Conexão Brasil/Havana: seis mil médicos cubanos virão trabalhar no Brasil

98

vinheta-clipping-forte1Os governos brasileiro e cubano estão acertando a vinda de 6.000 médicos de Cuba para trabalharem nas regiões carentes do Brasil. Os detalhes estão em negociação pelos ministérios das Relações Exteriores dos dois países. As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi iniciada pela presidente Dilma junto aos irmãos Castro, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana.

Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no SUS.

Na semana passada, a blogueira Yoani Sánches, em visita à sede da Organização das Nações Unidas em Genebra, disse que a presidente Dilma está “brincando com fogo” sobre Cuba, e afirmou que os irmãos Castro usam a posição da diplomacia do Brasil para adiar qualquer tipo de reforma mais profunda em seu regime. “O governo brasileiro aposta que o regime quer mudar. Normalmente, o regime de Havana usa muito bem isso a seu favor. Dilma acha que pode reformar o sistema por dentro, influenciar. Mas vai ser enganada. O governo cubano vai usar isso para se manter (no poder)”, alertou Yoani. (Postado por Eduardo Mota – assessoria de imprensa)

FONTE: www.alvarodias.blog.br

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreras
Ferreras
10 anos atrás

Pragmatismo nas relações. Se gera ganho para ambos os lados vamos fazer.

Adriano Bucholz
Adriano Bucholz
10 anos atrás

Visch………………Começou……

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Depois de fechar contrato com uma estatal argentina para desenvolver um reator nuclear, agora isso!!!

luiz
luiz
10 anos atrás

gostei da iniciativa, moro no interior do mato grosso e medico vem aqui para ganhar ate 20 mil reais por mes fica no maximo 1 ano e sai daqi com os bolsos cheios assim é em 90 % das pequenas cidadades do brasil, se for para colocar medicos em cidades como a minha não me importo se seja cubano, argentino ou paraguai que seja bom cansei de ser patriota e enche o bolso de medicos que so querem trabalhar em cidade grande

Marcos Dam
10 anos atrás

Os brasileiros implesmente não estão vendo a “cubanização” e “venezuelanização” que estamos passando. Isto é uma forma lenta de criar-se um governo único, ditador e hipócrita. Esta gente que está aí falou tão mal dos militares e agora estão abrindo as portas de nosso país para que estes grupos de “médicos cubanos” se instalem em áreas remótas (ou sensíveis) e daí, estaremos com os ratos cuidando do queijo. Por que este governo instalado não opta por realmente criar uma condição para que médicos brasileiros tenham a condição de fazer o que precisa ser feito? Simplesmente porque querem fragmentar este país;… Read more »

mauricio matos
10 anos atrás

Não adianta trazer os médicos se não melhor nossa estrutura na saúde a maioria desses postos de não tem condições de atender ninguém

Armani
Armani
10 anos atrás

ATENÇÃO GUERREIROS !!! Esse papo de falta de médicos no Brasil é MENTIRA. A poucos anos Portugal tinha tão poucos médico que eles tiveram que importar médicos do Brasil. A mesma coisa aconteceu com a Espanha. O Brasil forma muitos médicos. Mas se o Brasil realmente estivesse precisando de médicos no interior o governo deveria incentivar os médicos recém formados a se mudar pra lá. Se nem isso desse jeito, aí sim poderíamos importar médicos, MENOS OS CUBANOS !!! Os cubanos são cavalos de Troia. O governo de Castro se dedica tanto a espalhar o comunismo pelas américas que nos… Read more »

Templário
Templário
10 anos atrás

Isso é que dá ter um bando, ou melhor, uma quadrilha ideológica no Poder. Mas não estamos sozinhos: veja a sucessão venezuelana. Se analizarmos bem, durante a internação de HC a Venezuela tornou-se, a contra gosto de muito venezuelano (bolivariano ou não), uma COLÔNIA de Cuba!
A Embaixada do Brasil naquele país serve aos interesses cubanos e detrimento aos interesses brasileiros.
Mas não podemos esperar nada diferente de um (des)governo que usa o DPF como braço da polícia política dos irmãos Castro, como ficou evidenciado no episódio dos boxeadores cubanos que pretendiam pedir asilo nos EUA.

colombelli
colombelli
10 anos atrás

So justifica se o custo/ benefício em vista de contratações aqui justificar financeiramente. Tem que ser bem explicada para aferir se não é por pura ideologia, visando acalmar um pouco as coisas em Cuba contra a família de ditadores. Mas a hora da Primavera Cubana vai chegar tb, façam os castro o que fizerem.

