General que chefia Missão da ONU no Congo profere palestra no Ministério da Defesa

0

cruz_intranetElogiado pela mídia internacional por sua atuação no comando das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Congo (Monusco, na sigla em inglês), o general Carlos Alberto Santos Cruz proferiu palestra nesta segunda-feira no Instituto Pandiá Calógeras, no Ministério da Defesa.

Nomeado em maio de 2013 passado para comandar a Monusco, a frente de quase 20 mil homens de 20 países, o general foi apontado pela agência britânica Reuters como decisivo no processo de pacificação e estabilização do país africano, em guerra civil desde 2012.

Santos Cruz lidera uma experiência inédita entre os chamados capacetes azuis: a Brigada de Intervenção, uma unidade de soldados das Nações Unidas (ONU) que tem autoridade e equipamentos para ações ofensivas. Com esta iniciativa, ao lado do exército congolês, o comando brasileiro conseguiu derrotar os rebeldes do grupo armado M23.

Para o general, o desempenho do país em missões de paz “é uma combinação da diplomacia, da experiência militar e da determinação do governo”.

O general também dirigiu as operações de paz no Haiti e a sua contribuição neste país foi relevante para sua escolha pela ONU para chefiar a Monusco.

Atualmente, o Brasil participa, além da Monusco, de missões de paz no Haiti (Minustah) e na chefia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil).

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments