Festejos dos 60 anos da Guerra da Coreia

Norte-coreanos tomam praça de Pyongyang para comemorar armistício. Líder Kim Jong-un é acompanhado pelo vice chinês, Li Yuanchao

 

vinheta-clipping-forte1A Coreia do Norte comemora o 60º aniversário do armistício da Guerra da Coreia neste sábado (27), com uma enorme parada militar alardeando o gênio revolucionário de três gerações de líderes que lhe deram “A Vitória na Grande Guerra de Libertação da Pátria”.

O líder Kim Jong-un foi acompanhado pelo vice-presidente chinês, Li Yuanchao, em um pódio com vista para a praça principal de Pyongyang, onde inspecionou uma multidão de soldados e uma exposição de armas, incluindo seus mísseis de médio alcance. Kim conversou com Li por meio de um intérprete, mas não fez comentários públicos no desfile, que parecia ser um dos maiores já organizados pela Coreia do Norte.

Choe Ryong-hae, principal assessor militar de Kim e chefe político do exército de 1,2 milhão de soldados, disse que o país vê a paz como uma prioridade nacional e que seu programa militar tem a meta de proteger a Coreia do Norte de invasões.

“A realidade mostra que, quando se busca a paz, deve haver preparativos para a guerra”, disse Choe em um discurso. “Para nós, com a nossa tarefa de fortalecer a economia e melhorar a vida das pessoas, um ambiente de paz é mais importante do que nunca.”
Caças e grandes helicópteros militares sobrevoaram a praça repleta de soldados, veteranos da Guerra da Coreia e diplomatas. Um especialista militar em Seul disse que o desfile parecia contar com armas não vistas anteriormente no norte, incluindo novos mísseis terra-ar.

FONTE: G1 e Reuters /FOTO: AFP

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
10 anos atrás

Eu estava lendo uma matéria sobre a CN, onde dizia que na verdade existe um setor privado lá, e não é pequeno. Mas a falta de regulamentação oficial os prejudica muito.

O mito de que lá tudo é 100% estatal, é propaganda. Não é assim que funciona…

Enfim, parabéns a eles pela ” vitória”. Só espero que arrumem a economia de uma vez…

Uma expansão do setor privado na parte rural é necessária.

Soldat
Soldat
10 anos atrás

“Si vis pacem, para bellum”

É a Coreia do Norte pelo menos leva a serio essa Máxima Romana.

rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

Uma vez eu li um comentário sobre esta maxima: Se ela fosse verdadeira, jamais a 1ª Guerra Mundial teria acontecido.

Realmente, ao contrario da 2ª GM, todos os exércitos (e marinhas) estavam magnificamente bem preparados em Agosto 1914.

Bacchi

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Quando o regime cair, porque vai, os norte coreanos se darão conta de uma nova realidade. É como sair da década de trinta do século passado e pousar no século XXI. Contam que, os que conseguem fugir, encontram dificuldades que, evidente, ao longo do tempo consegue superar: vai desde uma simples escada rolante até um aparelho celular.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

E se o brasileiro bobear, vamos acabar como eles.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Eu não vejo evidência de que o Regime vai cair. Não existe oposição forte, não existe uma ideia alternativa, a economia é capenga mas eles se aguentam até hoje, não há evidências de divisão no Exército. Para cair teria que se abalar a base do Regime, ou seja, o apoio do exército, mas isso não está acontecendo. Não pensem que meia dúzia de Snowdens norte coreanos representam ameaça ao regime. Teria de haver um grande racha no exército, mas nunca ninguém viu qualquer elemento disso. Podem crer, daqui a 20 anos eles continuarão como a última nação stalinista do planeta.… Read more »

Corsario137
Corsario137
10 anos atrás

Wagner,

Eu aposto com você que esse regime não dura nem 10 anos.

Krest
Krest
Reply to  Corsario137
1 ano atrás

Acho que sua previsão não vai dar certo rs

fabioCrescenti
fabioCrescenti
10 anos atrás

Wagner,

É lógico que vc não viu, nem ouviu falar, de áreas descontentes dentro do exército da CN. Não tem imprensa livre lá!!!!!!

Estão se aguentando economicamente graças as chantagens atômicas. Aquele regime covarde não produz nada, nem o que o povo precisa para viver.