Adalto Castro
Adalto Castro
10 anos atrás

Srs, É a primeira vez que comento, porem sou leitor a anos. Sobre o tema, o governo divulgou a alguns anos atras, porem as informações não foram veiculadas devidamente, que uma simples consulta do SUS de um Cidadão comum com gripe, gerava um custo duas veses mais que um plano de saude desembolsava para uma mesma consulta em um hospital particular! Veja so, o problema não é mais recursos! Pediram tamto a tal liberdade que a tal da ditadura restringil que agora não sabem o que fazer! Quem foi prejudicado pelo regime tem todo direito de protestar, mas ja estou… Read more »

Adalto Castro
Adalto Castro
10 anos atrás

Nós, estamos em uma fase que se a farinha for pouca, meu pirão primeiro! A educação esta ruim, sim esta! Quantos pais comparecem a reunião dos filhos para saber como ele esta, ou olha o caderno de atividades para saber a quanto anda os seus professores? quem devolve um troco errado na padaria? Os nobres Politicos so fazer a mesma coisa que nos fazemos, porem o volume de recurso é maior que o troco do pãozinho! Mas os politicos são safados, Nós não somos!

Ernani Borges
Ernani Borges
10 anos atrás

Os motivos que levaram à falta desses profissionais nas áreas carentes são: – Baixa remuneração; – Péssimas condições das instalações físicas; – Falta ou péssimas condições dos equipamentos e insumos; – Má gestão no fornecimento de medicamentos; – A violência que gera insegurança para os profissionais de saúde, principalmente nas comunidades carentes e seus arredores; e – O principal, a meu ver, a elitização da graduação, em especial na medicina. Um vestibular dos mais disputados do país com um curso de custo proibitivo, em tempo integral, só acessível (com raras exceções) aos mais abastados, que por isso não abrem mão… Read more »

Armani
Armani
10 anos atrás

Começo a achar que o governo federal tratou e trata os médicos da rede publica como meros trabalhadores braçais justamente para desestimular os médicos recém-formados no Brasil e assim justificar a infiltração cubana no sistema de saúde pública. E pelo visto conseguiriam o que queriam.

F - 5
F - 5
10 anos atrás

A questão simplesmente não é ideológica, é financeira.
Pergunte a um médico se ele quer ir trabalhar nos interiores do Brasil afora ganhando um salário bem inferior ao que ganharia na capital?
Armani:
Realmente não faltam médicos no Brasil. A questão é simplesmente financeira e ponto.

Ernani:

Você disse pouco, mas disse tudo…

Armani
Armani
10 anos atrás

F-5, É claro que a questão é ideológica. O governo poderia muito bem valorizar os médicos formados aqui e incentiva-los. Os médicos cubanos vão para o interior do Brasil para propagar doutrinação comunista, assim como fizeram na Venezuela. Isto explica o interesse do governo federal em trazer apenas médicos cubanos e não médicos de outros países.

Adalto Castro
Adalto Castro
10 anos atrás

Vejam este link:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/05/forca-tarefa-investiga-denuncias-de-irregularidades-em-hospitais-de-ms.html

Sera que estes medicos são pro cuba?

São raposas cuidando do galinheiro, é isso tudo é culpa do governo, federal, estatual, municipal?
São bandidos que deveriam ser presos, sera que um medico descente, honrado gostaria de fazer residencia neste local?

Armani
Armani
10 anos atrás

E mesmo SE ESSA DECISÃO FOSSE PURAMENTE ECONÔMICA não seria justificável. É como trocar meus filhos por filhos chineses porque comem menos que crianças ocidentais e não são tão mimados.

Vader
10 anos atrás

Aos que apóiam a iniciativa, sugiro informar-se: “Não vamos permitir que o Brasil importe médicos cubanos para trabalharem feito escravos, como ocorre na Venezuela. O mundo inteiro sabe que Cuba exporta escravos para trabalhar em outros países. O esquema é simples. O profissional recebe um salário de fome no país onde trabalha, enquanto o governo paga a diferença diretamente aos Castro. É o que acontece na Venezuela. É o que vai acontecer no Brasil, se importarmos médicos cubanos. Cuba não faz caridade. Cuba é o mais capitalista dos países na hora de usar seres humanos como escravos para suprir os… Read more »

Vader
10 anos atrás

O detalhe é o seguinte: a medicina cubana (médico em Cuba se forma sem ter acesso às mínimas técnicas e estudos modernos de medicina, do tipo a que qualquer faculdadezinha mequetrefe de medicina do Brasil têm acesso) é a mesma que tratou do Hugo Chavez.

Acho que não preciso falar mais nada né? 😉

É esse tipo de “tratamento” que querem dar pro povo brasileiro.

Não importa. Não tenho dúvida que o CFM derrubará essa ridícula ação do governo, na Justiça, se necessário.

http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2013/05/cfm-reage-contra-importacao-de-6000.html

Armani
Armani
10 anos atrás

Vader, esse texto é esclarecedor. Mas ainda sobre a questão ideológica, esses caras devem ser fanáticos, devem ter passado por uma lavagem cerebral coletiva como todos os outros cubanos das gerações mais novas que nem essa “escravidão” vai impedir que eles propaguem o ideal marxista pelas terras tupiniquins. Para eles só a oportunidade de passar alguns anos fora daquele inferno já justifica o cumprimento da missão e a gratidão por Castro.

Armani
Armani
10 anos atrás

Leia-se : ” e nem essa escravidão”…

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Conheço médicos que ganham R$20 mil trabalhando no interior. O problema é a falta de infraestrutura, que aliás nem nos grandes centros há. Vide o incêndio na boate Kiss, onde todos tiveram de ser transferidos para Porto Alegre.

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Armani: Não é econômica por parte do governo, é por parte do médicos que não querem ir aos interiores por “n” motivos… Armani, propagar a doutrina comunista??? Quando vejo essas declarações me sinto na década de 60 e 70… Garanto que se houverem médicos de outros países também serão aceitos. Para mim a questão é mais ampla: dar condições ou estabelecer critérios para que médicos recém formados atuem no interior do país. Não estou desmerecendo a classe médica, mas qual deles vai trocar um bom salário e uma boa clínica na capital para trabalhar no interior, sem condições e sem… Read more »

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Marcos:

No caso da boate Kiss, não tinha como uma cidade, mesmo de médio porte como Santa Maria, receber essa quantidade de feridos.
Quanto aos que ganham 20 mil são raros e com certeza não é naquela cidade de 10 mil habitantes…

Adalto Castro
Adalto Castro
10 anos atrás

Como a ideologia só se faz onde se tem interesse! Ningue reclama da China, este dragão do oriente é um exemplo de tecnologia, deveriamos seguir estes exemplos! China não tem compromisso nenhum com a democracia, mas gera riquesas par poucos, isso basta! mas cuba é o terror por estas bandas, não sao todos iguais? Medicos não vão para este locais distantes porque dota a sociendade no geral não presta, reclama dos funcionarios plublicos que são ineficientes, são lentos, não tem compromisso com metas, mas se tiver um concursozinho to nessa tambe! todo mundo fica nessa, Farinha pouca, faz meu pirão… Read more »

Armani
Armani
10 anos atrás

Eu também Marcos. Conheço médicos recém formados que saíram do Rio de Janeiro para trabalhar no Pará ganhando mais de R$ 15.000,00. A questão vai além disso… A preferência do governo federal pelos médicos cubanos é porque eles precisam de “professores” para o povo, se é que me entende. Além do ódio dos petistas pelos doutores “burgueses”. É bem verdade que os médicos brasileiros são provém geralmente da classe média alta…

Armani
Armani
10 anos atrás

F-5 não se faça de bobo. O comunismo está vivo, e muito vivo. E depois é no mínimo estranho que um país de duzentos milhões de abitantes queira de uma vez só, contratar seis mil médicos de uma ilha com doze milhões de abitantes… Como se esse país não conseguisse formar médicos o bastante.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

F-5:
Santa Maria tem 300.000 habitantes, deveria ter essa infra-estrutura. A realidade é que nem Porto Alegre dispunha da infra-estrutura para receber aquela gente toda. A coisa foi na base do quebra galho. O último hospital público construído em Porto Alegre foi em 1970.
E tem cidade de menos de 5.000 habitantes pagando médico com salário de mais de R$20 mil. As vezes não é a cidade quem banca, mas o Estado.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Vader:

O velho e bom Coroné continua dando suas coturnadas.
Deixei de ir lá para não me estressar.

Santos
Santos
10 anos atrás

É uma ótima iniciativa, o Brasil carece muito desses profissionais independente da nacionalidade, por mais que eu acredite que os cubanos são os melhores neste quesito, seria muito bom se a pres. Dilma estendesse esse acordo para a area comercial para aliviar um pouco a pressão do embargo sobre o povo cubano, sendo que mesmo que o Brasil furasse o embargo, tenho minhas duvidas se o governo estadunidense criaria entraves nas relações comerciais com o Brasil sobre o risco de prejuízo bilionário para ambos os lados.

Vader
10 anos atrás

Isso aí é só uma forma de aumentar o financiamento à ditadura assassina do Coma-Andante, através da única coisa que aquela ilha-latrina consegue fornecer além de charutos: mão de obra escrava.

Abram o olho…

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Armani:

Creia-me:
Não existe este ódio petista pelos “doutores burgueses”…
A grande maioria não, 95% dos médicos vem da classe média e, sinceramente, não vejo onde há problema nisso.

Armani
Armani
10 anos atrás

O governo de Castro se dedica tanto a espalhar o comunismo pelas américas que nos anos 90 até os pais de santo cubanos eram incentivados a se mudar pra Venezuela, se estabelecer no interior e “evangelizar” os venezuelanos com a ideologia marxista. Hoje a Venezuela vive uma ditadura comunista e os estados com o maior número de chavistas são justamente os que sofreram essa invasão dos santeros (pais de santo) cubanos. Se um macumbeiro é capaz de pregar o comunismo com eficiência imagine um médico. Isso sem falar nos médicos cubanos que foram importados pelo Hugo Chavez (já na presidência)… Read more »

Vader
10 anos atrás

Santos disse:
7 de maio de 2013 às 15:42

“sendo que mesmo que o Brasil furasse o embargo”

Não sabia que o Brasil embargava Cuba…

No mais, embargo o escambau: 70% dos ALIMENTOS que a população cubana consome são de origem americana.

Embargo? Não me faça rir: Cuba sem os EUA estaria tão faminta quanto a Coréia do Norte, onde nos rincões até canibalismo rola…

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Pergunta:

Será que se fossem de outra nacionalidade estaria esta celeuma toda ou realmente nos concentraríamos no que interessa: a falta de condições profissionais e salários dignos para o exercício da profissão nesses interiores?

Armani
Armani
10 anos atrás

Ah Vader mas “Cuba descobriu a “”cura pro câncer, cuba tem pôneis coloridos pra todo canto, o céu de cuba é cor de rosa, Cuba tem mil arco-íris, Cuba tem cheiro de perfume francês, Cuba é maravilhosa, Cuba é isso, Cuba é aquilo…”Poupem-me socialistas de plantão. Poupem-me.

Vader
10 anos atrás

F – 5 disse: 7 de maio de 2013 às 15:50 O que devemos nos concentrar é: esses médicos estão preparados para exercer a medicina em padrões brasileiros? Sim ou não? É, porque ou estão preparados, como nossos médicos que, bem ou mal, preenchem requisitos para se sagrarem médicos, ou não estão. Ora, se estão preparados, porque não validam seus diplomas? É simples: basta prestar as provas de conteúdo e ser aprovado. nos termos da legislação brasileira. Mas eles não farão isso, sabe porque? Porque os médicos cubanos não se comparam aos médicos brasileiros. Isso porque o médico cubano é… Read more »

Ferreras
Ferreras
10 anos atrás

As informações levantadas pelo Vader são importantes e devem ser avaliadas. Se for para virem, tem que ser mediante aprovação do CRM. Recebendo salário como pessoa física, com visto de trabalho.

Quanto a eles fazerem apologia ao regime deles, eles tem o direito da liberdade de expressão, da mesma forma dos que pensam o contrário. Não sou a favor do regime Cubano, mas defendo o direito de expressão tanto dos que são a favor quanto os que são contra.

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Vader:

Se não estiver enganado, existe uma brecha para que esses médicos atuem o Brasil por dois anos sem validação de diploma. Li em algum lugar, não estou certo.
De qualquer forma, essa conversa vai longe….rs

F - 5
F - 5
10 anos atrás

COncordo plenamente que a vinda deles seja realizada nos critérios citados.
Transparência e legalidade acima de tudo.

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

To fazendo o sinal da cruz… E nao existem medicos formados brasileiros para dar conta do recado??? E assim que comeca. Daqui a pouco chegam “adidos” militares, engenheiros, professores de universidade e tudo mais. Sempre que penso que ainda ha esperance para o meu Brasil, sai uma manchete destas.

Aldo Ghisolfi
10 anos atrás

F-5: esqueceu competência!

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

esperance=esperanca

Armani
Armani
10 anos atrás

E você vê que mesmo nas escolas públicas o curso de medicina é o que tem menos maconheiros, metidos a intelectuais comunistas e toda essa ralé. Médico é a única classe que pensa com a própria cabeça. Já que o PT não conseguiu infiltrar seu pessoal nas faculdades de mecina eles vão substitui-los por cubanos.

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Aldo:

Se o diploma for validado como é para qualquer outro estrangeiro, pressupostamente indica-se competência.

Armani
Armani
10 anos atrás

Leia-se: medicina.

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Armani:

Quer dizer que, nenhuma outra classe profissional pensa com a própria cabeça???
Que profissionais de outras áreas não leiam seu comentário…rs
Ops, não sou médico…

REQUENA
REQUENA
10 anos atrás

Começou assim na Venezuela…

Isso não vai vingar, existem Leis que precisam ser respeitadas.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/conselho-condena-plano-de-trazer-medicos-estrangeiros-ao-brasil.html

Pastor_Branco
Pastor_Branco
10 anos atrás

Conheço um monte de pessoas que estão se matando de tanto estudar a espera de concurso publico, incluso na area medica. Muito até já passaram e esperam convocação.

E o salário não é isso tudo não, pra ganhar por volta de 20mil geralmente eles pedem uma serie de exigencias e costuma ser para no maximo 3 vagas, geralmente no cargo de chefia.

No mais, o material do Vader matou a pau.

Aldo Ghisolfi
10 anos atrás

F-5: nem tanto… a validação do diploma diz respeito à legalidade acadêmica, que nem sempre é a mesma coisa que competência. Aqui, a mesma coisa: não é o diploma que diz se o profissional é competente ou não. Acho que esses médicos, que até pouco tempo atrás não conseguiam validar o diploma, precisariam comprovar, no mínimo, uns cinco anos de experiência, de vida prática. O que deu p’rá ver, apesar de achar que é válida a intenção, é que o Brasil está por garantir mercado para os médicos cubanos que, espero, se vierem, sejam todos eles interiorizados. E que seja… Read more »