Pró-russos proclamam república soberana de Donetsk

8

russiadonetskprotestos1

ClippingOs manifestantes que desde domingo ocupam o edifício da administração local em Donetsk, no leste da Ucrânia, proclamaram hoje uma “república soberana”, indicaram os seus representantes aos jornalistas no terreno, segundo a agência de notícias AFP.

Os jornalistas não foram, porém, autorizados a entrar no edifício, mas o representante anunciou-lhes a notícia junto à porta. Segundo a agência Interfax, os manifestantes decidiram organizar um referendo sobre a sua soberania regional para 11 de maio. E o site de informação local Ostrov afirmava que eles tinham decidido pedir para se juntar à Federação da Rússia.

Ainda segundo a AFP, um vídeo colocado na internet – e apresentado como sendo de uma assembleia realizada pelos manifestantes – mostra um homem dizendo: “Proclamo a criação do Estado soberano da república popular de Donetsk”. Esse homem, informa a mesma agência, é o mesmo que apareceu nos vídeos que foram colocados na internet no domingo, assumindo-se como um dos líderes dos manifestantes que tomaram o controle da administração regional de Donetsk.

Várias dezenas de manifestantes pró-russos concentraram-se junto ao edifício em causa para aplaudir a auto-proclamação, mas parecem não controlar outras partes da cidade, afirma ainda a AFP.

FONTE: Diário de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Não lembra um certo outono de 1939, num estreito corredor chamado Dantzig……..
Os eurobambis vão estar em sérios apuros em breve….

Grande abraço

Jackal975
Jackal975
9 anos atrás

Isso que eu chamo estar entre a “cruz e a espada”, a pobre Ucrânia vai acabar sucumbindo, virando pó no meio desse embate de gigantes (UE x Rússia).

aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

Che, tenho uma simpatia muito grande pela Ucrânia, mas vejo a história se repetindo sendo ela a bola da vez.

Com esta nova ‘república soberana’, entendo que vai acontecer o mesmo que aconteceu com a Criméia que era uma República Autônoma; faltou, em ambos os casos a identidade ucraniana e prevaleceu a identidade russa, a começar pela língua.

Na realidade, até penso que isso nada mais é do que um xacoalhar político, acomodando uma situação anômala que iria se remexer a qualquer momento.

Wagner
Wagner
9 anos atrás

não ficou claro ate agora se isso é so zoeira no predio ou se de fato a regiao esta se toirnando independente. Eu nao gostaria que houvesse confrontos lá, isso vai obrigar a Rússia a intervir, e essa neura nao vai acabar nunca. Já chega de tudo isso. A Ucrania que faça suas eleições e bola para frente. A Rússia não quer invadir a região, isso é propaganda ocidental. E se ela o fizer, é pq realmente se sentiu obrigada. Essa visão imbecil que existe na imprensa ocidental, incluindo nossos jornais aqui, de que o Putin é o malvado, sério,… Read more »

wwolf22
wwolf22
9 anos atrás

Nao esta na hora da regia Sudoeste se separar do Brasil e fundar uma nova nacao ?!?!? vamos juntar uns russos para nos ajudarem… he he he
tenho um amigo russo, vou pedir pra ele enviar um email pro Vladimir…

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Obrigada por que Wagner? Qual o fato que faria a Rússia se sentir ameaçada?

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Tchê Colombelli, uma sugestão:

Não discute com o representante da “mãe Rússia” vais perderm teu precioso tempo.

Grande abraço

Santana Denis
Santana Denis
9 anos atrás

Vamos conversar… Primeiro de tudo uma sucinta nota de “repúdio” ao comentário do wwol22, por ter embutido em seu pensamento um senso de superioridade inexistente. Respeito sua opinião porém ressalto que não ha uma região do Brasil mais ou menos importante que as demais, cada região do nosso grandioso país é do jeito que é com suas características graças ao fato de sermos uma República Federativa e servimos uma região as outras com mão de obra, matéria prima etc…, dito isso e crente do quão sabido é a despeito desse tema o parceiro wwol22 e que seu comentário saiu sem… Read more »