Dragunovedit

vinheta-clipping-forte1No final dos anos 1950, o governo soviético abriu um concurso para a construção de um fuzil de precisão semiautomático para o exército. A concorrência foi vencida pelo escritório de engenharia chefiado por Evguêni Dragunov.

Em 1963, o fuzil, que recebeu o nome de seu criador, foi adotado pelas Forças Armadas soviéticas. O instrumento utiliza um cartucho especial com balas que têm núcleo de aço e é adaptado a toda a gama de munições de fabricação nacional de 7.62x54R.

O fuzil Dragunov foi concebido para desempenhar funções um pouco diferentes das atribuídas a seus pares nos exércitos ocidentais. Sua principal missão é aumentar para 600 a 700 metros o alcance efetivo de uma unidade de atiradores armados com fuzis de assalto comuns.

O fato de o fuzil Dragunov ser amplamente utilizado por atiradores especiais mostra que as forças especiais russas não possuem armas de precisão especiais. A recente estreia do fuzil de precisão SV-987 do mesmo calibre deve alterar substancialmente a situação nesse domínio.

Configuração

O fuzil Dragunov tem um histórico de boa confiabilidade nos conflitos no Afeganistão, Tchetchênia e outras regiões de conflito.

“Nada em excesso. Nada complicado ou frágil. Ao atirador resta apenas mirar e atirar”, descreveram os especialistas estrangeiros ao verem o fuzil Dragunov.

Em 1989, a revista militar suíça “Schweizer Waffen-Magazin” publicou um artigo dedicado ao SVD, dizendo que “no Ocidente, o fuzil soviético Dragunov que utiliza o cartucho clássico de 7,62 x 54 é considerado como artefato raro e possível de encontrar só em coleções particulares”.

Após testarem o Dragunov, os editores do veículo elogiaram seu design que, ao contrário dos cânones tradicionais de armas de precisão, faz do fuzil uma arma ligeira.

“De acordo com os padrões da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os fuzis de precisão devem ter um raio de dispersão não superior a 38,1 cm a uma distância de 548,6 m em uma série de 10 tiros. O fuzil Dragunov atende a esses requisitos. Os fuzis Dragunov não exigem cuidados especiais e são capazes de operar nas mais adversas condições”, dizia a reportagem.

O fuzil Dragunov utiliza a mesma tecnologia de recarregamento automático da Kalachnikov e um diferente esquema de uso da energia dos gases. Possui uma mira óptica com um zoom de 4X e pode usar miras de visão noturna.

As versões anteriores tinham fostes e coronhas feitos de madeira, enquanto as atuais utilizam fustes de plástico e coronhas de madeira ou de plástico. Os fuzis SVD-S possuem um punho de pistola e uma coronha rebatível, além de trilhos para fixar um sabre-baioneta.

Diferentes versões do fuzil Dragunov estão espalhadas por todo o mundo. O fuzil está presente na Finlândia, Hungria, Romênia, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Bulgária, Albânia, China, Índia, Mongólia, Afeganistão, Iraque, Irã, Turquia, Venezuela e Nicarágua, além da Rússia e ex-repúblicas soviéticas.

Pso-1onsvd

Especificações técnicas 

  • Calibre: 7.62x54R mm
  • Mecanismo: semiautomático, o fuzil é recarregado automaticamente aproveitando a expansão dos gases
  • Peso sem munições nem mira: 4,3 kg
  • Comprimento total: 1.225 mm
  • Comprimento do cano: 620 mm
  • Altura com mira óptica:  230 mm
  • Largura com mira óptica: 88 mm
  • Carregador de munição em forma de caixa: 10 cartuchos
  • Cadência teórica: 30 rpm
  • Velocidade inicial da bala: 830 m/s
  • Cadência efetiva: até 30 tpm
  • Energia: 4064 joules
  • Mira: PSO-1, com um zoom de 4X
  • Precisão: menos de 2 minutos de arco a uma distância de 600m
  • Alcance de utilização com mira aberta: 800 m
  • Alcance de utilização com mira ótica: 1300m
  • Alcance de utilização com mira de visão noturna: 300 m

Novas Versões

Uma versão do fuzil Dragunov com um cano encurtado e coronha dobrável foi projetada para as Tropas Paraquedistas. Carabinas de caça construídas a partir do fuzil Dragunov como Medved (descontinuado) e Tigr estão em alta demanda.

Réplicas e clones do fuzil estão presentes em grande número no exterior. Entre elas, há réplicas muito fiéis como, por exemplo, o fuzil chinês Tipo-85 de calibre 7.62X54R, e imitações como o fuzil iugoslavo M91.

O fuzil SVU, com um cano 100 mm mais curto, utiliza o bullpup (uma configuração de fuzis, na qual o gatilho se encontra à frente do carregador de munição, sendo que este é encaixado na coronha) e tem o som de tiro reduzido, o que permite ao atirador permanecer despercebido em combates em uma cidade. Essa versão é amplamente utilizada por unidades especiais das estruturas de defesa e segurança da Rússia.

No início dos anos 1990, foi projetado o fuzil de precisão automático SVU-AS, com um cano encurtado e um bipé, destinado às unidades especiais da polícia.

Em maio passado, a fábrica de armas de fogo ligeiras Ijmach, em Ijevsk, apresentou um novo fuzil de precisão, o VS-121, construído a partir do fuzil Dragunov. O novo fuzil é mais compacto, mais leve e mais equilibrado, utiliza o esquema bullpup, possui um silenciador tático e é adaptado a todos os dispositivos optoeletrônicos modernos utilizados pelos atiradores especiais.    Esse instrumento está atualmente em teste.

Com materiais do portal Russian Technologies e agência de notícias Armas da Rússia

FONTE: Gazeta Russa (adaptação do Forças Terrestres)

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BFMA
BFMA
10 anos atrás

pessoal, acompanho o a trilogia FT/PA/PN a alguns meses.. porém, algumas vzs eu consigo postar e outras não… não tenho um login do forum. Podem me ajudar?
Como faço para ter um login aqui no FT no PA e no PN?

Desde já, obrigado e parabéns pelo blog!

leonardo neves
leonardo neves
10 anos atrás

otima arma até hoje,pra ver como os russos sabem fazer armas de qualidade e sem preços muito altos.
mas eles ja fizeram uma melhor pro seculo XXI que para mim é a mais bonita de todas as snipers a ORSIS T-5000 que foi feita para utilizar mira com visão noturna.
comment image
aqui esta ela

L.D.K.
10 anos atrás

Olá leonardo neves, eu concordo que o ORSIS T-5000 é um belo brinquedo de snipers muito bonito e efetivo, mas eu sou fã confesso do SVD a 20 anos quando tive a oportunidade de assisti-lo, ele é uma arma com um desenho elegante o que é raro, principalmente em armas oriundas da antiga URSS!

mbbravo
10 anos atrás

Ola pessoal, visitem meu canal sobre militarismo, um grande abraço a todos! vídeo sobre o rifle que está no meu canal https://www.youtube.com/watch?v=mpKmhsRO8pg

meu canal https://www.youtube.com/user/TheMilitaryPoint

Claudio Dönitz
Claudio Dönitz
10 anos atrás

O Ministério da Defesa da Rússia está atrás de novas armas para subsituir Ak-74 e o Dragunov e já disse que não quer nada derivado dos modelos anteriores. Inclusive já teria avaliado armas de fabricantes de fora da Rússia.

leonardo neves
leonardo neves
10 anos atrás

o novo sniper pode ate ser mais o ak 74 eles irao substituir pelo ak12 que vem dos mais antigos aks mais e muito melhor

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Melhor do que ter uma boa arma, é saber usá-la.

http://www.youtube.com/watch?v=yEC7fjHO8zU&feature=share

Wagner
Wagner
10 anos atrás

O Ministério da defesa Russo trocou de comando e aquele crápula do Rogozin, provável agente a serviço de governos estrangeiros, foi demitido e substituído pelo Shoigu, o qual já disse que NÃO VAI COMPRAR ARMAS ESTRANGEIRAS.

Claudio Dönitz
Claudio Dönitz
10 anos atrás

leonardo neves

Se eles escolherem a Ak-12 cairão em contradição.

Fallschirmjäger
Fallschirmjäger
10 anos atrás

Os soviéticos sabiam desde cedo a importância de um Designated Marksman em suas unidades, foi por isso que eles criaram esse rifle. Já os yankees só viram necessidade disso na guerra do Vietnam e acabaram usando o M-14 pra essa função e foi muito apreciado, tanto é que está em serviço até hoje. Os britânicos só foram perceber a necessidade de um DM na guerra do Afeganistão. Enfrentando inúmeros inimigos armados com o SVD e combates a distancias muito longas e ainda por cima em montanhas. Foi ai que eles fizeram um concurso e o L-129 ganhou. Os alemãs já… Read more »

