‘Anão diplomático’: Marco Aurélio rebate ‘sub do sub do sub’

31

marco-aurelio-garcia-foto veja

Clipping  O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, chamou de “sub do sub do sub do sub do sub” o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, que classificou o Brasil como “anão diplomático” e ironizou a derrota da seleção brasileira por 7 a 1 contra a Alemanha na Copa.

“Ele [Yigal Palmor] é o sub do sub do sub do sub do sub”, disse Garcia, ao chegar para instalação do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (25).

A “crise diplomática” entre Brasil e Israel começou na quarta (23), quando, em nota oficial, o governo brasileiro classificou de “inaceitável” a escalada da violência na Faixa de Gaza e informou que chamou o embaixador em Tel Aviv “para consulta”.

A medida de convocar um embaixador é excepcional e tomada quando o governo quer demonstrar o descontentamento e avalia que a situação no outro país é de extrema gravidade.

Depois, o jornal “The Jerusalem Post” publicou reportagem na qual Yigal Palmor questionou a retirada do embaixador e chamou o Brasil de “anão diplomático”. Em reação, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou que, se existe algum “anão diplomático”, o Brasil não é um deles.

Em entrevista à TV Globo, Yigal Palmor rebateu as críticas feitas pelo governo brasileiro de uso “desproporcional” da força israelense na Faixa de Gaza.

“A resposta de Israel é perfeitamente proporcional de acordo com a lei internacional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional e quando é 7 a 1 é desproporcional. Lamento dizer, mas não é assim na vida real e sob a lei internacional”, disse Palmor.

Ao ser perguntado nesta sexta sobre o que achou da declaração sobre o “anão diplomático”, Marco Aurélio Garcia ironizou: “Eu não sei. Ele [Palmor] foi filmado daqui pra cima e não dá pra saber a estatura dele.”

Polêmica na crise aérea

Em 2007, quando era assessor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Garcia se envolveu em polêmica após ser flagrado fazendo gestos ao assistir uma reportagem que apontava a possibilidade de problemas mecânicos no avião da TAM que se acidentou em São Paulo, matando quase 200 pessoas. Ele reagiu com o gesto de bater uma mão fechada sobre a outra aberta.

Ao “Jornal da Globo”, naquela época, Garcia disse que não teria essa reação em público. E negou que estivesse comemorando o conteúdo da reportagem.

“Essas imagens que foram tomadas à revelia, de forma clandestina, refletem concretamente a minha indignação frente a uma determinada versão que se quis passar para a opinião pública, [versão] que creditava ao governo a responsabilidade de um acontecimento dramático”, disse Marco Aurélio Garcia que, na ocasião, foi criticado por parlamentares da oposição.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137
Corsario137
9 anos atrás

Pelo oclinhos, pelo biquinho e pelo sub do sub do sub, se vê que a mona, quer dizer, o diplomata, está ARRRASAAAADO com as afirmações israelenses.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Inspirador do patético MAG:

http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Eichmann

Vader
9 anos atrás

Marco Aurélio “Top Top” Garcia é um anão moral que representa com precisão milimétrica o lixo moral que é a política externa e a diplomacia ideológica do governo PeTralha. Pra quem se esqueceu ou não viu, este elemento é aquele mesmo que foi flagrado comemorando com “top-top” das mãos quando saiu uma reportagem dizendo que a culpa pelo acidente da TAM em Congonhas não era da ANAC controlada pelo PT; reportagem esta que aliás se mostrou errada, porque a culpa FOI MESMO da ANAC, entre outros culpados; tanto que a presidente da agência à época foi responsabilizada e CONDENADA pelo… Read more »

lynx
lynx
9 anos atrás

Só isso já dá a dimensão do despreparo da diplomacia de porta-de-botequim exercida por esse Sr. Além da cara de bêbado, ainda fala como um bêbado.
Um funcionário de tão alto escalão bater-boca com um porta-voz? Nem se a ofensa tivesse sido pessoal seria aceitável! Daqui há pouco ele vai chamar para a porr@d@, mas não sem antes tomar umas cachaças…

Luis
Luis
9 anos atrás

Acho que esses caras entram pro Itamaraty por meio de cotas para anões dos concursos, só pode! E o cérebro é diminuto também.

Essa turma trocada por m3rd@ sairia caro!!

