C

 

Ricardo Noblat

vinheta-opiniao-forteDigamos que proceda a desconfiança disseminada pelo governo cubano de que a blogueira Yoani Sánchez é, sim, agente da CIA, a agência de espionagem americana.

Por sinal, estão em cartaz dois filmes, concorrentes ao Oscar, que destacam a eficiência da CIA: “A hora mais escura”,” sobre a captura e morte de Bin Laden, e “Argo” que trata do resgate de um grupo de americanos reféns do regime iraniano.

O que A CIA esperava da passagem de Yoani pelo Brasil? Que ela tivesse oportunidades para falar mal de Cuba, há mais de 50 anos sob o controle dos irmãos Castro (Fidel e Raúl). E que a imprensa, ocupada com os assuntos internos do país, dedi­casse à blogueira um mínimo de atenção. Ela via­jou ao Brasil a convite do jornal “O Estado de S. Paulo” Ali, certamente, teria espaço garantido.

Com o que a CIA não contava? Com a adesão entu­siástica aos seus planos dos partidos brasileiros de esquerda. Por toda a sua vida, a esquerda batalhou para chegar ao poder. E a CIA, e os serviços de espi­onagem que a antecederam, sempre atrapalhou. Tentou chegar pela primeira vez em 1935 ao defla­grar a Intentona Comunista. O movimento fracas­sou em menos de 72 horas. Um vexame.

A renpuncia em 1961 de Jânio Quadros permitiu que o vice João Goulart ascendesse à Presidência da Repú­blica. A esquerda imaginou que, se o manobrasse com apuro, o poder acabaria ao alcance de suas mãos. Os militares derrubaram Goulart e empolga­ram o poder durante 21 anos. Depois se passaram três eleições para que, na quarta, cavalgando o ex- metalúrgico Lula, a esquerda finalmente chegasse lá.

Uma esquerda dócil, que renunciara à maioria dos seus dogmas. A esquerda possível, haja vista que seu principal líder nunca foi de esquerda. Em­bora atraente devido às suas miçangas, o penoso exercício do poder desfigurou a esquerda por com­pleto, a ponto de levá-la a se sentar no banco dos réus. Nem por isso se pensou que pudesse tê-la despojado de inteligência. Foi o que aconteceu.

Faltará ao governo cubano a energia do passa­do? Não me refiro ao “paredón” como instrumento de castigo para os que contrariam os interesses do regime. O “paredón” saiu se moda; Mas, entre ele e uma reles admoestação, deve haver um meio-ter­mo para se punir o desastrado embaixador que pe­diu a ajuda de ativistas políticos tão espertos quan­to ele. Resultado: transformaram a vilegiatura de Yoâni em um baita sucesso de audiência.

Não o debitem, porém, apenas à ignorância das se­ções juvenis de partidos e de organizações que ain­da pregam a implantação do comunismo no país. Por que as direções de partidos como o PT e o PCdoB não desautorizaram os atos de hostilidade dos seus militantes contra a blogueira cubana? Ora, porque estavam de acordo com eles. Sabiam quem os encomendara. Calaram por conveniência.

Nem assim conseguiram esconder suas impressões di­gitais deixadas em cada um dos atos. Yoani foi à Câma­ra falar em uma comissão técnica. Deputados do PT em desespero, convenceram Henrique Alves, presi­dente da Câmara, a convocar sessão extraordinária. Evitariam assim que a TV Câmara transmitisse a expo­sição de Yoani. Realizou-se a sessão. Mas Yoani foi até lá confraternizar com seus algozes. Ou seus cúmplices.

Na semana que passou não teve para ninguém — nem para Dilma, lançada candidata à reeleição, nem para Lula, que a lançou, nem para Aécio, que discursou no Senado. Só deu Yoani. Comovida, a CIA agradece aos seus agentes voluntários.

FONTE: O Globo via Resenha do Exército

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
11 anos atrás

Apenas mostraram o que são e o que querem. Poderiam e deveria vestir camisas pardas, porque da forma como se comportaram, agiram como o bando de delinquentes que aterrorizaram partidos opositores ao regime nazista.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

E se a CIA tivesse vergonha na cara já teria derrubado esse governo sanguinário. Teria feito o serviço lá atrás, quando tentaram instalar os misseis em Cuba. É provável que a esquerda latino americano (talvez nem tivéssemos tido essa turba) estaria esperneando contra a invasão, mas pelo menos os americanos teriam salvo 100.000 vidas, que é exatamente esse o número de mortos pela dupla. Aqui temos essa Comissão da Verdade, que pelo andar da carruagem, vai querer se tornar um Tribunal Popular. Não concordo com nenhuma morte que os “agentes do Estado” tenham perpetuado, mas sabe-se lá quantas vidas de… Read more »

edurval
edurval
11 anos atrás

Esquerda ? Direita ?

Já estamos no seculo 21 e ainda tem gente discutindo isso ?

Aos 18 Anos se voce não é comunista é uma pessoa sem coração, aos 35 anos sé voce é um comunista é uma pessoa sem inteligencia.

Vader
11 anos atrás

A visibilidade que meia dúzia de PeTralhas e comunas a soldo do serviço secreto cubano conseguiu dar a essa moça foi algo de fenomenal! Como para ser esquerdopata necessariamente tem-se que ser meio “curto”, eles conseguiram dar uma visibilidade à visita da cidadã muitas vezes maior do que a que ela teria direito se tivessem deixado ela quieta. Realmente: se eu sou o chefe do serviço secreto dos irmãos assassinos mandava o embaixador e demais acólitos ao “paredón”, por sua extrema burrice! 😉 Comunas e PeTralhas do Brasil: Obrigado! Mais um pouquinho e vocês fariam a moça ganhar o Nobel… Read more »

Giordani
Giordani
11 anos atrás

Interessante que quando os esquerdoPaTa$ falam mal dos EUA e são criticados, eles recorrem à Democracia e a Liberdade de Expressão! Mas quando alguém fala as verdades do fracasso do comunismo, especialmente de cuba, são classificados de lambe-botas, a serviço da CIA e outras baboseiras mais!!!!

Mas realmente, como são burros esses ideoPaTas! Tivessem deixado ela quieta, ninguém saberia que ela estava em solo tupiniquim…

Marcos
Marcos
11 anos atrás

O Reinaldo Azevedo, lá na Veja, acaba de colocar um artigo indo no sentido do que escrevi lá atrás: se essa turba tivesse tomado o poder, sabe-se lá quantos milhões de brasileiros não teriam sido executados.
E a corja ainda justificaria: é a causa!!!

Baschera
Baschera
11 anos atrás

Que esquerda ?? Esta barulhenta aí ?? Paga para fazer o trabalho sujo dos irmãos Castro e sua revolução totalitária ??

Façam o seguinte….. mandem esta corja viver (e não fazer turismo) em Cuba por no mínimo uns dois anos…. tendo os mesmos “privilégios” do cidadão cubano comum (não vale os da Nomenklatura) depois veremos….

Sds.

Requena
Requena
11 anos atrás

Boa Baschera!