Cenário: Christian Science Monitor
Coat_of_arms_of_VenezuelaA dispersão dos recursos provenientes do petróleo deixou a economia da Venezuela em frangalhos, embora seus líderes coloquem nos EUA a culpa pela situação de sua economia. Outros países com grandes reservas aprenderam a se esquivar da “maldição do petróleo” e Caracas poderia seguir na mesma direção.

Entre os poucos países abençoados com grandes quantidades de petróleo em seu território, a Venezuela é um exemplo lamentável do que não se deve fazer com uma abundante riqueza natural. Produtos de primeira necessidade são escassos, a inflação explode e os apagões são comuns. Filas de pessoas em busca de vistos para sair do país são longas.

Em vez de mudar e investir os seus petrodólares para um período de escassez de óleo, o presidente Nícolás Maduro recorreu a uma velha artimanha usada por Hugo Chávez, seu predecessor. Inventou um inimigo do Estado para desviar a atenção da sociedade da corrução e da má condução do governo. Expulsou três diplomatas americanos, acusando-os de complê para sabotar a economia.

O mau uso das benesses temporárias provenientes do petróleo e outros minérios é similar ao fenômeno comum dos ganhadores de loterias que logo acabam falindo. Nações como Noruega, Botswana, Chile e Canadá adotaram alguns princípios básicos para ampliar os ganhos obtidos com a exploração dos seus recursos naturais.

Em primeiro lugar, são transparentes quanto ao destino do dinheiro, o que exige um certo compromisso com a democracia. Em segundo lugar, a riqueza é distribuída de modo equitativo, especialmente para as faturas gerações, e não é canalizada secretamente para uma elite bem relacionada. E, em terceiro, procuram duplicar a riqueza investindo os recursos em educação, novos empreendimentos e infraestrutura.

À medida que mais países exploram novos depósitos de gás e petróleo, especialmente em formações betuminosas, eles começam a aprender qual a melhor maneira de reciclar os ganhos obtidos. A orientação, com frequência, parte de grupos privados e dc organizações globais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Muitos países com recursos naturais de grandes proporções, especialmente no Oriente Médio, não são democráticos. Os economistas discutem se é a riqueza de recursos ou a história de cada uma deles que explica isso. A riqueza não teria um efeito corrosivo se mais países adotassem práticas básicas, como abertura, uma poupança prudente e liberdade política.

A Venezuela não precisaria transformar os EUA num espantalho se começasse a entender que a maldição do petróleo é algo que um país cria sozinho. / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Brasil indo pelo mesmo caminho da Venezuela.

Vader
10 anos atrás

Notícia do “PIG” não vale, kkkkk…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Eles poderiam ter feito um acumulo de reservas igual a Rússia fez, e aberto zonas econômicas livres ( como Moscou tambem fez) para investimentos estrangeiros.

Parte da grana poderia ter sido usada em infraestrutura…

Fizeram tuudo errado !!!

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

A culpa é sempre do Imperio do Mal.

Aplicam a ideologia falida deles a mesma dos nossos governantes atuais, colhem os frutos e distribuem as culpas a quem lhes convém.

Isso é a esquerda no poder.