Nigéria: grave insurgência de milícias islamitas

0

vinheta-clipping-forte1(El Pais, 15) 1. O presidente da Nigéria declarou (14), o estado de emergência em três províncias do noroeste do país: Borno, Yobe e Adamawa. Enviou mais tropas à zona numa tentativa de deter a crescente violência e insurgência. A seita islamita Boko Haram intensificou nas últimas semanas seus ataques contra as forças de segurança e o Governo nos seus bastiões do noroeste. “Enfrentamos (…) uma insurgência de grupos terroristas que são uma ameaça muito séria a nossa unidade nacional”, declarou o presidente pela TV.

2. “Atacaram edifícios e instalações governamentais. Mataram cidadãos inocentes e funcionários do governo. Queimaram casas e sequestraram mulheres e crianças. Esses atos supõem uma declaração de guerra”, agregou. A decisão do presidente chega em um momento em que Boko Haram se apossou de várias áreas do noroeste da Nigéria, em torno do lago Chad. Os funcionários do Governo nessa região fugiram.

3. Fontes de segurança asseguraram a agencia Reuters que os islamitas controlam ao menos 10 municípios da província de Borno, que é o epicentro da insurgência. Na semana passada, dezenas de combatentes de Boko Haram sitiaram a cidade de Bama onde libertaram 100 presidiários e mataram 55 pessoas em sua maioria policias.

4. Nigéria é o país mais populoso da África (150 milhões de habitantes), o oitavo do mundo e tem a maior população negra do mundo. É o décimo maior produtor de petróleo, similar ao Brasil e superior ao Kuwait, Iraque e Venezuela. Nigéria fica no golfo da Guiné. A capital da província de Borno é Maiduguri.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments