20130617234029825812a

vinheta-clipping-forte1O “milagre brasileiro está em pane”, diz a manchete do jornal francês Le Mondedesta terça-feira, que ainda dedica uma página inteira aos acontecimentos e à “maré humana” que varreram o país nos protestos contra a alta dos preços, a corrupção e os gastos com a Copa do Mundo.

Segundo o jornal, o governo da presidente Dilma Roussef “paga hoje o preço” de uma revolta popular instigada pelas “despesas suntuosas da Copa do Mundo de 2014”.

“Ao vermos dia após dia os manifestantes cada vez mais números irem às ruas para criticar à má administração e as quantias abissais investidas na organização da Copa do Mundo, enquanto os serviços públicos como a saúde e a educação estão em um estado deplorável, podemos questionar se os dirigentes (do país) não tiveram o olho maior do que a barriga”, escreve o Le Monde.

Segundo o jornal, uma conjunção de diferentes fatores fez desmoronar o “paradigma” de que a Copa do Mundo iria permitir desenvolver diferentes regiões do país.

O primeiro fator, diz o vespertino, é o fraco crescimento econômico brasileiro, que sinaliza “perda de fôlego”. Outro elemento importante é a inflação, “um tema sensível para os brasileiros”, que “dá sinais de febre forte”.

“A tudo isso se somam os anúncios sobre o custo suplementar astronômico das obras dos estádios. Alguns deles permanecerão carcaças vazias por falta de espectadores (após a Copa) e outros serão dificilmente acessíveis às pessoas de baixa renda em razão do aumento dos preços dos ingressos”, diz o Le Monde.

Bastou então o aumento de R$ 0,20 do preço das passagens de ônibus em São Paulo, associada “a uma repressão desproporcional da polícia” para “atear fogo na pólvora”, escreve o diário.

Le Monde destaca que não apenas as autoridades “esqueceram” de mencionar que o transporte em São Paulo se torna um dos mais caros do mundo, já que cada usuário utiliza, em média, duas ou três passagens por dia*, “mas eles também deixaram de evocar o estado do sistema de transportes, deplorável”.

Protecionismo

Em outro artigo, intitulado “o protecionismo de Dilma Rousseff pôs fim ao crescimento milagroso dos anos 2000”, o diário francês critica o desempenho econômico do Brasil sob a gestão atual.

“A presidente Dilma não tem a arte e o talento em economia de seu predecessor, Lula. Basta olhar a curva em declínio do crescimento” do PIB. O jornal destaca ainda que as taxas de juros estão subindo com o risco de uma inflação mais alta e que apesar do bom desempenho da produção agrícola, a atividade industrial vem caindo no país.

Outros indicadores negativos são as perdas registradas no ano pela bolsa de valores, o rebaixamento das notas dos bancos públicos e o consumo estagnado, escreve o Le Monde.

“Esses resultados são ainda mais decepcionantes se considerarmos que o governo brasileiro tentou estimular a demanda e os investimentos internos com políticas orçamentárias e monetárias generosas e por injeções maciças de recursos em 2012.”

O jornal lembra que o”inamovível” ministro da Fazenda, Guido Mantega, repete que o Brasil sofre os efeitos da crise nos países ricos, sobretudo na Europa.

“O problema não é apenas conjuntural. O ex-presidente Lula soube conciliar uma política social com um liberalismo econômico que ampliou a atividade. Dilma se voltou para um dirigismo econômico, que é reivindicado”, escreve o Le Monde.

Para o diário francês, o aumento das tarifas de importação e o “patriotismo econômico” do governo estão prejudicando o sistema que permitiu ao país emergir nos anos 2000.

Hoje há o risco, escreve o jornal, de fuga de capitais do país, no momento em que ele deveria estar atraindo investimentos, já que o Brasil realiza inúmeras obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

FONTE: BBC Brasil

*NOTA DO EDITOR: apenas a título de informação para quem não conhece o sistema de ônibus paulistano, já que o texto traz certa ambiguidade no trecho indicado: pelo chamado cartão “bilhete único“, com o pagamento de uma única passagem pode-se embarcar em até quatro ônibus sucessivamente, dentro do período de três horas. O sistema também permite integração com trem e metrô, com desconto no valor que seria cobrado numa segunda passagem, porém em períodos menores conforme a combinação utilizada.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Grupo invadiu prédio da Alerj e atacou PMs, após ato pacífico que reuniu 100 mil no Centro. Acuados, policiais foram socorridos por colegas que chegaram a disparar tiros de fuzil e pistola. Paço Imperial, lojas e prédios públicos foram depredados e carros, queimados

Do site O GLobo.
Parece que a lua de mel neo-socialista brasileira acabou mesmo.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

IMPEACHMENT NESSES PARASITAS!!!!!!

Com a PM do nosso lado, os governantes terão que pensar duas vezes antes de corromper! Vamos coloca-los na LINHA!

Não precisamos de lideranças, bandeiras e partidos; sabemos o que queremos e como conseguir!

Vândalos e partidários foram e serão vaiados! E você, vai ficar parado?

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Blind

Na verdade já existe uma petição on line pelo impeachment da governanta.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

off topic

Cláudio Fonteles pede o chapéu e vai sair da Comissão da Verdade.

—-

Tchau!!!

Vader
10 anos atrás

O projeto de país do PT faliu. Acabou. Senhores, este governo que aí está não governa mais. E posso estar enganado, mas tenho a impressão honesta (despido de qualquer vontade ou desejo meu), de que a era petista de poder se findou ontem. Ainda que dure até 2014. Com o projeto do PT foi pro vinagre o nosso modelo de representatividade. O modelo político-partidário brasileiro, mal ajambrado pela Constituição de 1988 deverá mudar. Os partidos atualmente existentes, que não representam mais ninguém, irão acabar. Senão a coisa irá piorar. A história está sendo escrita nas ruas. Se a extrema esquerda… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Quando vejo esse povo todo cantando o Hino Nacional – aliás, só sabem cantar o Hino Nacional em dia de protesto -, dai tenho certeza que nada vai mudar.

Vader
10 anos atrás

A propósito, tenho que dar a mão à palmatória aqui a alguns amigos, especialmente ao amigo Almeida.

Eu creio que estava errado em minha análise inicial: esse movimento não é orquestrado por corrente política alguma ou, se o foi no princípio, saiu completamente do controle de quem tentou encabrestá-lo.

Peço sinceras desculpas se ofendi alguém com alguns de meus comentários.

Grande abraço a todos e vamos pra rua.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

“A presidente Dilma não tem a arte e o talento em economia de seu predecessor, Lula.”

Deixa eu dar aquela risada debochada: há, há, há…

Se os franceses quiserem, podem levar o Babalorixá de Garanhuns, de graça, talvez eu até faça uma vaquinha e consiga algumas contribuições para os franceses ficarem com ele “for ever”.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Vader

Tenha certeza, lá no começo foi orquestrado.
Essa coisa toda que está nas ruas do país, não é a passeata de SP, aquela do busão grátis, é a de Brasilia, aquela contra os gastos da Copa. Os caras tentaram um golpe e deram um tiro no pé. Mas de tudo o que vi até agora, o que mais gostei foi um cartaz de uma brasileira que está na Austrália: “Os estádios para a Copa do Mundo já estão prontos, agora só falta construir um país em volta”.

Flávio Vilaça
Flávio Vilaça
10 anos atrás

#vamosprarua

Rafael Bastos
Rafael Bastos
10 anos atrás

Wow parece que o Vader deu uma Arnaldo Jabor!

Mas confesso que de inicio também era contra aos protestos, mas confesso se pudesse estaria na linha de frente nas manifestações agora hehe

ci_pin_ha
ci_pin_ha
10 anos atrás

Falta só uma diretriz a esse movimento, que dizem ter muitas reinvindicações, mas nenhuma colocada às claras (exceto o aumento da passagem e gastos da copa). Movimentos sem direção costumam não dar em nada.
Deveriam colocar propostas sobre a mesa. Tipo:
Diminuir as regalias dos políticos.
Reforma constitucional
Menoridade penal
Discursões sobre educação, que vão além só dos 10% do PIB.
….

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Notaram que os militares estão quietinhos ??

Estão dando risada do PT : AH AH AH AH AH !!!!

A caserna deve estar muito feliz. Pois o PT está desmoronando por suas próprias neuras…

Muito irônico.

Só falta chamarem os tanques para salvar a Ordem Publica se a coisa ficar feia. Ora, mas não é o PT quem sempre incentivou as Revoluções ??

Espero que ninguém se machuque…

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Ora Vader, depois dessa, a próxima sua é por minha conta !!

Que tal o Soviet Vodka bar ??? KKKKKKKKK !!

🙂

Flávio Vilaça
Flávio Vilaça
10 anos atrás

essa protesto seria interessante se a PM fizesse greve, como fez a uns anos atrás. Ai o bicho ia pegar(da pior maneira possível, tendo em vista que infelizmente existem baderneiros no meio das manifestações).

Observador
Observador
10 anos atrás

Marcos disse:
18 de junho de 2013 às 18:42

Eu também achei muito inteligente. Parece algo que li uma vez em um monumento em Buenos Aires. Era mais ou menos assim:

“Nos deram praças, nos deram monumentos, nos deram fontes, nos deram teatros, mas nós só queríamos um país.”

Por outro lado, também gostei muito de outro cartaz, bastante profético:

“DILMA: IMAGINA NA COPA”!

😀

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
10 anos atrás

Sem vandalismo ou excessos ,seja de qual lado for eu apoio toda e qualquer manifestaçao,mas este momento em que jovens saem na rua em todo país, galera ,nao tem preço!!
PARABENS AOS NOSSOS JOVENS despidos de partidos politicos e vestidos de Brasil !! Deus os proteja, principalmente dos maus elementos que se infiltram pra criar desordem!!

Wilson
Wilson
10 anos atrás

A questão é: quem colocar no lugar?

E espero sinceramente que ninguém aqui esteja torcendo por uma ruptura institucional.

Que todos os governantes terminem seus mandatos e que em 2014 esses eleitores que estiveram ontem nas ruas façam a diferença.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

A questão nao é mais quem colocar no lugar. Isso foi em 1984. O PT saiu vitorioso e Brasil derrotado. A questão agora é, quem quer que esteja la, que seja colocado no seu lugar, na linha! SEM IMPUNIDADE! Se conserguimos vencer essa, assim como conseguimos em 1984, ficará claro o caminho: Politico corrupto, administração partidaria: o Brasil pâra! E como vencer sem uma guerra civil, sem vandalismo se confrontos? Simples: Talvez, com a ajuda da midia internacional, da tropa de choque e de uma rotina de manifestações, conseguirmos derrubar a bolsa brasileira, causar alguns prejuizos financeiros ao estado, sem… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás

Vader disse:
18 de junho de 2013 às 18:19

“O projeto de país do PT faliu. Acabou.”

Projeto de poder, você quer dizer.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Comecemos pelo artigo deste jornaleco de quinta e tendencioso. Talento de lula? Isso esta entre falar um acinte e/ou uma piada. O elemento mentiu, bravateou, corrompeu e deixou a bomba econômica pra estourar na mão da outra. So ela não viu que o maior inimigo dela é ele. Se hoje há declinio econômico isso se deve exatamente ao que ele fez, ou melhor, não fez: reformas estruturais. O talento dele nós sabemos bem qual é, começando pela mentira e manipulação. A culpa do estado de coisas que esta ai é sobretudo e principalmente dele. Dizer que ele soube conciliar política… Read more »

Drcockroach
Drcockroach
10 anos atrás

Foto historica, merece um quadro mesmo que o movimento nao resulte em coisa alguma. Quando o Almeida protestou da violencia, fui o primeiro a escrever que era uma violacao das liberdades civis e que se estivesse no Brasil participaria dos protestos. Acho que eh porque sou “veterano” 🙂 , no meu tempo de diretorio academico 8) participava dos protestos pelas “Diretas Jah!” , mas em seguida abandonei os grupos de estudo de Marx (puff!) e me tornei um liberal classico, para espanto dos colegas do diretorio, um inclusive ex-presidente do IPEA, que prefiro nao mencionar o nome, que jah naquela… Read more »

Rafael Bastos
Rafael Bastos
10 anos atrás

Onde eu assino Colombelli? Perfeito seu comentário, definiu com exatidão o meu sentimento e minha opinião e a de muitos também!

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
10 anos atrás

Excelente comentário e bem colocado Colombelli , agora vai !! Ano que vem nas urnas será a hora da mudança e tudo indica que esta virá !!

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

Colombelli, sempre um prazer ler seus cometários, sempre muito coerentes e imparciais.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Pessoal, imaginem o que esta passando pela cabeça do chefe da presidente agora quando ele pensa que trouxe a copa para assegurar a eleição dele ou reeleição dela e que pode, ano que vem, estourar uma onda ainda pior de protestos às vésperas da eleição. Chego rolar de rir. Isso que ele se dizia gênio político. Ja foram se enconder ontem para tramar uma forma de tirar proveito eleitoreiro e fugir das responsabilidades. São uns covardes asquerosos. Por que ele, que foi quem trouxe gastância inútil com estádios ( e que quando ficou doente figiu do SUS) não aparece agora,… Read more »