Brandenburg
Brandenburg
9 anos atrás

MAG , UM dos responsáveis pelo nanismo diplomático brasileiro felizmente não é um diplomata de carreira apesar ditar as ordens ao itamaraty.É um professor da Unicamp, creio que aposentado, para sorte dos alunos e azar do Brasil.Creio que ainda tem antigos delírios trotsquistas, e é o grande formulador da política externa medíocre que adotamos. Se o Min Rel Ext de Israel autorizou o sub do sub…… falar aquilo, imaginem o que não falou no gabinete.Agora vejamos, caso um dos foguetes lançados pelo Hamas caisse sobre um Jumbo com 400 passageiros decolando ou aterrisando no aeroporto Ben Gurion será que o… Read more »

thomas_dw
thomas_dw
9 anos atrás

o cara que o Lula chamou de o ´sub do sub …´ poucos meses depois foi indicado como o novo presidente do Banco Mundial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Zoellick

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Se o cara é sub do sub do sub não deveria merecer comentário do assessor da presidência.
Realmente a diplomacia brasileira perdeu mais uma oportunidade de ficar calada.

Corsario137
Corsario137
9 anos atrás

Era sobre isso que eu falava no meu outro post:

https://www.facebook.com/photo.php?v=809592199058603

Corsario137
Corsario137
9 anos atrás

Desculpem eu ter publicado esse link do facebook, não é meu mas o que vale é a intenção.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Caro

Corsario137

25 de julho de 2014 at 22:34 #

Muito bom seu post, pura verdade.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Estimado Juarez Martinez

No epicentro do c…… você quiz dizer né ? rs

Shalom aleikhem

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
9 anos atrás

Só não me xingue
Só não me xingue
De sub sub sub sub sub o que…

http://www.youtube.com/watch?v=uGzexLHfiQs

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
9 anos atrás

Rsrsrsrsrs, eu não esqueci. Na época já era adolescente demais pra curtir o lado infantil do Balão Mágico, mas também já era protótipo de roqueiro o suficiente pra curtir bastante os sons do Barão, mesmo com essa letra meio bobinha.

O bom é que tinha também o clássico Carimbador Maluco do Raul, pra compensar. Um burocrata das estrelas é algo quase surreal.

O curioso nisso tudo é que, pouco menos de dez anos depois, o Jairzinho virou meu calouro na faculdade, quando eu já estava de saída.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Caro Nunão

kkrsrs a poeira do baú chegou aqui a 400 km de SAMPA,
eita memória ….

Mas sub sub sub mesmo é o ai embaixo:

http://www.naval.com.br/blog/2014/07/21/ministerio-da-economia-alemao-aprova-venda-de-submarino-a-israel/

Rogério
Rogério
9 anos atrás

Off topic:

E aí o Itamaraty vai se pronunciar?

Imagens de satélites provam que artilharia russa dispara contra Ucrânia

http://www.afp.com/pt/noticia/imagens-de-satelites-provam-que-artilharia-russa-dispara-contra-ucrania-eua

Antonio M
Antonio M
9 anos atrás

Esse senhor MAG, proferiu a “célebre” frase: “Chega de realizações, queremos utopia! ” que nem é dele, parece que viu escrita em um muro no México sabe-se lá quando.

Isso sim é ser sub do sub do sub ……

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Este dejeto do lulismo ainda continua causando estragos contra o Brasil. Num governo de pascácios amadores e desinformados estes pseudointelectuais/néscios acabam dando as cartas.

Esperar-se o que do PT?

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Israel disse com palavras bem diretas o que muitos outros países gostariam de dizer sobre nossa pseudo liderança no mundo “muristico” e ainda definiu bem o lugar de nossa diplomacia atual regida pelos ditames do forum de SP e seus seguidos grancinianos.
Bem feito, bem definido, sem rodeios, o diplomata Israelense enquadrou o Itamaravilha do modo que merecia.

Grande abraço

Leonardo Crestani
Leonardo Crestani
9 anos atrás

Caros, Vocês estão esquecendo que o judeuzinho lá humilhou o Brasil, e quando alguem malha o Brasil, eu como brasileiro não consigo engolir, pois apesar de não apoiar o governo atual, o sangue que corre em minhas veias é verde e amarelo. Na guerra dos farrapos, o imperador argentino ofereceu aos farrapos soldados e armas para enfrentar o imperio brasileiro, então o general farrapo Davi Canavarro disse o seguinte: A paz com o imperio será selada com o sangue do primeiro invasor que cruzar a fronteira, apesar de estarmos em guerra, todos somos brasileiros!!! Só pra constar, eu apoio e… Read more »

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Caro Leonardo! Como Gaúcho que sou prezo por demais as glórias e os ideiais Farroupilhas, porém neste caso o diplomata Israelense disse o que todo o mundo ocidental acha da nossa diplomacia atual, um lixo ideológico, dê uma olhada nas gravações do Snowden para saber a opinião do Dep de Estado Americano sobre o mesmo assunto, agora você nunca vai ver ou ouvir um destes países vir a público dizer da forma direta e clara como o diplomata Isrelense o fez., como provavelmente os Britãnicso, Franceses, Alemães, Holandeses e etc…eles sabem eu isto aqui, infelizmente está virado na casa da… Read more »

Leonardo Crestani
Leonardo Crestani
9 anos atrás

Caro Juarez,

Concordo plenamente que nossa diplomacia e nosso governo estão uma verdadeira droga, defendo o direito de Israel e qualquer outro país de usar a força se preciso contra seus inimigos, mas a maneira que o israelense falou, ele agrediu não só o estado brasileiro, mais o povo brasileiro, uma maneira deselegante pra um diplomata.

Abraços!!!

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Caro Leonardo Crestani! Que estas palavras sirvam de alerta ao povo brasileiro para que se cesse a acomodação deste mesmo povo que ouviu a dura e crua realidade daquilo que relamente é e não o que quer ser ou tenta parecer. Um povo que se deixa levar por falsas promessas, um povo que gosta de levar vantegem em tudo, que não aprendeu o senço de viver em coletividade precisa ouvir umas “verdades”, pode ser que isto de uma sacudida e lá no inicio de outubro, as pessoas reflitam um pouco mais e pratiquem a democracia verdadeira e não joguem um… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Prezado Leonardo Crestani O Israelense refere-se a diplomacia brasileira e suas atitudes. Não ataca verbalmente nosso povo, nossa Nação, nosso país. Refere-se exclusivamente a miopia diplomática(sic). Muito diferente de postagens que foram feitas no FORTE chamando Israel de lixo etc …. Diferente que nosso governo não condena veementemente os ataques a Israel e a quem os iniciou. “Só pra constar, eu apoio e concordo com Israel, que deve sim defender-se de seus inimigos!” Tua afirmação ao final mostra tua estrutura intelectual e tenho certeza que nós dois lamentamos as vítimas, famílias devastadas em ambos conflitantes. Mas disseste muito bem: “defender-se… Read more »

jacubao
jacubao
9 anos atrás

FAZER O QUE NÉ… INFELIZMENTE SOMOS REPRESENTADOS POR PESSOAS DESSE NÍVEL, QUE DEFENDE DITADORES E AGORA OS ASSASSINOS TERRORISTAS DO HAMAS… TOMARA QUE ISRAEL CHAME DE VOLTA TODOS OS SEUS ENGENHEIROS E TÉCNICOS RESPÓNSÁVEIS PELAS MODERNIZAÇÕES EM CURSO NAS FORÇAS ARMADAS PARA QUE ESSES “ANÕES” DE GRAVATA SE LEMBREM BEM DE QUEM É ISRAEL…

NOTA DOS EDITORES:

SOLICITAMOS QUE NÃO FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS EM MAIÚSCULAS, QUE SÃO PRERROGATIVAS DOS EDITORES REALIZAREM AVISOS COMO ESTE.

Antonio M
Antonio M
9 anos atrás

O embaixador fez seu papel, se houvesse um governo decente por aqui a réplica poderia ser à altura mas, não temos e ficará por isso mesmo pois é um governo tão contraditório.em seus atos e discursos que não tem moral para dar a tal réplica. É verdade que viver do passado é uma porcaria mas é irresistível lembrar de certos acontecimentos, como foi com a FEB na IIWW, quando das duras batalhas em Monte Castelo,Montese etc e os comandantes questionavam a capacidade das tropas brasileiras mas que no final do conflito e com as vitórias fizeram o comandante declarar que… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

O que pais nenhum parece preocupado em saber é quantos carregamentos de armas o terrorismo organizou e quais as organizações terroristas que as receberam , aonde estas armas foram ou estão sendo usadas, quais são os países que as forneceram, quais as empresas de transporte que estão envolvidas no transporte das mesmas, quem financiava as compras e finalmente quantas pessoas foram mortas graças aos al fatah, hezbollah e hamas da vida, melhor da morte.

Mais uma vez o mundo esta errando o alvo.

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás