Premier britânico diz que Irã pode ser parte da solução na Síria

4

Britain Prime Minister

ClippingApós uma reunião com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que o Irã pode ser “parte da solução” na luta contra os jihadistas na Síria. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Cameron declarou que o Reino Unido tem “profundas divergências” com o Irã, mas que “também se deveria dar (a Teerã) a possibilidade de mostrar que pode ser parte da solução, não parte do problema”. “Os líderes do Irã poderiam ajudar a derrotar a ameaça do Isil”, insistiu Cameron, referindo-se ao movimento Estado Islâmico que se espalhou por Síria e Iraque.

“Eles poderiam ajudar a garantir um Iraque mais estável e inclusivo, e uma Síria mais estável e inclusiva. E, se eles estiverem preparados para fazer isso, então, deveríamos dar as boas-vindas a seu comprometimento”, explicou Cameron.
O Irã, um regime xiita clerical, é inimigo dos jihadistas sunitas e apoia os líderes xiitas do Iraque, mas também é ligado ao regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, rejeitado pelas potências ocidentais. O premiê britânico também deixou claras suas críticas ao Irã, país que mantém tensas relações com Grã-Bretanha e Estados Unidos desde a revolução de 1979. “Temos profundas divergências: o apoio do Irã a organizações terroristas, seu programa nuclear, o tratamento que dá a seu povo. Tudo isso precisa mudar”, frisou.

O moderado Hassan Rouhani venceu as eleições no ano passado com a promessa de pôr fim ao isolamento internacional do Irã. O governo iraniano está se reunindo com as principais potências ocidentais para discutir seu programa nuclear.
Em entrevista concedida à TV estatal americana PBS, Rouhani advertiu nesta quarta-feira que apenas os ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos não destruirão os jihadistas do EI na Síria. “Não está claro para nós o que estão buscando (os americanos). Se estão sob a pressão da opinião pública, se querem fazer um espetáculo ou se têm um objetivo real para a região”.

“Mas posso dizer, sem engano, que nenhum grupo terrorista pode ser erradicado e destruído apenas com bombardeios aéreos”, destacou Rouhani em Nova York, onde participa da Assembleia Geral das Nações Unidas. Nesta quarta-feira, aviões dos Estados Unidos, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos retomaram os bombardeios contra o Estado Islâmico na Síria atacando 12 refinarias de petróleo sob o controle do movimento jihadista. “Estas refinarias, de pequeno porte, produzem combustível para as operações do EI e renda para financiar os ataques do grupo na Síria e no Iraque, incluindo suas operações futuras”, segundo o Comando Central (Centcom).

Os jihadistas, que controlam vários poços de petróleo no Iraque e na Síria, se financiam vendendo o produto – via intermediários – para Turquia, Iraque e Jordânia.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

E por que até agora esses poços de petróleo não foram bombardeados?

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Boa pergunta??

Âmis respondam please……..

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Tudo mundo agora reclama que somente os ataques aéreos não derrotarão os terroristas como se cobrassem dos americanos que coloque mais cidadãos americanos pra morrer. Aí eles vão e as críticas voltam.
Já tá na hora de morrer um pouco de russo e chinês pra variar. Cadê eles? Tem um mapinha rodando por aí que mostra que o EI quer se expandir até a Rússia e a China mas parece nem querer chegar perto dos Ãmis, mas são eles que têm que sujar as botas?
Assim fica fácil!

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Síria: bombardeamentos internacionais visam “tesouro” do Estado Islâmico.

como eu disse Âmis ainda bem que acordaram antes tarde do nunca…..

http://pt.euronews.com/2014/09/25/siria-bombardeamentos-internacionais-visam-tesouro-do-estado-islamico/