Brasil, Colômbia e Peru participam da Operação BRACOLPER

6

Tefé (AM) – Em novembro de 2012, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva participou da OPERAÇÃO BRACOLPER 2012, na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru, intensificando a vigilância por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais para combater os crimes transfronteiriços e ambientais.

A Operação BRACOLPER é uma Operação Combinada entre o Exército Brasileiro e as Forças Armadas da Colômbia e do Peru, na qual cada país atua em sua área de responsabilidade, mas de forma coordenada, para combater os crimes citados, nos três países, e ao mesmo tempo.

A operação teve a finalidade de intensificar a presença do Exército Brasileiro e das Forças Armadas Colombianas e Peruanas junto à tríplice fronteira, além de reforçar, junto à população regional, o sentimento de nacionalismo, proteção ao meio ambiente e de defesa da soberania brasileira, colombiana e peruana.

Pela primeira vez, após a realização da experimentação doutrinária, o Comando Militar da Amazônia (CMA) disponibilizou as Embarcações Guardian para serem empregadas em operações na região Amazônica.

As GUARDIAN são embarcações táticas, com vocação para emprego em ações de interceptação, sendo dotadas de dois reparos para metralhadoras 7,62mm e um reparo para metralhadora .50, podendo transportar até 12 militares. Durante a Operação, as Guardian incrementaram a capacidade de interceptação do Comando de Fronteira Solimões e 8º Batalhão de Infantaria de Selva nos Postos de Bloqueio e Controle Fluviais, contribuindo para a segurança na Tríplice Fronteira.

Participaram da operação, cerca de 400 militares do Exército Brasileiro, 200 militares da Colômbia e mais 100 militares peruanos, totalizando cerca de 700 homens e mulheres. Concomitantemente, foram desenvolvidas ações de caráter cívico-social, com apoio médico, odontológico e educacional junto às populações ribeirinhas.

FONTE: Exército Brasileiro

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauricio matos
11 anos atrás

Até quando vamos ver nossos soldados portando esse fúzil FAL . Será´que eles estam esperando ele completar cem anos para introduzir o IA2

sub-urbano
sub-urbano
11 anos atrás

O pior nem é o velho FAL, já inadequado ao TO amazônico ou a qualquer outro, mas sim o fardamento inadequado perdendo a cor, a falta de joelheiras e um coturno que não absorva tanto calor como esse preto incomodando o combatente e tornando-o mais visível em imagens infravermelho. Temos no Brasil um descaso crônico com o soldado de infantaria, coisa que vem da época da monarquia com o uso de escravos para essa arma de “menor prestígio”.

gabriel luis
gabriel luis
11 anos atrás

Bem a questão do fardamento esta em estudo no EB a dotação de um tipo de tecido diferente que foi apresentado numa palestra vejam:http://www.slideshare.net/ricardomontedo/os-novos-uniformes-do-exrcito este Slide é oficial. O IA2 ainda esta em melhoramento e com esta demora toda é muito provável si ele não for o melhor fuzil do mundo e ficara no minimo entre os 3 melhores. A questão de joelheiras e cotoveleiras eu ja perguntei a uma amigo meu que fez o curso e ele ja usou uma vez dentro da selva e odiou por que na mata é muito quente e quando molha incomoda muito então… Read more »

gabriel luis
gabriel luis
11 anos atrás

comment image
esta aqui

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
11 anos atrás

As GUARDIANS são melhores do que as colombianas…

Vader
11 anos atrás

gabriel luis disse:
8 de janeiro de 2013 às 7:28

Excelente link.

Mas cá entre nós, essa cammo do EB já era. Isso era bom nos anos 90, e olhe lá. Hoje os padrões digitais estão muito á frente dessa camuflagem.

E coturno preto que tem que por graxa só tenho visto em Exército de 3o mundo.

Sds.