Exército nas ruas em Recife

Mais de 150 pessoas foram presas na onda de saques que atinge o estado

ClippingVários estabelecimentos comerciais da região metropolitana do Recife foram saqueados desde a noite de terça-feira (13), quando policiais militares e bombeiros de Pernambuco deflagaram uma greve por tempo indeterminado. A chefia de Polícia Civil de Pernambuco informou que 170 pessoas foram detidas desde o início da paralisação da PM. Cento e cinquenta foram levadas a delegacias nesta quinta-feira e 20, ontem.

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública e militares do Exército assumiram, nesta quinta-feira (15), o policiamento ostensivo em Pernambuco. Tropas já começaram a patrulhar ruas do centro e subúrbio do Recife e cidades da Região Metropolitana.

Segundo o diretor-secretário da Associação Comercial de Pernambuco, Adalberto Arruda Silva, já foram confirmados saques a farmácias, supermercados, lojas de eletroeletrônicos e de calçados. Os saques ocorreram principalmente em Abreu e Lima, onde ônibus foram depredados e a prefeitura decretou ponto facultativo.

“Temos ciência das notícias de saques e de ações violentas, mas ainda não podemos falar em números. Até porque, há muitos boatos. Foi tudo muito repentino e surpreendente. Não esperávamos ações tão agressivas”, afirmou o diretor.

Na capital, parte dos lojistas do Shopping Recife fechou as portas após um princípio de tumulto cuja origem ainda está sendo verificada. Segundo funcionários de lojas, não houve furtos ou saques, só um mal-entendido, e parte das lojas reabriu. No entanto, mais tarde, como medida preventiva, a administração do shopping decidiu encerrar o expediente. Nas redes sociais, internautas que disseram ter presenciado a correria garantem que se tratou de um arrastão e que houve grande confusão.

Já em Jaboatão, temendo boatos, alguns lojistas do Shopping Guararapes interromperam o expediente, mesmo a administração do tendo reforçado a segurança. De acordo com a assessoria do shopping, o movimento de consumidores é bem menor que o habitual.

A pedido do governador João Lyra Neto, o Ministério da Justiça autorizou o envio de homens da Força Nacional de Segurança Pública para Pernambuco. A força está autorizada a permanecer no estado pelo período necessário, até o encerramento da greve, e irá atuar em ações de segurança e ordem pública.

Entre 18 reivindicações, os policiais militares e bombeiros pedem melhores condições de trabalho; reajuste salarial de 50% para soldados e de 30% para oficiais retroativo a janeiro deste ano; aprovação de um novo plano de cargos e carreira; fim da pena de prisão prevista no Código Disciplinar; exigência de curso superior para admissão de novos militares; pagamento de uma gratificação para quem fizer cursos de especialização, além do aumento do valor do tíquete-refeição.

FONTE: Jornal do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Esperem so pra ver quando chegar a copa a onde de greves que vai ocorrer.

Quem planta ventos colhe tempestades

Vader
9 anos atrás

Vai faltar Exército kkkkkkk…

Opa, espero que não me convoquem, porque minha forma física já não cabe mais na farda kkkkkk

Vader
9 anos atrás

Embora a pontaria e a vibração sejam a mesma 😉

Lyw
Lyw
9 anos atrás

A situação por aqui não foi boa mesmo pessoal!