‘Putin não tomará nenhuma decisão sobre Ucrânia antes do referendo’, afirma John Kerry

0

80AB2DDC-62D4-4C38-BF0B-79FCCF14ACC7_mw1024_n_s

ClippingO secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, não tomará nenhuma decisão sobre a Ucrânia antes da realização do referendo na região autônoma ucraniana da Crimeia.

O chefe da diplomacia norte-americana falava depois de um encontro de cerca de seis horas, hoje em Londres, com o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

O representante russo “deixou claro que o Presidente Putin não está preparado para tomar qualquer decisão sobre a Ucrânia antes do referendo de domingo”, declarou Kerry, reiterando que Washington considera este referendo como “ilegítimo” e que a comunidade internacional não irá reconhecer o resultado da consulta pública.

Em declarações aos jornalistas, o chefe da diplomacia norte-americana advertiu que a Rússia irá enfrentar sanções, caso o referendo da Crimeia seja realizado. “Se o referendo acontecer, vão existir algumas sanções, haverá alguma resposta”, referiu John Kerry.

Ao mesmo tempo em que eram divulgadas as declarações de Kerry, uma fonte do Departamento de Estado norte-americano, citada pela agência noticiosa francesa AFP, acrescentou que Washington e Moscou não conseguiram “encontrar um terreno de entendimento” sobre a Ucrânia.

“Desenvolvemos muitas ideias e estávamos prontos para as propor à Rússia, em nome da Ucrânia, mas rapidamente foi perceptível  que Sergei Lavrov  não estava autorizado a discutir propostas que tivessem consequências sobre a Crimeia antes do referendo”, acrescentou a mesma fonte.

As autoridades locais da Crimeia, no sul da Ucrânia, não reconhecem o novo Governo de Kiev e agendaram para domingo um referendo sobre a anexação da península à Rússia.

Forças pró-russas começaram a assumir posições estratégicas na Crimeia, território predominantemente habitado por russos, após a destituição do Presidente Viktor Ianukovich no passado dia 22 de fevereiro.

FONTE: Diário Digital

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments