Centro de Instrução de Blindados recebe Viatura Guarani

3

20130626_VBTP-MR-Guarani2

O Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” (CIBld) recebeu no dia 26 de junho, sua primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas GUARANI, desenvolvido com base em um dos sete projetos estratégicos do Exército Brasileiro, em parceria com empresa Iveco do Brasil.

O Guarani é uma viatura blindada de transporte de pessoal, anfíbia, com capacidade para transportar até 11 militares. Possui proteção anti – minas, sob as rodas, couraça e assentos individuais, além de possuir cinto de segurança de 5 pontas. A sua proteção balística é composta de blindagem contra tiros de 7,62 mm e estilhaços de granadas de artilharia 155 mm.

20130626_VBTP-MR-Guarani

A viatura recebida pelo CIBld tem peso bruto de 14,7 toneladas, motor do blindado com potência de 383 cavalos, atinge uma velocidade máxima de até 100 km/h e está prevista para dotar, inicialmente, as Organizações Militares subordinadas à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR).

O Blindado entregue ao CIBld será utilizado para especializar oficiais e sargentos na operação e manutenção do moderno material de emprego militar.

FONTE/FOTOS: COm Soc CIBld

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
10 anos atrás

To doido pra ver a versao com torre com canhao (nao o de 30mm) estilo Centauro italiano, ae vou pegar o Kadetao ,a maquina da esposa e parar ao lado da fabrica da Iveco que daqui de BH nao é longe , e tirar fotos mil.rs

Vader
10 anos atrás

Que nome horrível que me arrumaram pra essa VBTP…

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Guarani? Realmente, esquisito. Quem lembra ainda do Sucuri? Ainda existe?