridades locais.

FONTE: Army Recognition (Tradução e adaptação do Forças Terrestres)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bob silva
bob silva
11 anos atrás

Isso que se chama de desocupação ….

phoxdie
phoxdie
11 anos atrás

Gostei da configuração desse M16A4.

REQUENA
REQUENA
11 anos atrás

Passou a eleição, agora o Obama já pode parar de “brincar de desobedecer os milicos” e fazer as coisas do jeito deles…

Milton
Milton
11 anos atrás

Um dos pontos pouco explorados na discussão dessa guerra é acerca dos ” ganhos ou lucros ” geopoliticos ou economicos ” para os EUA. Diferente do Iraque no Afeganistão não tem petroleo e provavelmente não será tocado um programa de reconstrução. Como posição geoestrategica não tem grande valor, a nao ser para cerceamento à Russia? Ou à China? Irã? De qualquer forma é um local de dificil acesso, com rotas muito longas e frageis. Sabendo que as naçoes não vão à guerra por paixoes, alguem aí saberia informar que vantagem os EUA adquiriram com essa guerra?
Att.