628x471

vinheta-clipping-forte1As tropas sul-coreanas e americanas iniciaram nesta segunda-feira as manobras militares anuais, realizadas entre os dois países. As manobras são realizadas apesar da ameaça da Coreia do Norte de iniciar um ataque nuclear. Os norte-coreanos anunciaram, na semana passada, que anulariam o armistício que vigorava entre as duas Coreias, o que eleva a possibilidade de um conflito na região.

O regime norte-coreano diz que o seu vizinho do sul está fazendo exercícios para se preparar a uma invasão apoiada pelos americanos. A Coreia do Sul e os Estados Unidos contam com 28 mil soldados na península. As manobras são, em sua maioria, virtuais, mas elas mobilizam pelo menos 13 mil soldados coreanos e americanos na região.

Esses exercícios militares acontecem após uma semana de forte tensão na península: Pyongyang ameaça anular completamente o armistício da Guerra da Coreia, ocorrida entre 1950 e 1953. O líder Kim Jong-Un diz que o seu exército está pronto para um conflito total. Além disso, a Coreia do Norte alerta que os dois países estão à beira do que chamaram de “guerra termonuclear” e que os Estados Unidos, se expõem a um ataque “nuclear preventivo”. A linha de comunicação que mantinha o contato entre os dois vizinhos foi desligada pelos coreanos do norte na semana passada. Os dois países fazem testes com esta linha diariamente, mas o Norte não respondeu aos chamados nesta segunda-feira.

Na sexta-feira(8), o Conselho de Segurança da ONU votou novas sanções contra a Coreia do Norte, depois que o país realizou um teste nuclear em fevereiro e lançou, em dezembro, um foguete, considerado por Seul como um míssil.

Ameaças e demonstrações de força se tornaram comuns entre as duas Coreias nos últimos 50 anos. Mas, observadores julgam que a situação é tensa a tal ponto, que um simples incidente diplomático nos próximos dias pode ter graves consequências para os dois países.

Segundo o ministro sul-coreano da Defesa, o Norte prepara-se para realizar manobras internas ainda esta semana. Os quartéis situados nas ilhas norte-coreanas, próximas à fronteira marítima com o Sul, instalaram canhões em posição de ataque. A China, tradicional aliada da Coreia do Norte, pediu calma aos dois países e exortou os vizinhos à renunciarem a todo ato suscetível de agravar as tensões. A presidente sul-coreana Park Geun-Hye, que tomou posse há duas semanas, disse que a situação é muito grave e prometeu responder energicamente a qualquer provocação do Norte. Ela deve reunir o seus ministros ainda nesta segunda-feira, pela primeira vez, desde o início do seu mandato.

FONTE: Rádio França Internacional via Resenha do Exército

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
11 anos atrás

É, parece que dessa vez o regime norte-coreano vai encontrar seu fim:

“US sends clear warning to North Korea as Pyongyang declares armistice void. Obama security adviser threatens Pyongyang with ‘full range of our capabilities’ and urges China to act tough on neighbour”

http://www.guardian.co.uk/world/2013/mar/11/us-warning-north-korea-truce-nuclear

jairo
jairo
11 anos atrás

Vader
A Coreia do Norte é um rato que ruge – embora um rato atômico – mas não vai passar da retórica.
Abs

Vader
11 anos atrás

Bom prezado, se vai passar de retórica ou não eu não sei. Possivelmente vc tenha razão. Mas eu como bom democrata não gosto de tiranias. De modo que torço para uma solução definitiva pro problema norte-coreano e pro fim do sofrimento daquele povo. O que o tal Tom Donilon disse basicamente é que se a CN atacar a CS irá enfrentar a “fúria dos deuses”, com “todo o alcance das capacidades” americanas. Isso inclui da totalidade do arsenal bélico dos EUA a até, caso haja um infeliz ataque nuclear por parte da CN, uma retaliação igualmente nuclear. Finalmente os fados… Read more »

jairo
jairo
11 anos atrás

Caro Vader Com certeza somos 2 democratas, e acredito firmemente que somos todos neste fórum, é o nosso modo de vida, o modo de vida ocidental – não tem cabimento no mundo atual(nunca teve, mas hoje em dia é inconcebível) um tirano daqueles dominar um povo da forma que está dominando – passar fome no século XXI! enquanto a elite anda de Ferrari(como vc mesmo citou no poder aéreo), tem que acabar mesmo. Como vc, tb não posso conceber uma guerra desta magnitude, mas se vier, concordo com vc 100% – a CN vai ser aniquilada – de qq forma… Read more »