Marinha do Brasil apoia operação no Complexo do Lins, no Rio de Janeiro

3

Embarque no CLANF - foto Reuters

A Marinha do Brasil participa, neste domingo, da Operação conduzida pela Secretaria de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SESEG-RJ), no Complexo do Lins, a fim de contribuir para a continuidade do Programa de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra, a Marinha do Brasil prestará apoio logístico de transporte aos Batalhões de Operações Especiais (BOPE) e de Choque (BPChq) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e à Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).

Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com o efetivo de 180 militares, atuará na Operação. Estes militares vão operar as 14 viaturas blindadas que garantirão a mobilidade das Forças Policiais nas seguintes comunidades do Complexo do Lins: Gambá, Morro do Amor, Cachoeirinha, Cachoeira Grande, Morro da Cotia, Barro Preto, Barro Vermelho e Morro do Encontro.

Serão utilizadas seis Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, quatro Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e quatro viaturas Mowag Piranha para transporte de pessoal.

O Comandante do GptOpFuzNav-Rio VIII é o Capitão-de-Fragata (Fuzileiro Naval) JOSÉ GUILHERME VIEGAS.

Viaturas Blindadas empregadas:

CLANF

Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf)

Os CLAnf pesam cerca de 23 toneladas e tem capacidade para transportar até 25 militares armados e equipados para realizar operações anfíbias. Para a autodefesa do pessoal e do Carro, emprega uma metralhadora calibre 12,7 mm e 01 Lançador de Granadas MK-19, de calibre 40 mm. Além da sua capacidade de deslocar-se na água, a partir dos Navios Anfíbios da MARINHA DO BRASIL, pode deslocar-se em terra com uma velocidade de até 72,4 km/h.

M113 MB

Viatura Blindada sobre Lagarta M-113

As Viaturas M-113, de fabricação norte-americana, pesam 11,5 toneladas e transportam até 13 militares armados e equipados. O armamento para autodefesa do carro e do pessoal é uma metralhadora calibre 12,7 mm. Sua velocidade máxima é de até 66 km/h.

MOWAG Piranha CFN

Viatura Blindada Especial Sobre Rodas Mowag Piranha

De fabricação suíça, as Viaturas PIRANHA pesam 18,5 toneladas e transportam até 13 militares armados e equipados. Utiliza para a sua autodefesa uma metralhadora de calibre 12,7 mm. Além de sua característica anfíbia, pode desenvolver em terra velocidade superior a 100 km/h e é capaz de manter sua capacidade operativa mesmo que todos os seus 08 pneus estejam furados.

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Comunicação Social do GptOpFuzNav-RIO VIII

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
vassilizaitsev
vassilizaitsev
10 anos atrás

Gostaria de saber o motivo para dois esquemas diferentes de camuflagem para os transportadores blindados do CFN.

Observando a primeira imagem desta matéria, percebemos o quanto grande é o CLANF……….. realmente bem maior que o M-113.

abraços,

Baschera
Baschera
10 anos atrás

Há uma dúzia destes Clanf novinhos em stand-by no fabricante….. os Chile cancelou a aquisição.

Sds.

juarezmartinez
juarezmartinez
10 anos atrás

a MB não andou comprando um lote dos Marines para reformar???

Grande abraço