Rússia acusa EUA e UE de tentarem fomentar uma revolução na Ucrânia

2

Russian Foreign Minister Sergei Lavrov s

ClippingA Rússia acusou nesta quinta-feira (24) Estados Unidos e União Europeia pelo que considera a tentativa de provocar uma revolução na Ucrânia e de utilizar Kiev como “um peão no jogo geopolítico” contra Moscou.

“Na Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia tentara, realizar uma nova ‘revolução colorida’, uma operação de mudança de regime contrária à Constituição”, disse o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

A Rússia chama de “revolução colorida” as mudanças de poder como a “revolução laranja” de 2004 na Ucrânia ou a “revolução rosa” um ano antes na Geórgia. Moscou sempre acusou os países ocidentais de terem provocado as revoltas nas duas ex-repúblicas soviéticas. “Além disso, poucos analistas sérios duvidam de que não se trata do destino da Ucrânia. Simplesmente utilizaram e continuam utilizando a Ucrânia como um peão no jogo geopolítico”, completou Lavrov.

“Nossos sócios ocidentais, sobretudo Estados Unidos, tentam comportar-se como vencedores da Guerra Fria e agir como se fosse possível não levar a Rússia em consideração nos assuntos europeus e fazer coisas que prejudicam diretamente os interesses da Rússia”, afirmou.

Segundo o chanceler, “trata-se de continuar com a política de contenção de nosso país, a qual, no fundo, o Ocidente nunca renunciou”, disse, utilizando um termo da época da Guerra Fria. “Basta recordar a propaganda histérica contra a Rússia difundida por Estados Unidos e Europa bem antes dos acontecimentos na Ucrânia, a vontade de prejudicar por todos os meios os Jogos Olímpicos de Sochi”, destacou.

Ativistas pró-Rússia pedem um referendo separatista no leste da Ucrânia, seguindo o exemplo da península da Crimeia, anexada recentemente à Rússia após uma consulta popular que não foi reconhecida por Kiev nem pelos países ocidentais. Washington acusa Moscou de estar por trás dos distúrbios no leste da Ucrânia.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat
Soldat
10 anos atrás

Os Russo estão certo quem ta fomentando toda essa bagunça sãos os Âmis e suas colonias da UE.

Uitinã
Uitinã
10 anos atrás

Uma coisa e bem certa essa tentativa de tentar isolar a Russia vai dar muita M””, vão cutucar o urso com a vara curta, e o Urso vai dar seu famoso abraço de Urso.