Flag_of_Venezuela_(state)

Clipping(Andrés Oppenheimer – La Nacion, 14) 1. Nesta cultura de “vale tudo”, a Venezuela quadruplicou sua taxa de homicídios desde que Chávez assumiu a presidência 15 anos atrás; de 19 mortes por 100.000 habitantes em 1999, passou para 79 mortes por 100.000 habitantes atualmente, de acordo com dados do Observatório da Violência da Venezuela, um grupo não-governamental dedicado ao registro de crimes violentos. No mês passado, o ministro do Interior da Venezuela, Miguel Rodríguez, questionou os números do Observatório da Violência, e afirmou que a taxa de homicídios é de 39 por 100.000 habitantes.

2. A estimativa mais recente do Escritório de Drogas e Crime das Nações Unidas é que a taxa de homicídios na Venezuela é de 45 mortes por 100.000 habitantes, muito acima da vizinha Colômbia (31), que sofre de um conflito armado, e do México (24 mortes). Alfredo Romero, diretor do Fórum Penal Venezuelano, um grupo não-governamental com sede em Caracas, disse em uma entrevista por telefone que as principais razões para o enorme aumento do crime na Venezuela são a corrupção policial, a impunidade dos criminosos e o falido sistema prisional, que levam a maioria dos venezuelanos a nem sequer reportar os crimes dos quais são vítimas.

3. Chávez instalou na sociedade a ideia de que roubar não é algo necessariamente ruim, e que os criminosos não são necessariamente pessoas ruins, mas muitas vezes vítimas do sistema capitalista. Isso contribuiu para a onda de roubos, assaltos e assassinatos no país, acrescentou. Minha opinião: Eu concordo. Obviamente, como em outros países, as principais causas do aumento da criminalidade na Venezuela são a corrupção policial e a impunidade dos criminosos.

4. Mas na Venezuela, o discurso violento do governo piora as coisas. Felizmente, após vários meses negando uma epidemia de criminalidade, Maduro convidou governadores governistas e da oposição para irem ao palácio presidencial na última quarta-feira, para encontrar soluções para o problema.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Pobre América Latina, que ainda permite que bandidos travestidos de caudilhos que lutam pela Justiça e contra as desigualdades assumam o poder e façam de um país com petróeo o que a pobre Venezuela é. E a lástima se estende para Cuba, Paraguai, Bolívia, Suriname, Argentina. Pobres bolivarianos. Graças a Deus não somos latino-americanos!

Marcos
Marcos
10 anos atrás

O que aumenta a criminalidade, riqueza ou pobreza?
R: Impunidade!!!!!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Eu sinto muito pela miss e pelo seu país. Achei ótimo o negrito no artigo, porque esse é o ponto mais perigoso do socialismo em uma democracia. Como ele sempre está amarrado a seus “braços armados”, é leniente com o “estatuto” deles. E as implicações disso na sociedade são imensas. Se pegarmos o caso do Brasil, podemos ver um processo de degradação em quase todos os campos. Sobretudo, no educacional e moral. Uma rápida espiada na conta do Twitter de um ídolo de uma geração como o Mano Brown, por exemplo, vê-se a incitação ao crime e ao ódio a… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

“aldoghisolfi
15 de janeiro de 2014 at 12:42 #”

Suriname bolivariano ? Onde ? Quando ?

Lá como cá. Cada povo tem o governo que o elegeu.
Agora aguenta !

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

OK… o Suriname não é bolivariano. Abrangência da redação, corrigida.
Gracias.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

A criminalidade parece avançar em toda a A. L. mesmo nos USA parece piorar. Sei lá galera, acho que não é o sistema em si ser esquerda ou Direita, a equação é outra. A China é “esquerda” e fuzila todo mundo. Não se pode dizer que la tem impunidade generalizada. Países de Direita também tem corrupção. A questão é : várias sociedades estão simplesmente perdendo a fibra, porque entenderam tudo errado a respeito de Direitos Humanos. Confundiram Direitos Humanos com impunidade. Ta tudo errado. Não só no Brasil ou Venezuela, é em muitos países. É como se os valores morais… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Wagner, foi por isso que eu lembrei que comunista sabe resolver o problema. Governo socialista só consegue resolver o problema da violência quando se transforma em regime comunista. Enquanto o Maduro estiver governando em uma “democracia”, por mais fraca que seja, ele não pode atacar a violência sem perder a capacidade de intimidação dos seus “apoiadores”. Por isso, se a violência descambar do jeito que parece que já está acontecendo, a tendência – na minha opinião – é o Maduro dar o golpe. E ai sim, resolver o problema da violência ao estilo chinês. Realmente está tudo errado. A coisa… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

“aldoghisolfi
16 de janeiro de 2014 at 7:01 #

OK… o Suriname não é bolivariano. Abrangência da redação, corrigida.

Gracias.”

Porsupuesto !

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Reitero:

Lá como cá. Cada povo tem o governo que o elegeu.
Agora aguenta !