Presidenta destaca modernização do Exército em data comemorativa

21

dilma1620

vinheta-clipping-forte1Na data em que o Exército Brasileiro comemora 365 anos de existência, a presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou o “processo de transformação, modernização e atualização” dos meios operacionais da Força Terrestre.

As palavras da presidenta foram lidas durante solenidade que aconteceu na manhã desta sexta-feira no Quartel-General, no Setor Militar Urbano em Brasília (DF). A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente, Michel Temer, e contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Na mensagem presidencial, Dilma Rousseff lembrou o “orgulho” que sente no desempenho da Força Terrestre nas missões de paz, iniciadas em Suez na década de 50, e que, atualmente, destacam-se no trabalho de estabilização do Haiti por meio da Minustah. A presidenta elogiou ainda o apoio que o Exército Brasileiro presta ao Brasil “desde Guararapes até o presente” nos projetos estratégicos do país.

A ideia de que há um “processo de transformação” vivido pelo Exército Brasileiro foi compartilhada, em seguida, pelo comandante da Força, general Enzo Marins Peri. Em seu discurso, ele falou dos “novos materiais, nova doutrina, novas capacidades” da instituição.

“[O Exército] ganha maior estatura dissuasória, prepara-se para atuar em ambiente de elevado grau de incerteza, interconectado, cibernético e pejado de ameaças dinâmicas e imprevisíveis”, ressaltou.

Cerimônia

Michel Temer foi recebido com honras militares e encaminhou-se ao palanque acompanhado do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, e dos comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Logo após, os presentes entoaram a Canção do Exército.

Durante a solenidade, foi feita a entrega da Ordem do Mérito Militar a 163 personalidades civis e militares que tenham prestado notáveis serviços ao país. Criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, a comenda é entregue na data de hoje em todo o Brasil.

Ficou a cargo do vice-presidente, Michel Temer, condecorar com a insígnia estandartes das seguintes organizações das três Forças Armadas: Comando da Divisão Anfíbia, localizado no Rio de Janeiro (RJ); 9º Regimento de Cavalaria Blindado, em São Gabriel (RS); 40º Batalhão de Infantaria, de Crateús (CE), e Comando Geral do Pessoal da Aeronáutica, sediado em Brasília.

Depois, houve desfile da tropa, em meio a um cenário composto pela exposição de materiais bélicos utilizados pela Força Terrestre, tais como ombuseiros leves light gun; blindados Urutu e Cascavel; radar Saber M-60; viaturas do sistema Astros, viaturas Caçadoras e M3 Anfíbia, entre outras. Com esta última, é possível montar uma ponte anfíbia em apenas 20 minutos com o auxílio de 24 militares.

A Data

O Dia do Exército celebra a vitória brasileira contra os holandeses na Batalha de Guararapes, nas proximidades de Recife (PE). Em 1648, para expulsar as forças invasoras, índios, brancos e negros se uniram, comandados, respectivamente, por Felipe Camarão, Vidal de Negreiros e Henrique Dias – representantes dos três principais grupos étnicos do Brasil. Essa união foi responsável pelo surgimento do “primeiro empreendimento genuinamente nacional”, segundo o comandante do Exército.

Hoje, a área do combate, preservada em parque nacional, pertence ao município de Jaboatão dos Guararapes. “Não reverenciamos pessoas, mas uma instituição que se forjou junto com a Nação brasileira”, sentenciou o general Enzo.

Atualmente, o Exército conta com cerca de 200 mil militares que trabalham sob a missão de preparar a Força Terrestre para defender a pátria e garantir a lei e a ordem; participar de missões internacionais (por exemplo, as de manutenção da paz); e apoiar a política externa do Brasil.

No Ministério da Defesa, as comemorações alusivas à data aconteceram ontem (18/4), no Salão de Honra do órgão, com a entrega das medalhas da Ordem do Mérito da Defesa e Militar por Tempo de Serviço (de ouro – 30 anos de Força; e de prata – 20 anos).

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mbalbi69
mbalbi69
10 anos atrás

Gostaria de saber se a foto foi distribuída junto com a matéria pelo MD, e neste caso ela é vergonhosa, pois estas autoridades não estavam lá, ou se o site foi quem usou uma foto de arquivo e, neste caso, solicito que informem aos leitores. Grato.

akhorus
akhorus
10 anos atrás

” E nesta data, eu Dilma Roussef, anuncio a reabertura da linha de produção dos Osório e uma encomenda de 500 desses tanques !!”

esta não é uma frase comum, mas apenas um mundo de sonhos e ilusões dos ultimos pariotas de uma nação distante, patriotas que viviam… In the Twilight Zone !

Dá ate para imaginar o Rod Serling em branco e preto falando isso ali ao lado do palanque… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!

Universal
Universal
10 anos atrás

Colocar qualquer foto só para ilustrar noticia e enganar os leitores não é nada.
O dolorido é ver o autor escrever Presidenta. Será que ele é “jornalisto”, “adolescento” semi-alfabetizado ou apenas e simplesmente ignaro?

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Simples Ignaro é a resposta.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Ainda acho bastante interessante esfregar mil vezes na cara de certos milicos e de todos os políticos os vídeos dos combates na Síria.

ivanildotavares
ivanildotavares
10 anos atrás

Podemos afirmar que o Exército Brasileiro nasceu em Pernambuco, mais precisamente em Jaboatão dos Guararapes? Haha, sou conterrâneo do Exército! Viu antigo infante Ivan, você também é conterra do Exército!
O 14RI, se é que ainda existe, fica em Socorro que fica em Jaboatão, não fica?

Abraços

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Mbalbi69,
Mas no texto está claro que a presidente não estava lá e que a mensagem dela foi lida.

mbalbi69
mbalbi69
10 anos atrás

Mas, convenhamos joseboscojr, que afeta a credibilidade do portal. Acho que os editores deveriam ter esta preocupação.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Marcos, bom dia!

“Ainda acho bastante interessante esfregar mil vezes na cara de certos milicos e de todos os políticos os vídeos dos combates na Síria”.

Dentro do contexto, não entendi o post.

Observador
Observador
10 anos atrás

Universal disse:
19 de abril de 2013 às 18:15

Nenhum deles meu caro.

Ele é apenas um PUXA-SACO, ilustre membro da imprensa comprada pelo partinho no poder.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

off-topic

Argentina: 193 Mortos no Cárcere

José Alfredo Martínez de Hoz , ex-ministro da Economia (1976 – 1981) dos governos militares da Argentina que lideraram o Proceso de Reorganización Nacional, entre 1976 e 1983, faleceu no cárcere no dia 16 Março 2013. Foi o 193º prisioneiro político morto no cárcere (incuindo militares, policiais e políticos), dentro dos processos de julgamento instituídos pelos Governos Néstor e Cristina Kirchner.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

aldoghisolfi

“Dentro do contexto, não entendi…”

“Presidenta destaca a modernização do Exército…”

– Não vi modernização alguma! E quando disse que deveriam esfregar os vídeos na cara de certas pessoas, é porque os combates lá estão sendo duríssimos, ou seja, com defesa e segurança, não se brinca, porque é exatamente o que estão fazendo.

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Pq meu comentario do Twilight Zone nao foi liberado ??

🙂

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Marcos: exatamente! O papo deles é só p’rá boi dormir, nunca vão (re)armar as FFAA. Só vão comprar caminhões e meter a mão pf…

Assinastes a petição para encaminhamento do FX2?

giltiger
giltiger
10 anos atrás

Leopard, Gepard, IA2 IMBEL, processo de aquisição de sistemas anti-aéreos russos, Sisfron, processo em andamento de satélite militar de comunicações, COBRA (combatente Brasileiro do futuro), financiamento do Astros 2020, míssil MSS-1.2, novos, PAC equipamentos (caminhões militares)… REALMENTE este governo da PresidentA* Dilma Roussef não faz nada pelo exército. * o “vernáculo oficial” da língua portuguesa e a interpretação mais masculina da questão argumenta que a única correta é forma unipessoal Presidente. Acontece que desde o primeiro dia ELA Dilma Roussef discorda e emitiu ordem que todos os documentos oficiais e o cerimonial do Gabinete usem a forma PresidentA enquanto ela… Read more »

Observador
Observador
10 anos atrás

giltiger disse: 22 de abril de 2013 às 17:08 Mulher forte?! Está a dois anos sentada na cadeira e a única coisa diga de nota foi mudar o nome do cargo de “presidente” para “presidenta”, o que nem foi invenção dela, mas do semi-analfabeto que a antecedeu. Ela não tem a menor coragem para encarar as reformas que o Brasil precisa. Nestas horas, a “presidenta” coloca o rabinho no meio das pernas e só trabalha para se garantir mais quatro anos no cargo. Para que, eu não sei. Nem as obras prometidas ela consegue entregar. E para falar do tema… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
10 anos atrás

Me divirto ao ver o militante partidário fazer o comercial da presidente (não falo presidenta nem a pau meu caro!) e elencar as supostas conquistas oriundas da bondade da mesma quando na verdade ela não faz mais do que a obrigação. Pior ainda é vê-lo citar as compras efetuadas como se fossem aumentar a capacidade do exército quando na verdade apenas recuperam parte da capacidade do mesmo. Mas a gente entende afinal militante não tem senso crítico. E viva o “Brasil – PuTênfia”!

giltiger
giltiger
10 anos atrás

Santo preconceito Observador (nada isento)… Já foste TORTURADO caríssimo ??? Você pode não gostar dela, achar ela baranga e fazer todos os comentários políticos desairosos que quiser mas não insulta a realidade. A Senhora Dilma Roussef não tem nada de frágil ou de bonequinha vaidosa… Para seu governo ela está implementando muitas reformas no Brasil mas infelizmente para vocês da direita não são as que VOCÊS querem pois ela é uma política do PT. As obras andam e se não terminam tem várias razões como índios e ecochatos que acionam o Ministério Publico a toda obra, empreiteiras que desde SEMPRE… Read more »

Observador
Observador
10 anos atrás

giltiger disse: 23 de abril de 2013 às 2:04 WARNING: TROLL DETECTED! Acorda para a vida ô militante! Não, não fui torturado. E sabe porque? Por que não peguei em armas para implantar uma ditadura comunista no Brasil. Já a incompetentA foi torturada é porque pegou em armas para implantar uma ditadura aos moldes da implantada pelo camarada Mao Tsé Tung na China. Caso não saiba, ou finga não saber, o chinezinho é o maior genocida da história. Foi o responsável pela morte de 77 milhões de pessoas. E era um regime genocida destes que a tua presidente queria implantar… Read more »

Vader
10 anos atrás

🙂

Mimimi… mimi… mimimimi… mimimi… mi…

Esses esquerdopatas são é muito malas…

Caro Observador, só um __________________ consegue achar que está tudo bem em Banânia. Afinal de contas, o dele cai na conta, aconteça o que acontecer. E não deve ser nada pequeno…

E f. o país…

Mas “quem anda por aqui conhece o trampo da favela” como diria a música.

E o baguio não tá fácil pra ninguém. Seja pobre, seja remediado ou seja classe média.

É f____ trabalhar seis meses por ano pra sustentar essa m. toda…

EDITADO

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
10 anos atrás

Gilberto:

Em algum momento você me viu tecendo loas ao FHC? Claro que não. Entretanto, uma vez que a mente de vocês militantes apenas funciona em preto e branco ou seja, mocinho e bandidos, heróis e vilões, precisam rotular toda e qualquer pessoa que discorde de vocês de tucanos. Não é o meu caso meu caro, e tampouco creio que FHC fez algo de bom pela defesa do Brasil ao comprar aquele caco velho do SP, que apenas onera a marinha. E você ainda sonha com jacas decolando do mesmo. Isso é que é complexo de vira lata…