Dilma e Obama em foto da reunião do G20vinheta-clipping-forte1A presidente Dilma Rousseff deve cancelar a reunião com o presidente americano Barack Obama, marcada para ocorrer no dia 23 de outubro. A decisão, que ela já estava propensa a tomar, foi reforçada ontem, depois de um encontro que a petista teve com o conselho político informal com o qual costuma se reunir regularmente.

Fazem parte do grupo o ex-presidente Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, o ex-ministro Franklin Martins, da Comunicação, e o publicitário João Santana, que se reuniram com Dilma ontem em Brasília na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.

Praticamente todos manifestaram a opinião de que a presidente deveria abortar a viagem aos EUA. O país espionou o Brasil e comunicações da própria presidente com auxiliares. Até agora, não pediu desculpas, não deu explicações convincentes e até deu a entender que manteria a prática de monitorar o país.

De acordo com um auxiliar direto de Dilma, ela ainda terá uma conversa com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo antes de sacramentar e anunciar a decisão. Ele esteve nesta semana em Washington para uma reunião com representantes do governo Obama e deve fazer um relato mais detalhado da conversa à presidente.

Mas a possibilidade de Dilma manter a reunião, a essa altura, é extremamente remota, de acordo com o mesmo auxiliar. “Ela já queria cancelar a viagem e está praticamente decidida. A não ser que os EUA apresentem alguma explicação clara, o que até agora não ocorreu”.

Para que a presidente mantivesse o encontro, “seria preciso o Obama vir ao Brasil pedir desculpas, ou algo equivalente“, nas palavras do interlocutor de Dilma com quem a Folha checou a informação.

FONTE: Folha de São Paulo, via Portal AZ

FOTO: Palácio do Planalto

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian
Daglian
10 anos atrás

Dona Dilma pensa que o Obama virá pro Brasil, ajoelhar-se e pedir “Por favor, por favor, eu imploro, faça sua visita aos EUA, precisamos tanto de você!!”.

Só posso rir.

Perdemos, então, numerosas oportunidades por causa desse ato de espionagem que, feito também à Alemanha (por exemplo), não fez com que aquele país soltasse nem ao menos um comunicado.

Quem sabe depois de muito tempo percebam o que este governo fez com o país.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

IMPEACHMENT NESSES PARASITAS CRIMINOSOS!

BORA EXÉRCITO, já é hora de sair da mamata; antes tarde do que… se o PCC resolve virar justiça, e o Brasil, guerra civil.

jura_gol
jura_gol
10 anos atrás

Se a Presidenta não se leva a sério, quem vai levar .Gente este é o país do tapinha nas costas, o País do deixa pra amanhã que hoje estou com sono,não vai acontecer nada, se a mídia Globo esta cobrando é porque ela também foi alvo da coisa, a lei da reciprocidade não vale pra nós do terceiro mundo.Se cancelar será um favor para o muçulmano Obama,este não passa de marionete nas mãos dos falcões, quanto a Dilma, tenha dó, temos muito a oferecer mas, infelizmente não temos um bom vendedor do nosso produto,esta mais do que na hora de… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Senhores, se preparem, porque o governo se prepara para dar uma guinada ainda mais a esquerda.

Brandenburg
Brandenburg
10 anos atrás

Pobre país cuja presidente decide questões de Estado de importância para duzentos milhões de brasileiros se assessorando com um ” conselho político informal” formado pelo chefe dos petralhas, pelo presidente do partido dos petralhas, por um sequestrador de embaixador (por coincidência o americano!) e por um publicitário que ainda não se cansou de mamar na tetas desse governo.É muita presunção achar que o presidente americano viria ao Brasil desculpar-se por uma atividade que só os incompetentes não conseguem fazer e ,pior, não conseguem se defender dos que fazem com competência.Com certeza, nosso país tem muito mais a perder com esse… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Brasil, país que não tira o sapato para americano, mas baixa as calças para boliviano.

felipe augusto batista
felipe augusto batista
10 anos atrás

Eu só queria ver a cara de alguns colegas quando leram esta noticia, quando esta possibilidade surgiu eu comentei que a Dilma poderia mesmo escolher não ir e vários colegas disseram que não, que ela fazia chilique mas era só cena, tomem isto como lição, NADA é tão ruim que não possa piorar e NUNCA duvidem da capacidade de “mulice” das pessoas, quando alguém resolve empacar não há lógica que resolva…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
10 anos atrás

Senhores:

As indiscrições do Sr. Snowden, que após fazê-las tratou logo de ir sentar no colinho do “democrata e humanista” Putin, são a desculpa perfeita para os “conselhos” da gerenta pressionarem para uma guinada mais à esquerda do governo. E dentre a corja ninguém tem mais interesse que sua santidade o ex-presidente, que almeja pela oportunidade de vingar-se pelo fato de Obama ter mandado aquele acordo nuclear fajuto para o saco.

Requena
Requena
10 anos atrás

Obama está preocupado em consertar as lambanças que fez na questão Síria. No momento não tá nem ai pra Dilma.

No mais concordo com os colegas. Olhem o “naipe” do conselho político da mulher…

É a “nata” do lixo.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Só temos a perder!

Baptista Jr
Baptista Jr
10 anos atrás

Alguns “assessores” justificam como sendo absurdo visitar um amigo que te traiu. Penso que deveria ser apenas um encontro de dois Chefes de Estado, buscando uma agenda positiva para benefício de seus povos.

Não é necessário descobrirmos repetidamente que não há amizade entre diferentes nações, apenas interesses. O resto é ideologia e imaturidade política. O Brasil tem mais a perder com esta decisão.

Baschera
Baschera
10 anos atrás

Este mesmo conselho politico é que nos fez passar vergonha com o caso Zelaia, com a tunga na Petrosaurro na Bolívia, com o caso do “acordo” nuclear no Irã….

Mas a verdade é que as ordens vem de Havana…. a PresidentA é mera cumpridora.

Agora só falta cancelarem o julgamento do mensalão e inocentar a todos….. depois vem a copa…. mais circo…. o carnaval…. e o povinho da bolsa esmola compra voto…..

Be happy Brazil !!

Sds.

Baschera
Baschera
10 anos atrás

It´s only another brick in the wall…..

Sds.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Esse “conselho informal” ao menos sabe, aonde a esquerda fica???
É mto amadorismo junto!!!

Drcockroach
Drcockroach
10 anos atrás

Prezado HM Tireless, Nao entendo sua colocacao de que o Snowden foi “sentar no colinho” do Putin. Apenas refrescando a memoria: – Ele ficou na Russia porque teve o passporte cancelado enquanto em transito. Pediu asilo, depois retirou o pedido de asilo; passado muito tempo no limbo diplomatico pediu novamente asilo mas deixou bem claro que o pedido era temporario ateh que ele conseguisse outro lugar p/ ir; – Durante o segundo pedido de asilo, ele chamou p/ ficar ao lado dele: a) representante da Anistia Internacional; b) representante da Human Rights Watch; Estas duas organizacoes sao arqui-inimigas do Putin,… Read more »

jacubao
jacubao
10 anos atrás

“Fazem parte do grupo o ex-presidente Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, o ex-ministro Franklin Martins, da Comunicação, e o publicitário João Santana, que se reuniram com Dilma ontem em Brasília na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.”

Deu até vontade de vomitar ao ler esses nomes…

Cruz credo…

Sniper
Sniper
10 anos atrás

Mais parecido com a venezuela, IMPOSSIVEL! conselho: comecem a poupar papel higiênico…

Luis
Luis
10 anos atrás

Se faltar papel higiênico, usarei o jornal do sindicato dos bancários do RJ como subsitituto…

juarezmartinez
juarezmartinez
10 anos atrás

O que não vai faltar é vergonha se e quando Tio Sam resolver jogar todo o cocô do GF na mídia,como um todo, veremos estão se a “Rede bobo” vai colocar as noticias Falástico e bater tambor um mês….. Eu fico tentando imaginar qual será reação das “ruas” quando começarem a pipocar noticias de que dívidas com o fisco estão sendo “briquiadas” por generosos “paitrocinios” nas diversas midias da dita cuja, dinheiro este que está e ainda vai fazer muita falta no combalido caixa do GF e vai acabar batendo na falta de $$$ para hospitais, escolas, estradas e etc…e… Read more »

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Aqui tem um ditado: Se você não sabe brincar, não dessa pro play.

Esse GF que ai está, se comporta como akele “dono” da bola mimado, que sempre quer mandar e mudar as regras do jogo justamente porque é dono da bola. Mas é o maior perna de pau e só joga porque é o dono da bola.

Mas a nossa bola é de meia mal costurada, e sempre que chega alguém com uma bola novinha, industrializada… o Brasil (GF) sai do play com a cara emburrada, fazendo bico, batendo o pé e de boca torta.

Sds.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás

No inglês do Joel Santana:

MR. OBAMA, PLEASE, JOGA THE SHIT IN THE VENTILATOR!!!

Vader
10 anos atrás

Só um milagre nos salva.

Venha a nós ECHELON…