Dia do Exército

No dia 19 de abril se comemora o Dia do Exército Brasileiro. Essa data assinala a criação da entidade, que aconteceu no dia 19 de abril de 1648. Na verdade, essa data foi o dia da primeira batalha dos Guararapes, que aconteceu no estado de Pernambuco. Ali, um grupo de brasileiros se juntou pela primeira vez para defender o Brasil contra a dominação holandesa. Como esse dia foi marcante para o povo brasileiro, foi instituída como o Dia do Exército.

“Além de comemorar a vitória dos Guararapes, o 19 de abril tem como objetivo enaltecer o espírito patriótico brasileiro e divulgar a importância do exército para o País”, comenta Maria Alice S. V. Ferreira, proprietária da Price, empresa que fabrica botas e coturnos militares. E acrescenta: “é importante saber que o Exército Brasileiro também atua em campanhas sociais, leva alimentos e presta serviços médicos às localidades do país que são mais isoladas”.

O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, que têm como objetivo assegurar a defesa da segurança nacional. Para isso, junto com a Marinha e a Aeronáutica, os efetivos do exército participam de treinamentos específicos para operar em casos de guerra e de conflitos mais extremos. São, também, responsáveis pela segurança junto às fronteiras.

M113

Dentro do exército há uma hierarquia: a infantaria, a cavalaria e a artilharia. É composto ainda por tropas de elite, especializadas em missões não convencionais, como a Brigada de Operações Especiais, a Brigada de Infantaria Paraquedista, além das especializadas em defender o bioma nacional. No setor educacional, o exército desenvolve projetos de pesquisa, na área científico-tecnológica, através do IME (Instituto Militar de Engenharia), uma das melhores faculdades do país. Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de duzentos mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.

“É preciso ter um olhar mais apurado sobre o Exército Brasileiro, pois eles também atuam em tragédias e, nos últimos tempos, na segurança de grandes centros urbanos, como em favelas no Rio de Janeiro. Este ano, com a Copa do Mundo no Brasil, o exército, assim como a marinha e a aeronáutica, irá participar da segurança em todas as cidades que acontecem os jogos. Com certeza, uma responsabilidade de muita importância que os brasileiros precisam valorizar”, finaliza Ferreira.

DIVULGAÇÃO: Sakey Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

PARABÉNS À TROPA!

Mayuan
Mayuan
9 anos atrás

Comemorar com M-113 reformado é dose…

Wagner
Wagner
9 anos atrás

Nosso Exército carece de personalidade, tem que sair dessa neura americanofila e aprender a ser independente. Exército não tem que ser reduto da Direita. Isso tudo está errado. Exército não tem que comprar uniforme chines que imita o norte-americano. Não tem que usar lixo norte americano da decada de 70. Não tem que ficar admirando os Estados Unidos. Danem-se os Estados Unidos, nós somos brasileiros e não norte americanos. Não tem que se envolver em política e ficar xingando o PT ( nao que este não o mereça…), mas não é o Exército quem tem que ficar nisso. Exérctio :… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Wagner, com pouquíssimas alterações, subescrevo tudo o que disseste.

O núcleo intelectual das FFAA ainda está querendo lutar contra o “inimigo vermelho”, que além de não existir, nunca foi de fato um inimigo.

O dia que o MD conseguir provar à que veio, e de fato ditar uma cultura conjunta que preze para o quê precisamos, aí sim teremos uma Força de fato dissuasória.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Wagner e Leonardo Com, o devido respeito, mas vocês acabam de demonstrar que não sabem nada sobre o EB e sobre a caserna com as estultices que acabam de falar. Falam sem nenhum conhecimento de causa ai so podem produzir pérolas como estas acima. Informem-se amigos, quem está com uma visão ideologizada e deturpada são vocês são vocês. A propósito, o único equipamento made um USA do EB são alguns jeeps, M-113, os M101 e M114 e o M-40. O EB usa maioria de equipamento europeu e não lixo americano dos anos 70. O uniforme brasileiro não imita o do… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

Colombelli, boa tarde. Causo é interpretação doutrinária. Acho que o pior inimigo que as FFAA têm são os brasileiros ocos, desconectados, demitidos de cidadania, votantes, desenvolvidos e moldados desde o FHC e lapidados pelo Lula e a Dilma inclusive com a truppe da Globo! A desarticulação das FFAA faz parte da dialética marxista do poder dominante, que sempre discute situações especiosas por meio de desenvolvimento de pensamentos vazios, arrematando as suas teses com situações fáticas de meia verdade, que é uma mentira inteira travestida de verdade. E nisto eles são excelentes, dirigem-se sempre para os ‘desligados’. Por exemplo, o drama… Read more »

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Colombelli, boa noite concordo em parte. Porque o povo foi induzido pela midia que na realidade não precisamos de forças armadas afinal na mente da DIREITA Brasileira noisss temos os AMERICANOS para nos PROTEGER!!!! Agora na mente da ESQUERDA porque precisamos de forças armadas, noisss na verdade precisamos de mais escolas, hospitais e de bolsas de todo o tipo etc… porque noisss somos um povo pacifico e sem inimigos e todos os povos sao amigos e irmãos. Agora o pensamento NACIONALISTA gostaríamos de ter forças armadas fortes e poderosas, queremos a bomba queremos falar português no espaço e colonizar planetas… Read more »

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Pois na condição de quem pertenceu às FA lhes digo que no seio destas há todos os matizes ideológicos. Mas o cidadão vir dizer que existe no EB “adoração” pelos EUA; que o EB ainda vê a “esquerda” como inimigo e que ela nunca o foi; que “brinca” de americano e muita falta de senso, generalização e falta de conteúdo. Não tenho procuração para falar em nome do EB, mas falarei em meu nome como elemento da reserva não remunerada trazendo uma visão de quem ao menos conhece pessoalmente o ambiente da caserna. NInguem adora os EUA ou outro qualquer… Read more »

Mayuan
Mayuan
9 anos atrás

Colombelli, Não é necessário usar farda pra compreender qualquer coisa. É preciso sim, informação clara que as FAs tem falhado em passar ao grande público. Portões abertos (dentro do possível) e lutar no campo de batalha que muitas FAs já descobriram e algumas ainda desconhecem: corações e mentes. Somente quando o EB conseguir ser verdadeiramente visto pelo povo como “braço forte e mão amiga” é que a população vai apoiá-lo incondicionalmente e os preconceitos vão começar a desaparecer. As FAs precisam aterrar o fosso aberto em 64 que a separa do resto da sociedade. Muita coisa tem sido feita nessa… Read more »

Vader
9 anos atrás

Caro Colombelli, não perca seu tempo com Wágner e quejandos: só quem pode falar os absurdos que o cidadão fala é alguém que NUNCA esteve lá dentro.

Parabéns ao EB de Henrique Dias, de Pedro I, de Caxias, de Mascarenhas de Moraes, de Ernesto Geisel e tantos outros.

Sds.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Mayuan As FA não são circo e muito menos instrumento de política de forma a lhes caber uma relação pública como meta, e se não fossem bem vistas pela população não seriam as instituições com maior índice de credibilidade em qualquer pesquisa, muito em parte por não se preocuparem em aparecer. Em 64 so foi aberto fosso em relação aos que queriam o Cubão, pois a maioria da população apoiou a ação e hoje é emblemático que muitos queiram semelhante movimento reeditado, mostrando que enxergam nas FA o ultimo bastião contra a corrupção e o desmando que agora atingem os… Read more »

rsbacchi
rsbacchi
9 anos atrás

Colombelli, excelente! Nota 10!

Mayuan
Mayuan
9 anos atrás

Colombelli, A credibilidade é constatada por pesquisas mas ainda existe em grande parte da população um sentimento de distanciamento com relação às FAs. É nesse sentido em que acho que a comunicação social pode ser sim melhorada. Não deve ser sua maior meta pois esta é a defesa do país mas, em minha opinião, deve sim ser uma das metas a atingir. Não para fazer bonito para esse governo ou qualquer nem muito menos pra fazer papel de palhaço mas para ter apoio da população quando dele precisar. A sociedade precisa das FAs e as FAs precisam da sociedade. Uma… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Desfile de blindados do EB:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/04/brazilian-armor-on-parade-various-via.html)

Gerhard Erich Boehme
5 anos atrás

Infelizmente a nossa história não é contada com a fidelidade que merece. Imagine se viéssemos a contar a verdade, que o Exército Brasileiro foi fundado por um alemão. João Henrique Böhm, o fundador do exército brasileiro https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/107500 Ou que entre os principais heróis da 2ª Guerra os principais foram igualmente descendentes de alemães, como Max Wolf Filho. Ou que entre os brasileiros que tiveram dignidade de lutar contra a tirania de Vargas, entre os paulistas, tivemos um descendente de alemães, e que ele era também o principal craque de nosso futebol, muito antes do Pelé: Arthur Friedenreich. Ele foi constitucionalista… Read more »