Jaques Wagner - foto 2 A Tarde

ClippingApós longo período de espera, a presidente Dilma Rousseff anunciou, ontem, que o Ministério da Defesa será a pasta do governador Jaques Wagner no seu segundo mandato, que começa em janeiro de 2015. Em entrevista exclusiva ao A TARDE, Wagner falou qual será seu papel no governo.

Acabou a novela do ministério, governador?

Terminou. Na verdade, o primeiro a sugerir (o Ministério da Defesa) para ela (presidente Dilma Rousseff) fui eu. Primeiro tenho uma relação boa com eles (militares). Estudei no Colégio Militar do Rio de Janeiro e até iria seguir carreira, mas depois daqueles episódios todos de 1968, acabei não indo. Acho que os militares são extremamente importantes. Na carreira de Estado, as mais perenes  são eles e o Itamaraty (diplomatas).

O senhor acha que ainda existe um pouco de medo em relação aos militares?

Algumas pessoas têm uma visão equivocada (dos militares). Olham para a Defesa ou ainda com trauma de 64 ou com uma lógica de Guerra do Paraguai, que é como se fosse necessário ter tropas para brigar e invadir. Creio que as pessoas desconhecem a dimensão que têm hoje o Exército, a Marinha e a Aeronáutica do ponto de vista tecnológico, campanhas de diminuição de vulnerabilidade. As pessoas não têm ideia dos investimentos da área. Por exemplo, o submarino nuclear. É tecnologia pura que será transferida da França para cá. Satélites. Estamos prestes a lançar um satélite brasileiro estacionário com muita tecnologia, muito mais que banda larga (internet). Também os caças (que o governo comprou) da Suécia. Então, tem um grande volume de investimentos. É bom lembrar ainda o comando da vigilância da Amazônia, que é um patrimônio nosso. A base da Antártida.

Enfim, há uma capilaridade incrível, pois eles estão em todos os cantos. Na própria Base Aérea de Salvador, os caças que patrulham a nossa costa. Só para se ter uma dimensão do cargo: já foram ministros da Defesa o ex-governador Waldir Pires, o vice-presidente da república, o ex-presidente do STF Nelson Jobim, o Celso Amorim, que foi durante oito anos ministro das Relações Exteriores, que teve reconhecido seu trabalho fantástico.

Além disso, o senhor também vai participar do núcleo de governança do governo Dilma?

Prefiro chamar de coordenação de governo, que é aquela primeira linha, o “núcleo duro”, não gosto muito desse nome. É o grupo de ministros que ela convoca para ficar diretamente em volta. Na conversa com a presidente, ficou acertado que vou para a Defesa e sou parte da coordenação política ou de governo.

Mas com a função de participar de negociações com o Congresso, com as lideranças políticas?

Não. A coordenação estuda projetos estratégicos. Agora ninguém impede de negociar. O Jobim, por exemplo, era ministro da Defesa, e até pela origem dele, que foi além de integrante do STF, ministro da Justiça, poderia receber uma missão. É o meu caso também, ela pode me encomendar algo nessa linha, não tem nada que me impeça. Não estou na frente da batalha política. O articulador político pelo que estou percebendo é o deputado Pepe Vargas do Rio Grande do Sul. Mas todo ministro é político. Pela minha relação posso conversar com vários segmentos, mas não é minha função primeira.

Já discutiu com a presidente a estratégia nesse início de governo ante esse bombardeio todo pelo caso da Petrobras?

Ainda não puxou essa reunião. Quando puxar, vou estar. É que ela está nesse momento querendo fechar o ministério para anunciar.

Como o senhor responde a essas provocações da oposição de que a Defesa não é um dos ministérios fortes?

Há uma espécie de senso comum, que é muito pobre, segundo o qual pelo meu poder político deveria ir para Comunicações. Isso é uma babaquice. Para quem diz isso eu respondo: amigo, a última vez que fui para um cargo dito de segunda, foi para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, saindo para ser governador. É uma pasta da maior relevância. Cibernética, Amazônia, satélite, submarino nuclear, os caças, a Embraer, a Base da Antártica, ou seja, é muito dinheiro investido. Meu sentimento é que estou absolutamente satisfeito.

Aí ficam me perguntando: o que o senhor vai fazer pela Bahia na Defesa? É outra bobagem, gente. O que eu vou fazer pela Bahia depende de estar na coordenação de governo e ter o peso de, quando Rui (Costa, governador eleito) precisar de alguma coisa, eu ligar para um ministro amigo meu e dizer o que o Estado quer. E com toda força política nossa. Se por acaso eu fosse para o Ministério dos Transportes, resolveria os problemas das estradas da Bahia. E o resto? Tem Cidades, Integração Nacional, Saúde. Os tempos estão mudando. Não adianta o cara achar que eu no Ministério das Comunicações iria fechar rádio de inimigo e dar rádio a amigo. Isso não existe mais.

Jaques Wagner - foto A Tarde

O senhor está esperando um orçamento apertado para 2015 em função da crise econômica?

Lógico que todo mundo sabe que terá orçamento apertado, mas óbvio que eu tenho garantias para os projetos prioritários que  citei. Todos terão continuidade, mas tudo aponta para um ano de orçamento apertado.

E o sentimento de começar esse nosso governo?

É um sentimento bom. A presidente conseguiu fazer a equação política. Praticamente todos os partidos parceiros estarão bem representados (no ministério). Claro que todo parceiro quer ampliar a participação, mas  ela venceu etapa importante.

Incomoda o senhor integrar um ministério que tem pessoas ditas conservadoras, como a ministra da Agricultura Kátia Abreu?

Não. Você sabe como eu fiz na Bahia. E alguns diziam que tinha mais carlistas na minha chapa que na do adversário. As pessoas também têm o direito de mudar, caramba. As pessoas podem ter uma  história assim e depois conviver com outro projeto político. A presidente tem o comando. O ministro não vai fazer o que quer no ministério. Se fizer uma aberração contra aquilo que é o conceito da presidente da república, ela vai dizer, não é por aí. Você pode dizer, olha ela trouxe uma pessoa conservadora. Eu posso ver por outro ângulo: a pessoa conservadora aceitou vir para o ministério de alguém do PT e tem a característica que tem. É um processo de ajuste de todo mundo.  Um deputado tem um grau de liberdade muito maior de quem está num ministério. Não acho que isso é problema, esse é um governo de coalizão, não ganhamos só com o PT, com as forças chamadas de esquerda, ganhamos também com as forças de centro.

Já deu para puxar alguma coisa para a gestão de Rui Costa?

Agora não é o momento de discutir isso, porque a cabeça de todo mundo está focada em fechar o ano e fazer a transição. Isso é para 15 de janeiro. Todo mundo que chega vai arrumar a casa ainda.

O senhor estará em Brasília quando a presidente Dilma chegar à Bahia para descansar, na quinta?

Ela já fez o dela. Eu tenho que fazer o meu agora. É como quando o governador nomeia o secretário. Transfere para ele o problema. Ela já transferiu, cada ministro tem que montar (a equipe).  Eu volto a Salvador e retorno na quinta-feira para Brasília para estudar a estrutura do Ministério  da Fazenda, enfim tem todo um trabalho a ser feito.

FONTE/FOTOS: A Tarde (entrevista de Biaggio Talento)

COLABOROU: Guilherme Menezes

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
felipe augusto batista
felipe augusto batista
9 anos atrás

” Eu volto a Salvador e retorno na quinta-feira para Brasília para estudar a estrutura do Ministério da Fazenda…”

Ou o futuro ministro cometeu um engano, ou já está preparando um ataque ao QG do maior inimigo de sua pasta, O Dono da Tesoura, hehehe.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Off Topic – Primeira Exportação do Guarani

http://www.defensenews.com/story/defense/international/americas/2014/12/24/iveco-lebanon/20856469/

FONTE: DefenceNews

NOTA: Será que isso é resultado de nossa participação na missão de paz?

CM

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Acesse o documento do que o novo MD terá que se desdobrar para realizar sem cortes de verbas.

Em tempo:
Agora faz mas sentido a euforia na aquisição de um AH de verdade…não o OH58 que é menos capaz (eu repito) que nosso Fennec, como disse em post anterior que acobou não indo pra frente…(triste)

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/boletins.php

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

“NOTA: Será que isso é resultado de nossa participação na missão de paz?”

O contrato é da IVECO e são somente 10 veículos “Guaraní”.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Boa noite Mauricio, Hummm o projeto é de propriedade do EB. Portanto por contrato as exportações, vendas, vetos de vendas…e tudo o mais o EB mete sua colher e tem participação. Se desejar aprofundar no assunto sugiro leitura do proprio Blog da Iveco (é mais limpo e rápido para a leitura, tem leigos que não se adapram a leitura do COTER mas é outra opção para aprofundar em conhecimento deste projeto em específico. ) Nota: estou chamando-o de leigo….é confuso mesmo algumas relações entre as FFAA e os fabricantes. Infelizmente não temos uma divisão da IMBEL para a produção de… Read more »

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Quanto ao plano estratégico do EB (vide link abaixo), novamente me parece que a artilharia de tubo rebocado vai ficar para traz…

Não existe uma menção se quer…a artilharia rebocada ao meu ver ainda se faz necessária e nossa artilharia de 155mm rebocada é jurassica, a 105mm menos ruim.

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/boletins.php

CM

Luiz Paulo
Luiz Paulo
9 anos atrás

Já deu pra ver um pouco do quanto ele sabe sobre a Defesa. Acho que ele ficaria melhor na Agricultura ou Desenvolvimento Social. Ele estaria mais ‘por dentro’. Afinal, ‘acalmar’ os ânimos e distribuir carne pra companheirada é com ele mesmo. Lembrava disso vagamente e procurando acabei achando este belo resumo. Olhando tudo abaixo, e dado a falta de recursos para investimentos nas FAs os comandantes poderiam aprender com alguns colegas revolucionários como ligar com o novo ministro: invadam um prédio da Administração ligado a ele, e ele acalma os ânimos distribuindo benesses, quem sabe recursos. Só lembrem de usar… Read more »

Luiz Paulo
Luiz Paulo
9 anos atrás

* como lidar como novo……(linha 6)

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Caro Luiz Paulo

Parabéns.

Me recuso a escrever sobre essa pessoa, o que tinha que fazê-lo esta no face da Revista Forças de Defesa.