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Falls, este é o material de fino trato hoje em uso no Afeganistão pelos britânicos: L-115 A3 em calibre .338 Lapua magnun. Segundo disparo mais longo da história. Calibre equilibrado e com alcance semelhante ao .50. Menor peso, alto poder de impacto. O melhor dos dois mundos. O record também é de atiradores da comunidade britânica (australianos) com M-82, rumando aos 3Km. O ar rarefeito do Afeganistão ajuda muito. Ja o FAL com luneta padece de um grave problema ja de início. Senão todas, a maioria das lunetas em uso esta descalibrada (nem os armeiros sabem calibrar posi nunca se… Read more »

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Bravonne. Sem dúvida tropas muito bem adestradas. Duas sugestões. Procura um documentário que passou na TV a cabo sobre a ação das tropas antiterrorismo russas em Moscou no episódio do teatro, com os chechenos, e tenta achar o momento que um policial fala da remoção de um bueiro por um dos militares.
Tenta achar, também, um video de uma apresentação de nossas FE em uma pista de combate a localidade.Verá que não se vê distância significativa delas com o que neste video se faz. Estas tropas de SOF), seja de onde forem, costumam ter um nivel bem equilibrado.

Marine
10 anos atrás

Sempre achei uma comedia esses videos de supostas “tropas especiais” pulando de kombis, atirando de motos, saltando em obstaculos de fogo e toda essa besteirada macho bem ao estilo de filme Rambo dos anos 80…. Ainda bem que muitos dos possiveis inimigos do Ocidente acreditam que quebrar tabua, dar berro e pinote de acrobata os facam tropas de elite. Prefiro isso do que “perderem” tempo ensinando a seus conscritos coisas como por exemplo iniciativa e lideranca. Quantos desses quebradores de tabua sabem planejar uma missao sozinhos, chamr fogo de artilharia ou ate mesmo tomar a posicao de oficiais e sargentos… Read more »

Marine
10 anos atrás

Ja com relacao a um verdadeiro e moderno fuzil sniper e que ainda pode servir como DM, isso aqui e muito mais do que o ultrapassado e impreciso Dragunov:

http://www.youtube.com/watch?v=mmVg1206FrA

colombelli
colombelli
10 anos atrás

Marine quantos disparos faz um fuzileiro na qualificação básica do USMC? O soldado usa so a arma de dotação como aqui nesta qualificação ou há, por exemplo, tiro de pistola e metralhadora 7,62 pra todos (pelo menos um básico)?

Marine
10 anos atrás

Colombelli,

Todo Marine se qualifica com todas as armas leves de infantaria. Ja os que se formam na infantariam passam ainda mais tempo e executam mais disparos com essas armas. Com relacao a quantos disparos eles executam em um ano por exemplo, varia bastante com que tipo de rotacao esta a sua unidade, sendo que muito mais municao e gasta individualmente quando se esta preparando para um deployment do que quando o fuzileiro acaba de voltar de um.

Para servir apenas como um exemplo minha companhia gastava mais de 100.000 cartuchos em um pacote de CQB de tres dias.

colombelli
colombelli
10 anos atrás

No EB são de 18 a 24 (incluido o noturno), todos a 25 metros e adeus do recruta ao fuzil. Esta terminado TBC. Nunca vi uma unidade fazer um TAC. O tiro avançado de combate seria em maiores distância, com estabelecimento da alça de conbate, e com realização em frações nive esquadra e GC. Sargentos TAT anual, 10 tiros a 25 metros com fuzil. Conheci colegas (de carreira como eu) que não conheciam uma chave de regulação da alça e massa a popular “chave de clicar”. Não tinha mais que dez delas no batallhão, contando as nossas da equipe de… Read more »

colombelli
colombelli
10 anos atrás

A propósito, umfato curioso. Certamente sou um dos poucos no EB que um dia viu uma granada de AT-4 ao vivo, pois aquela acima que referi, falhou, e meses depois achamos ela na lama durante um tiro de .50. Eu e o então tenente Flávio, hoje um FE, que ja deve ser major ou T Cel, e estava em Brasília a ultima vez que soube, fazendo a segurança da Presidência, explodimos ela com 500 gr de TNT. É de aluminio, aparentemente. Ainda tenho um pedaço guardado.

REQUENA
REQUENA
10 anos atrás

Toda vez que o Marine fala a realidade que eles vivem, me bate uma depressão… 🙁

Não que eu ache necessário equiparar o treinamento das nossas FFAA´s com o do maior e mais moderno exército do planeta.

