vinheta-clipping-forte1Em um local de testes do Bureau de Engenharia de Mecânica, os representantes da indústria “disparam” o sistema contra todos os tipos de alvos: tanques, helicópteros e fortificações de concreto, antes de passá-lo para as mãos dos militares. Khrizantema-S é o mais poderoso de todos os sistemas de mísseis antitanque existentes no mundo.

A letra “S” em seu nome vem de “samokhodnaia” (automotor, em português). Isso significa que o dispositivo lançador móvel Khrizantema, criado na base do  chassi do novo veículo de combate da infantaria russa, BMP-3, pode se mover com a mesma facilidade fora da estrada, a uma velocidade de 70 quilômetros por hora, ou forçar o caminho através de rios e outros obstáculos aquáticos, pois conta com dois motores de jato de água na parte traseira. Mas isso não faz do Khrizantema uma superarma.

O projetista-chefe do Bureau de Engenharia de Mecânica de Kolomna, Váleri Kachin, disse que a principal propriedade desse sistema consiste na sua capacidade de detectar e destruir alvos na completa ausência de visibilidade óptica. Isso pode ser causado por condições meteorológicas como neve, chuva, neblina e a utilização pelo inimigo de aerossol ou fumaça para a camuflagem de seus equipamentos. Os mísseis antitanque modernos geralmente possuem localizadores teleguiados, ópticos ou a laser, o que significa que eles podem ser “cegados” – mas isso não acontece com os mísseis Khrizantema.

Na máquina russa existem dois canais de orientação: o óptico com laser e o rádio guiado.  O último é exatamente o principal “know-how” do veículo de combate. O radar opera em uma faixa de ondas milimétricas (100-150 GHz), por causa disso simplesmente não existem alvos invisíveis para ele. Esses dados são processados e transmitidos para o operador no painel de controle do sistema. Basta assinalá-los no display de LCD com um marcador especial e pressionar o botão iniciar; dali para frente, a própria máquina decidirá o destino do alvo.

A provisão de munição compreende 15 mísseis supersônicos, de calibre de 152 mm, ocultos em contêineres especiais de lançamento. Para se ter uma ideia, em apenas 10 segundos eles conseguem vencer uma distância de 4,5 km. Os mísseis estão localizados na parte traseira da máquina e têm alcance de voo de 8 km. De acordo com Kachin, isso é suficiente, porque a grandes distâncias o tanque simplesmente não é percebido no espectro visível em terrenos acidentados. Ele também só pode utilizar as armas a uma distância não maior que 3 km.

Em cada míssil há uma ogiva cumulativa e “monstruosa” em seu poder destrutivo, como explicou Kachin. “A primeira carga retira a proteção ativa e a segunda queima o tanque completamente”, disse. Durante os testes, o sistema conseguiu perfurar uma blindagem de 120 mm – isto é, qualquer tanque moderno protegido por blindagem reativa explosiva.

Graças aos dois canais de orientação o Khrizantema pode detectar e disparar em dois alvos, com velocidade de disparo de 4 segundos. Não é só da terra que o sistema é capaz de lançar o míssil, mas também durante a sua movimentação pela água. O chefe do departamento de design do Bureau de Kolomna, Leonid Sizov, acrescentou que, devido às suas características de combate uma bateria de 3 veículos militares, o Khrizantema-S é capaz de repelir um ataque de um conjunto de tanques constituído de 14 carros. “Se forem utilizados mísseis, com ogiva de fragmentação ou termobárica, ele pode combater de maneira eficaz a força viva do inimigo.”

FONTE: Gazeta Russa

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

Este e o Hellfire são, na minha opinião, os melhores misseis guiados anti carro existentes atualmente.

Bacchi

rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

Em vez de:

Misseis guiados anti carro;

leiam:

Misseis guiados veiculares – anti carro.

Ou seja, misseis destinados a serem integrados em veiculos lançadores.

Bacchi

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Os russos e seus exageros: “Khrizantema-S é o mais poderoso de todos os sistemas de mísseis antitanque existentes no mundo” e tem uma “ogiva monstruosa”. Eles possuem excelentes armas e não precisam desse tipo de panfletagem ingênua. Há de se saber o que eles querem dizer com “o mais poderoso de todos os sistemas antitanque existentes no mundo”. Estariam se referindo especificamente a sistemas antitanque baseados em mísseis? A sistemas antitanques baseados em veículos terrestres? Ora, por trás dessa afirmação há uma série de questionamentos pertinentes. Independente deste tipo de “propaganda”, sem dúvida o sistema é bem interessante e deve… Read more »

akhorus
akhorus
10 anos atrás

A Propaganda é a alma do negócio. Se os norte americanos ficam mandando para cá aqueles programas NOJENTOS de dar ÂNSIA DE VÔMITO do Discovery Channel, History Channel e National Geographic Channel, e ficam falando lá EXATAMENTE NA MESMA LINGUAGEM da matéria acima, por que a Rússia não pode fazer o mesmo, meu caro Bosco ??? Programa de arma norte americano eu me recuso a assistir faz anos, é muita arrogância. Ainda colocam aquelas musiquinhas apocalípticas junto, que coisa mais ******** &%$%¨&**** … ” os dez melhores aviões fora de série” : : 9 norte americanos e um britânico. ”… Read more »

Vader
10 anos atrás

Rs, a inveja mata mesmo, kkkk…

Agora é “usamericanu” que mandam na programação dos canais de TV paga, e não o telespectador que escolhe o que assistir, rsrs…

Ai ai ai, ridículo pouco é bobagem…

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Bosco, impecáveis e corretíssimos todos os teus apontamentos e conclusões. Assino embaixo na integra.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Os alemães tiveram 2 veículos parecidos:

Jagdpanzer Jaguar 1, armado c/ misseis Hot
Jagdpanzer Jaguar 2, armado c/ misseis Tow

Isso lá pelos idos de 1983.
Eram essencialmente antigos Jagdpanzer Kanone JPZ 4-5 reconstruidos, retirando-se o canhão antitanques de 90mm original, substituindo-o por um dos sistemas de mísseis citados.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

akhorus, Os russos podem fazer o que bem quiserem. Eu não tenho nada contra um país promover seus armamentos e inclusive gastar tufos de dinheiro com filminhos digitais e programas no Discovery Channel e acharia um absurdo se os russos fizessem um filme para promover o SU-35 e mostrasse ele levando uma sova do F-18. Não teria lógica nenhuma. Minha crítica é no sentido de eventuais promoções que usam termos completamente ingênuos que não convencem os mais esclarecidos e só serve para por lenha nas diferentes torcidas. Lendo um texto que diz que o Crisântemos é o mais poderoso sistema… Read more »

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Vader, eu não tenho que justificar meus pensamentos a vc.

Ridiculas são as suas postagens, como aliás são as coisas que vc fala sobre a Rússia.

se vc quer guerrinha aqui dentro, vc vai ter.

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Ok, Bosco. Mas, se é o estilo que alguns sites deles querem operar, faz parte do jogo. Eu realmente não vejo diferença no tom de propaganda, os documentários que eu vi desses canais que eu citei, igualmente usam esses termos que vc citou. Cansei de ver ladainha americanofila desses canais onde se dizia que o norte americano sempre era o melhor do mundo. De fato, Bosco, não vejo diferença nenhuma. Temos de lembrar que nem sempre o que um site fala é o que o fabricante ou o governo russo falam. Exemplo foi aquele que disse que a Rússia tinha… Read more »