2-ataque-a-Monte-Castelo-2

Ícaro Luiz Gomes

vinheta-especial-forteNo dia 21 de fevereiro é comemorada a vitória da Batalha de Monte Castelo na Campanha da Itália pela Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB). Monte Castelo era um dos elevados fortificados que pertenciam à Linha Gótica, conjunto de montanhas italianas que formavam uma linha defensiva para o alemães e fascistas. Sua conquista permitiu que aos poucos essa linha defensiva fosse penetrada, proporcionando avanço das tropas aliadas em direção a Alemanha Nazista, aumentando assim a pressão ofensiva, acelerando a capitulação dos Estados Totalitários do Eixo e o fim da frente europeia.

A FEB já se encontrava a mais de 200 dias na Itália, o clima na região era de um inverno intenso (Chuva e neve), as vias de transporte tinham se transformado em verdadeiros lamaçais e o terreno era montanhoso. Essas características dificultavam o uso de meios blindados para o combate, sendo essa um batalha vencida principalmente pela infantaria com intenso apoio da artilharia. Os alemães e fascistas eram em sua maioria veteranos das frentes russa e italiana, essas tropas eram especializadas em montanha e se mostravam dispostas ao combate, mesmo com os diversos retrocessos que a guerra já os infligiram a aquela altura.

A Tomada de Monte Castelo foi uma batalha que durou cerca de 4 meses. Foram realizados 6 ataques que enfrentaram grande resistência das forças opositoras e  foram registradas grandes baixas brasileiras, sendo considerada por alguns estudiosos como uma das batalhas mais sangrentas da Campanha da FEB na Itália. O ataque que resultou na Tomada de Monte Castelo iniciou-se às 6 horas da manhã do dia 21 de fevereiro de 1945, realizado por toda 1º Divisão de Infantaria Expedicionária (grande comando/unidade da FEB).

2-ataque-a-Monte-Castelo

Na noite anterior posições táticas haviam sido tomadas que em muito facilitaram a ofensiva. O ataque foi apoiado pela 10ª de Montanha Americana que realizou um ataque coordenado ao Monte della Torracia, um dos flancos da ofensiva Brasileira. Foi notório para o sucesso do ataque da FEB os fogos de artilharia realizados pela Artilharia Divisionária para a Tomada do objetivo.

As condições climáticas e o estado do terreno e foram inimigos tão severos quanto os próprios nazi-facistas. A batalha pela conquista de Monte Castelo é considerada o grande marco da Campanha da FEB na Itália.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments