Al-Qaeda

vinheta-clipping-forte1Aviões não tripulados (drones) norte-americanos realizaram ontem dois ataques contra supostos terroristas da rede Al-Qaeda no Iêmen, com saldo de oito mortos. Desde o fim de julho, coincidindo com a descoberta de planos da organização para atentar contra alvos ocidentais, os drones foram usados em pelo menos sete ocasiões no país, apontado pela inteligência dos EUA como o atual epicentro das ações da Al-Qaeda. Representações diplomáticas americanas e de países europeus em Sanaa, a capital iemenita, foram fechadas no domingo em função da ameaça de atentados, mencionada pelo governo americano.

No primeiro ataque à rede terrorista, dois carros foram atingidos na região de Marib, a leste da capital. Nesse episódio, seis membros do grupo foram mortos, segundo indicou à agência de notícias France-Presse uma autoridade não identificada. No outro incidente, foi atingido um veículo que transportaria dois combatentes da Al-Qaeda em Gil Bawazir, sul do país.

As ações foram praticadas no momento em que os EUA estão em alerta de segurança diante de ameaças de atentados da Al-Qaeda. O governo americano fechou mais de 20 representações diplomáticas e consulares no Oriente Médio e na África. Os EUA são o único país que dispõe de aeronaves desse tipo na região.

Em um episódio sem aparente ligação com a Al-Qaeda, Israel tomou ontem a rara decisão de fechar o aeroporto de Eilat, perto da Península do Sinai (Egito).

Autoridades citaram preocupações com segurança. Duas horas depois, um oficial militar e a Rádio Israel informaram que o aeroporto tinha sido reaberto.

FONTE/FOTO: Correio Braziliense, via resenha do EB/scanpix

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments