Fortaleza de Santa Cruz foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara

2

Fortaleza de Santa Cruz - 4

Rio de Janeiro – Com arquitetura imponente, a Fortaleza de Santa Cruz foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.

Em 1555, Villegagnon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, foi ampliada, tendo recebido inicialmente o nome de Nossa Senhora da Guia. Com uma área construída de 7.153 m2 , passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando proteger o embarque de ouro vindo de Minas Gerais.

A Fortaleza de Santa Cruz participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Durante a Revolta da Armada, lutou contra o Forte de Villegagnon. Seu último disparo foi dado em 1955.

Guarnecida até os dias de hoje, a Fortaleza atrai uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Atualmente, é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército.

Fortaleza de Santa Cruz - 1

Fortaleza de Santa Cruz - 2

Fortaleza de Santa Cruz - 3
FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Senhores,

Patrimônio histórico de todos os brasileiros, que não recebe a devida importância e não tem na vida cotidiana dos brasileiros em geral, a magnitude que ela significa.

As centenas de vezes em que fui ao RJ sempre passei por lá e com tristeza ví essa realidade.

Moreno

a.cancado
a.cancado
9 anos atrás

Baía dA Guanabara, não ‘dE’ Guanabara…