‘Atacar os russos é atacar a Federação da Rússia’, diz Serguei Lavrov

9

Sergei Lavrov

Clipping“A Rússia responderá a qualquer ataque aos seus interesses na Ucrânia como fez na Geórgia em agosto de 2008”, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov. Em Agosto de 2008, a Rússia invadiu a região separatista georgiana da Ossétia do Sul, com o argumento de que deveria proteger os seus habitantes de origem russa.

“Se os nossos interesses legítimos, os interesses dos russos, forem atacados diretamente, como foram, por exemplo, na Ossétia do Sul (república separatista da Geórgia), não vejo outra maneira de responder, no respeito pelo direito internacional”, disse Lavrov ao canal de televisão RT. “Um ataque contra cidadãos russos é um ataque à Rússia”, acrescentou.

As declarações do ministro russo seguem-se ao anúncio pelas autoridades ucranianas do reinício da operação “antiterrorista” contra as forças separatistas do leste da Ucrânia, horas depois da partida do país do vice-presidente norte-americano, Joe Biden. Na entrevista à RT, Serguei Lavrov considerou que as decisões do Governo ucraniano são “dirigidas” pelos Estados Unidos.

Em 21 de Março, a Rússia anexou a região ucraniana da Crimeia, cuja população votou num referendo pela separação da Ucrânia após rebelar-se contra as novas autoridades de Kiev, no poder desde que em 22 de Fevereiro o presidente Viktor Yanukovich foi deposto. A rebelião dos ucranianos de origem russa estendeu-se para outras zonas do sudeste da Ucrânia, como Donetsk.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo desprezou as acusações ocidentais de que a Rússia acumula forças militares na fronteira da Ucrânia com fins de intimidação. “As nossas tropas encontram-nos no nosso território. Participaram em exercícios militares, que têm caráter regular desde que (em 2012) Sergei Shoigu liderou o Ministério da Defesa”, explicou.

Lavrov lembrou que no ano passado foram realizados exercícios militares na Sibéria e no leste da Rússia, e que depois ocorreram manobras no centro do país, nas proximidades da Ucrânia. “Acredito que estão sendo planejados novos exercícios no noroeste da Rússia”, acrescentou.

FONTE: Diário Digital

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan
Ivan
9 anos atrás

“Acredito que estão sendo planejados novos exercícios no noroeste da Rússia”… Qual a mensagem de Lavrov? Onde fica o “noroeste” dele. Uma mapa para ajudar: Desconfio que o noroeste da Rússia é aquela região que vai da fronteira com o norte da Bielorussia (Belarus) e vai até a Península de Murmansk. No mapa anexo seria entre as cidades de São Petersburgo e Murmansk, frontal a já escolada Filândia, mas também perigosamente próximo das fracas Estônia, Letônia e Lituania. Aquele pedacinho de mar apertado que vai do Báltico até a cidade de São Petersburgo é o Golfo da Filândia. Durante o… Read more »

Soldat
Soldat
9 anos atrás

concordo com Lavrov

O que os chamados ocidentais os arautos da democracia e da liberdade e não querem entende!!! é que essas terra no leste da Ucrânia foram retiradas da Russia pelos malditos Comunistas, enfim vamos ver no que vai dar???

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Interesses russos na Ucrânia? Isso não existe legalmente a não ser como desculpa furada para invasão e usurpação. Nenhum “interesse” de um país em solo de outro legitima uso de força. Soldat. os “malditos comunistas” eram russos, bielorussos, ucranianos,letões e mais a 82 etnias que existiam na antiga URSS. Como assim foram retiradas dos russos pelos comunistas? Os russos não eram também comunistas? O que está faltando é gente com culhões no ocidente. Os russos viram que não passam de uns “bambis” e estão se aproveitando. Enquanto não houver uma resposta forte vai seguir a “tenteada”. Ressalto aqui que pra… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Colombelli, concordo plenamente com a parte do direito internacional.

As minhas dúvidas são:

Por que os europeus deveriam defender a Ucrânia?

Por que o contribuinte francês, alemão e espanhol teria que pagar para defender a Ucrânia?

Pior, por que os militares desses países deveriam lutar e eventualmente morrer pela Ucrânia?

Saudações!

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Rafael, o interesse deles não seria a Ucrânia especificamente, mas sim por um fim ao expancionismo russo.

Eles devem recordar que a ultima vez Chamberlain e Deladier contemporizaram com o expancionismo territorial na Europa o resultado foi uma escalada que terminou com a segunda guerra.

A luta, portanto, não é por um território específico, mas tem o condão de ser uma atitude em vista do que virá depois e da instabilidade que isso pode gerar, com refugiados, guerra nas fronteiras da Europa ocidental e terrorismo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Caro Colombelli, Imaginava essa resposta, já que a questão é bem parecida com o caso dos sudetos. Porém, talvez a contemporização atual leve em conta que a Rússia não tem o mesmo poder e disposição que a Alemanha nazista tinha, àquela época (mesmo considerando o arsenal nuclear russo). Além das questões políticas e econômicas que eu citei e, até de certa forma, da falta de legitimidade perante o Direito Internacional, dos europeus guerrearem pela Ucrânia sem autorização da ONU ou de algum tratado entre as partes envolvidas. Mas é claro que eles podem estar cometendo exatamente o mesmo erro do… Read more »

Sniper
Sniper
9 anos atrás

Acho que a trilogia deveria exigir idade mínima de 16 anos para participaçao nas discussões… excesso de toddynho ja ta provocando autofagia neurológica.

Saudaçoes

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

Se o Lavrov está assim tão preocupado c/ os russos étnicos, na perigosa Ucrânia, coloque-os em um trem e leve-os para a Russia!!!
E deixe de ameaças, em território ucrâniano, valem as leis da terra e não as de um outro país, os descontentes que se mudem!!!

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
9 anos atrás

“Sniper
24 de abril de 2014 at 1:23 #

Acho que a trilogia deveria exigir idade mínima de 16 anos para participaçao nas discussões… excesso de toddynho ja ta provocando autofagia neurológica.”
.
.
.
hahahaha
Sensacional !!! Curto muito essa idéia !!