Americanos e britânicos estão entre mortos

 

atentado em cabul - foto AP

ClippingDois americanos e dois britânicos estão entre os 21 mortos em atentado reivindicado pelo Taleban contra um restaurante libanês no centro de Cabul, no Afeganistão, na noite de sexta-feira. A ação foi sucedida por um tiroteio, em que três insurgentes foram mortos.

Segundo a embaixada dos Estados Unidos em Cabul, os dois eram funcionários de uma organização privada sem fins lucrativos e atuavam na Universidade Americana do Afeganistão, instituição fundada após o início da guerra, em 2001. A embaixada e a instituição não informaram o nome das vítimas.

Já a Chancelaria britânica confirmou a morte de dois cidadãos do Reino Unido –um vinculado à Missão Policial Europeia no Afeganistão e um homem, identificado como Dhamender Singh Phangurha. Além de EUA e Reino Unido, o Canadá confirmou a morte de dois cidadãos e a Dinamarca, de um.

No ataque, também morreram três funcionários da ONU e Wabel Abdullah, do FMI (Fundo Monetário Internacional). O local atingido se chamava “Taberna do Líbano”, um restaurante muito apreciado por diplomatas, trabalhadores humanitários e outros estrangeiros que vivem na capital afegã.

ATENTADO

A ação começou na noite de sexta-feira (17), quando um homem-bomba detonou explosivos em frente ao restaurante. Em seguida, outros dois homens entraram e começaram a atirar nos clientes. Testemunhas afirmaram que o ataque foi extremamente violento.

“Estava sentado com amigos na cozinha quando ocorreu a explosão. A fumaça entrou pela cozinha e, a princípio, pensei que fosse um acidente com um bujão de gás, mas logo em seguida um homem entrou gritando ‘Allah akbar!’ (“Deus é grande”) e começou a atirar”, disse o cozinheiro Abdul Majid.

A autoria do atentado foi reivindicada pelo Taleban por um comunicado enviado à imprensa pelo porta-voz dos insurgentes, Zabiullah Mujahid. Expulsos do poder em 2001 pela força militar chefiada pelos EUA, o Taleban lutam contra as forças do governo no Afeganistão, com ações armadas e ataques a bomba.

FONTE: Folha de São Paulo, via UOL

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás

CABUM (Trocadilho infame) = como se diz no Rio, “Terra de Marlboro”