Mas é que a diferença é tão descomunal que dá vontade de largar tudo e começar a ler blogs sobre sucos naturais…

drcockroach
drcockroach
10 anos atrás

Pois eh Requena, os comentarios do Marine sao, por si mesmos, um testemunho da diferenca de padroes. Nao que concorde sempre com os comentarios dele (por exemplo, naquele excelente debate entre ele e o Bosco sobre o Kyle, pendi p/ o Bosco), e tenho certeza que a reciproca eh verdadeira; mas que ele adiciona um bocado de valor ao Blog com comentarios muito qualificados nao hah duvidas. []s! P.S.: Ao inves de blogs sobre sucos naturais, que tal blogs que ensinam mil e uma variacoes da caipirinha? Eu gosto com kiwi e vodka russa mesmo (nao a vodka sueca, e… Read more »

drcockroach
drcockroach
10 anos atrás

E que tal estes aqui:

http://www.tads.ae/products.aspx

Conheco a fabrica, fui convidado ateh a experimentar o rifle, mas achei que estava abusando da cortesia, ou amarelei mesmo…

[]s!

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Caro Colombelli, vou fazer isso!

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Marine, sem querer ser chato com o senhor, mas qual o problema com o treinamento deles? dar enfoque a isso é algo errado por acaso? pois é, ainda bem que nenhum USMC vai precisar enfrentar as tropas da GRU na luta corporal, é a tropa mais bem estruturada e treinada da Rússia, garanto que os mesmos possuem todo o conhecimento teórico e prático necessário.
Bate de Frente!!!

Marine
10 anos atrás

Bravoone, A critica nao e pra ser chato, e apenas pra ressaltar para aqueles que em esmagadora maioria e gracas a Deus nao tem real experiencia do combate moderno. Essas besteiradas machistas dignas de filme de John Woo nao tem lugar no atual e moderno campo de batalha. Nao tem ninguem no mundo hoje lutando com a necessidade de saltar em argola de fogo como circo, ninguem precisa saber dar pinote como arobata de circo (ate porque que faria isso com 40kg de equipamento de protecao e municao). no bem da verdade se alguem hoje ainda esta achando que a… Read more »

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=kplmlVe6J38

É isso que a suposta tropa bem treinada faz?

Passo!

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Marine, você fala como se isso fosse a única coisa que eles fazem em seu treinamento, não é assim não cara, primeiro, se eles dão enfoque a isso, é porque óbviamente acreditam que tem alguma utilidade, o senhor já esteve com eles? pode afirmar com clareza que eles não sabem? ou é só achismo?

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=kFrQKpErwgc

Se eles não são preparados, então ninguém mais é.

Marine
10 anos atrás

Deixando de fora que videos de tropa se descontraindo pra relaxar sobre o stress da vida militar existe em qualquer pais do mundo.

A unica coisa que posso dizer Bravoone e que pior do que o cego e aquele que pode, mas se recusa a ver. 😉

Semper Fidelis!

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Essa é a diferença meu caro, enquanto uns então se descontraindo (em zona de combate inclusive), os outros lá estão treinando, eles são acordados com soco no cara, não gritinho de sargento, o treinamento lá é brutal, veja o vídeo que postei logo acima e terá uma noção, talvez o ajude a fundamentar melhor uma possível crítica, “A unica coisa que posso dizer Bravoone e que pior do que o cego e aquele que pode, mas se recusa a ver.”, eu digo o mesmo ao senhor 😉

Marine
10 anos atrás

Bravoone,

E a lei do custo de oportunidade.

Cada hora de treinamento gasta com besteira, asneira e pinote de argola de fogo, e uma hora a menos gasta com coisas muito mais oportunas na guerra moderna. Isso e fato, nao existem mais do que 365 dias no ano e tempo gasto nao se recupera.

Mas nao tem problema, voce acha que e valido quebrar tabua em 2013. Eu discordo e se tivesse perdido tempo quebrando tabua, provavelmente nao estaria aqui tentando lhe ensinar hoje.

Mas vamos la, segue o enterro!

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Ainda bem que não é o dinheiro do contribuinte norte-americano que eles estão gastando né? “cada hora de treinamento gasta com besteira, asneira e pinote de argola de fogo, e uma hora a menos gasta com coisas muito mais oportunas na guerra moderna”, bom, pelo menos eles não ficam rebolando quando estão em combate real, não me dou ao luxo de dizer achismos, qualquer tolo percebe que eles são bem treinados, tanto em teórico, como prático, aliás eu não sei nem o motivo de se estar discutindo tal coisa aqui, até agora ninguém me apresentou nenhum argumento plausível o suficiente… Read more »

Jeca Tatu
Jeca Tatu
10 anos atrás

“Bravoone disse: 8 de junho de 2013 às 2:42 ” senhor Bravoone…Como diz o ditado….Os cachorros só ladram a quem não conhecem……….É a profunda ignorância que inspira o tom dogmático……………….Em outubro de 1993 durante a guerra civil da Somália soldados estadunidenses participaram da Batalha de Mogadíscio….uma “força de elite estadunidense”…(olha só a prezepada)…. foi enviada ao local para capturar generais que obedeciam ao líder Mohammed Farah Aidid……porém 2 helicópteros UH-60 Black Hawk foram derrubados e a operação que deveria levar em torno de meia hora, tornou-se uma batalha de 15 horas, terminando com 19 estadunidenses mortos e 73 feridos….em miúdos/resumo….foram… Read more »

Jeca Tatu
Jeca Tatu
10 anos atrás

“REQUENA disse:
8 de junho de 2013 às 1:36 ”

http://www.youtube.com/watch?v=v_ZI27wL42k

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Caro Jeca Tatu, olha, eu fico realmente impressionado com isso, se você observar bem, nada que vem da Rússia, China e etc, presta pra esses caras, só o equipamento norte-americano é que é eficiente, só eles que são inteligentes, só eles que sabem conduzir um bom treinamento e etc, pow pessoal, acorda pra realidade, só foi eu postar o vídeo lá que já veio gente botar defeito, se fosse um vídeo do USMC com vários soldadinhos em garbosos uniformes, tenho certeza que as coisas teriam sido diferentes, to cansado disso, a história dos militares norte-americanos é cheia de incógnitas e… Read more »

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

E antes que venha alguém questionar a minha presença aqui, já vou dizendo, não vou discutir com usuário, se eu estiver violando alguma regra da trilogia ao expor a minha opinião aqui, então que o Galante me chame a devida atenção.

Jeca Tatu
Jeca Tatu
10 anos atrás

USMC o que senhor Bravoone…essa gente só sabe chuta cachorro morto… só serve pra chuta cachorro morto…e aperta butão…inventam desculpa ou manda os outros…enfrenta o mundo cão não infrentam não…cade que vão la na africa…cade que se metem lá na africa…cade que enfrentam lá guerreiro africano pra derruba os ditadores de lá…VÃO NADA…AINDA TA PRA NASCE QUEM VÁ….PORQUE SABEM QUE SERÃO POSTOS PRA CORRE…SEM DÓ…porque lá não tem isso de treinu/preparo não…la não tem isso de treina não….se especializa em num sei o que não….lá é mundo cão….lá já nascem e crescem indo pra pratica…já nascem e crescem na pratica…lá… Read more »

Jefferson
Jefferson
10 anos atrás

Marine disse:”Cada hora de treinamento gasta com besteira, asneira e pinote de argola de fogo, e uma hora a menos gasta com coisas muito mais oportunas na guerra moderna. Isso e fato, nao existem mais do que 365 dias no ano e tempo gasto nao se recupera.”

O Marine disse tudo !
Eis a diferença entre a mentalidade de um oficial e um soldado raso que defende pinote de argola…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKK !!! 🙂 Jeca tatu e Bravone, estão certíssimos em seus comentarios. Eu sempre disse essas coisas aqui, mas como vcs foram testemunhas, fui escrachado e desrespeitado por alguns direitistas fanáticos que ainda possuem a velha mentalidade da Guerra Fria. A Rússia teve seus problemas, mas ainda é uma superpotência nuclear-militar, e ninguém, nem o Pentágono, nega isso. Somente o negam os americanófilos fanáticos crentes na absurda tese de Francis Fukuyama de que ” É o fim da História”. Eu sempre insisti na ideia de que a Rússia está se recuperando desde que Putin ( a KGB) assumiu. Não é… Read more »

REQUENA
REQUENA
10 anos atrás

Marine

Já te admirava muito pois você engrandece o debate dos blogs nos trazendo informações internas sobre a maior tropa de combate do mundo.

E nesses tempos de comentários abertos no blog ver um cara que LUTOU NA INVASÃO DE FALUJA perder tempo discutindo com os “especialistas de guerra pelo computador” que invadiram o blog merece elogios sem fim.

