Mercosul

ClippingEstá na hora de deixar ideologia de lado – como fez Dilma Rousseff com a privatização de aeroportos, estradas, ferrovias e campos de petróleo – e o Brasil abandonar o Mercosul. O país é uma das dez maiores economias do mundo e, se exportar massiçamente para Uruguai e Paraguai, inunda seus mercados. A Venezuela deveria ser um dos países mais ricos do mundo, mas não o é. A Argentina tem um potencial fantástico, mas não dispõe de dólares para pagar suas importações; em 2014, poderá cortar em até 27% das compras de carros, não por maldade, mas falta de numerário (em moeda forte).

Além de mercados pequenos ou problemáticos, o Mercosul inibe acordos que o Brasil poderia fechar com Estados Unidos, União Européia e gigantes asiáticos. A hora de cortar laços com o Mercosul já passou.

FONTE: Monitor Mercantil/Sergio Barreto Motta

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

PUTZ… até que enfim, claro e explícita a melhor posição para nós. O MERCOSUL é bolivariano, atraso de vida sob qualquer ponto de vista e, nele, não vamos ter avanços econômicos tais que justifiquem nossa insistente permanência. NÃO SOMOS latino-americanos, somos sul-americanos, que é coisa muito diferente. A começar pela língua e pela cultura…, É so analisar o contexto de relacionamento com o Paraguai, com a Bolívia e quejandos. De outra banda, por que não seguir os caminhos do Chile?

giltiger
giltiger
10 anos atrás

Abandonar o Mercosul porquê para dar mais espaço para os chineses e americanos ???

Tem cada uma…

Lógica de direitista recalcado, imediatista e preguiçoso.

Se fosse fácil não valeria a pena.

Justamente por sermos a maior economia que nos interessa o Mercosul.

Na logica do Sergio Barreto Motta talvez seja melhor negociar com os grandes países como EUA a Europa e assim ficamos na posição usual que gosta e lhe dá prazer de ficar de quatro para as GRANDES nações que ele ama e admira.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Aéreo fora do ar!!!!!!

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Aéreo fora do ar!!!!!!

Guilherme Amorim
Guilherme Amorim
10 anos atrás

Caro Gilberto,
A estratégia de manter o Mercosul para proteger os mercados latinos da invasão chinesa é ineficaz.

Os números de importações provenientes da China e de outros países asiáticos só tem crescido em mercados como a Argentina e o Paraguai.

Não funcionou, infelizmente. Além disso, perdemos competitividade em negociar um zero a zero com mercados mais atraentes.

Guilherme Amorim
Guilherme Amorim
10 anos atrás

Deu GRIPEN!!!

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Gilberto, o MERCOSUL é uma âncora que só nos prejudica. Trairagem por trairagem, eu prefiro a dos chineses (que considero potenciais inimigos) do que a dos argentinos. Pelo menos os chineses jogam aberto. Melhor ser um país secundário em negociações produtivas do que lider de um bando sem rumo e sem vez. Tudo é uma questão de custo benefício e de deixar o ego de lado. Só me permito um parenteses em relação ao texto: Dilma abandonar a rusga contra as privatizações é uma incoerência e um oportunismo que atesta falta de caráter e de firmeza. Quando os outros faziam,… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás

“Massiçamente” fez meus olhos sangrarem…

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Não alimentem os TROLLS pleeeease

kkkkkkkk

CHEGA dessa quitanda…

aldoghisolfi – “NÃO SOMOS latino-americanos, somos sul-americanos…” – certíssimo… Eles NUNCA quiseram fazer negócio com a gente, certo tá o Chile e seu Arco do Pacífico que está despertando interesse de todos.

Para certos Trolls, é melhor queimar o reino para ser rei das cinzas.

Prefiro a visão do Ozires Silva de que em certos momentos – “É melhor ser a cabeça do rato do que o rabo do leão.”

E TROLLS, sabe para que serve o rabo do leão?
R: Para abanar moscas.

By by abanadores.

Sds.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Oganza: só para ilustrar, inclusive essa turma latino-americana toda não gosta de nós. Sou fronteiriço, de Bagé, e como todos os outros, gostamos muito, mesmo! do Uruguai; mas não esqueço quando anos atrás, para atravessar a fronteira, o carro era parado, as malas abertas, as roupas fuçadas, relacionados os pneus, especificado o itinerário (só podia voltar por onde entrou), era mostrada a quantidade de dinheiro que era carregado e definidas as compras. Quando, de qualquer despesa, ainda perguntavam se ela seria paga em ouro (dólar) em dinero (peso) ou em papel (cruzeiros). Hoje tudo isso terminou, mas mostra bem a… Read more »

fabioCrescenti
fabioCrescenti
10 anos atrás

O Mercosul não garante segurança contra a entrada de produtos chineses, seja na Argentina e até mesmo no Brasil.

A posição do Brasil no Mercosul, não é de parceiro, é de mantenedor de paisecos sem condições alguma. Basta tentarmos fazer um acordo bilateral com qualquer um dos membros do Mercosul, o que eles teriam para oferecer? NADA.

Baschera
Baschera
10 anos atrás

R.I.P. Mercosul…..

Hoje se tem muito maior potencial de crescimento com es economias ascendentes na África do que esta tranqueira do Mercosur….

Sds.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

E para não passar in albis, o tipo de relação que os “ermanos” do mercosul querem é unilateral. Equador encampou investimento financiado pelo BNDS; Paraguai aumentou a energia dd Itaipu; Bolívia aumentou o gás e encampou instalações da Petrobras; Argentina usa de barreiras protecionistas de todas a espécie e por ai vai. Tudo sob os auspícios e a complacência do ex presidente lesa-pátria. Na hora de pedir dinheiro e ajuda sabem bem. Na hora de ter tratamento compatível, ignoram o “mercosul” e pensam cada um em si, menos o “bobão”. Mercosul é um barco que faz muita água e está… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Colombelli:”Mercosul é um barco que faz muita água e está adernando”.

Eu diria,… que nunca navegou e está adernado.

erabreu
erabreu
10 anos atrás

Caro Giltiger,

“Abandonar o Mercosul porquê para dar mais espaço para os chineses e americanos ???”

Em que mundo VSa. vive???
São respectivamente o 1° e 2° parceiros econômicos do Brasil, independente do Mercosul, que carregamos nas costas, sem NENHUM benefício prático.
Está querendo enganar a quem?

Parafrazeando os Titãs: EU SÓ QUERO SABER DO QUE PODE DAR CERTO,. NÃO TENHO TEMPO A PERDER.

erabreu
erabreu
10 anos atrás

…”parafraSeando”…

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
10 anos atrás

Como qualquer exemplo da história recente, grandes coisas demoram a dar resultado. Mesmo que agora pareça um mau negócio, ignorar uma aliança natural entre vizinhos é a forma última de esquecimento das nossas raízes. É tendo um vizinho igualmente rico e seguro que se alcança soberania local. Se hoje somos a “estrela” e eles os coadjuvantes, importante lembrar que já fomos mais motivo de piada do que hoje; e que a única ação racional é uma política de valorização regional. A outra opção seria uma ruptura com vizinhos de fronteira, que sem uma política de segurança conjunta, só aprofundaria as… Read more »

Adler Medrado
10 anos atrás

“NÃO SOMOS latino-americanos, somos sul-americanos, que é coisa muito diferente. A começar pela língua e pela cultura…” – Perfeita a colocação. Eu sempre tive a impressão de que os nossos vizinhos sempre nos odiaram, sempre tiveram inveja e se pudessem, nos esmagariam. Moro na fronteira com a Argentina, a região do lado argentino só sobrevive porque nós vamos lá fazer compras e mesmo assim eles nos tratam com desrespeito. Se não fôssemos lá eles morreriam de fome, mas, não abaixam a cabeça. Prefiriria viver em estado de guerra declarada contra eles do que da forma como vivemos hoje, pelo menos… Read more »