MD japonês determina instalação permanente de mísseis PAC-3 em Okinawa

1

1363777940389japan3

O Ministério da defesa do Japão decidiu basear permanentemente mísseis PAC-3 na região de Okinawa, a fim de interceptar possíveis ataques ao país. Os sistemas serão instalados no final deste mês na base aérea de Naha, e na base de submarinos de Chinen, ambas na ilha principal da província.

A previsão inicial era de enviar os mísseis somente no fim do ano fiscal de 2014. Porém, o Ministério decidiu realocar os PAC-3 da base aérea de Hamamatsu, na região de Shizuoka, para Okinawa por conta dos testes com mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte em em abril e dezembro do ano passado, e das ameaças recentes feitas pelo ditador Kim Jong-Un.

Ao todo, 16 baterias de mísseis PAC-3 já foram instaladas nas principais ilhas do arquipélago japonês. O sistema também foi instalado ontem (09) no distrito de Ichigaya, em Tóquio.

FONTE: The Asahi Shimbum (tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan
Ivan
10 anos atrás

O mapa, é claro:
comment image

Quem tiver a curiosidade de abrir o mapa vai perceber que Okinawa fica bem ao sul das ilhas principais do Japão, a meio caminho de Taiwan.

Ainda mais curioso é que Okinawa fica mais longe da costa leste da Coreia do Norte, onde os mísseis serião lançados, do que as ilhas principais do Japão: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu (de norte para sul).

No chamado Mar da China, fica bem na saída do Mar Amarelo (que banha China e as duas Coréias) para o Oceano Pacífico.

Sds.,
Ivan.