Meus respeitos.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Os venezuelanos adquiriram mais de 2000 unidades destes fuzis de altíssima precisão, os Rifles Dragunov
tiveram sua eficácia comprovada em vários conflito e causam um verdadeiro terror nas guerras assimetricas

Marine
10 anos atrás

Requena, Minha visao aqui no blog sempre foi em enriquecer o debate com baseados em experiencia real. Nao em filme, videogame, ou video de youtube. Mas enfim e como eu disse tem gente que a ideologia e a birra com outros e tanta que e pior do que cego, ja que se recusa a enxergar. Em um post sobre um armamento especifico a gente chega ate a debater taticas, tecnicas, e procedimentos colocados como exemplo por um leitor do que e um modelo de tropa. Eu discordo de tudo que vi no video, mas se o post debanda pra discussao… Read more »

REQUENA
REQUENA
10 anos atrás

A Russia acabou com os Nazistas sozinha? Então porque Stalin implorou para os Aliados invadirem a Europa Ocidental ocupada e criarem a segunda frente da Guerra? Ou você acha que os três milhões de soldados aliados que invadiram a Europa ocidental e reconquistaram a França, Holanda, Bélgica, Itália, Noruega e entraram na Alemanha pelo oeste ao mesmo tempo em que os russos entravam pelo leste não tiveram nenhum papel na queda do Terceiro Reich? Sério, vão estudar história pra não falar bobagem. Se não fosse o apoio dos Aliados, principalmente dos “americanos malvados” Hitler teria mudado a sede do partido… Read more »

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Requena, a diferença entre mim e o Marine não é só essa não, a questão é que eu sei admitir o que é certo e o que é errado, não me faço de cego, vocês por acaso viram o segundo vídeo que eu postei? ou o orgulho não deixou? vejam com seus próprios olhos a filosofia de vida, o caráter e a lealdade que esses guerreiros possuem, depois só então venham dizer que eles só sabem quebrar tábuas, dar saltos e etc, mas como eu já disse anteriormente, bão mesmo pra vocês são os americanos, o outro ae até largou… Read more »

REQUENA
REQUENA
10 anos atrás

Marine

Como dizem hoje em dia por aqui #tamojunto

Bravoone
Bravoone
10 anos atrás

Que lindo!

Claudio Dönitz
Claudio Dönitz
10 anos atrás

“Até os Russos reconhecem a importância dos Aliados na Guerra. Bem como os Americanos reconhecem a importância dos Russos.”

A alegação não procede em ambos os casos.

Requena
Requena
10 anos atrás

Claudio Dönitz Não procede se você pegar os malucos nacionalistas de cada lado. Ai cada um puxa a sardinha pro seu lado mesmo. Mas mesmo assim nenhum deles desvaloriza o que o outro fez. Eles omitem, mas não tripudiam. Os Russos até são mais radicais nesse caso. Eles falam que a Russia “mudou o destino” da guerra. Já os americanos são menos ufanistas e falam que foram os “Aliados”, liderados por eles é claro. Mas nenhum fala que o outro não teve participação importante. O que fazem é não falar nada um sobre o outro. Herança da Guerra fria, aonde… Read more »

Velame
Velame
10 anos atrás

Acho que eu vou trazer essa técnica de dar pinote de circo com fumaça na mão aqui para Bda Inf Pqdt, se não servir pra combate ao menos servira pra divertir o povo no sete de setembro!!!! rsrsrsrs

Cinquini
Cinquini
10 anos atrás

Senhores,

Serei obrigado a moderar todos os comentários que não tem relação com o Dragunov ou os senhores vão se tratar como pessoas adultas?

Os pontos de vistas devem ser combatidos de forma cordial e sem ataques pessoais.

Pra terminar gostaria de dizer a minha opinião. O Dragunov é uma excelente arma, porém antiquada para o uso atual. Eu adoro atirar de Mouser Mod 1908, mas não o levaria para a guerra.

GBento
GBento
10 anos atrás

Acompanho a trilogia porque aprendo muito com vários comentaristas gabaritados que há por aqui, pilotos, marinheiros, sargentos do exército, até fuzileiro naval dos E.U.A, e támbém entusiastas que ao contrário de mim possuem um vasto conhecimento técnico. Gostei muito de acompanhar o diálogo entre o Colombelli e o Marine, duas referências na trilogia. Mas também chego a chorar de tanto rir com situações iguais a essa em que um aparente ideólogo da Mãe Russia quer ensinar pra um fuzileiro naval que já combateu em Falujah o que é ou não importante em um treinamento militar. É por isso que não… Read more »