Mangabeira Unger é anunciado novo ministro de Assuntos Estratégicos

23

Mangabeira Unger

Ele assumirá no lugar de Marcelo Neri, reempossado este ano. Unger comandou a pasta entre 2007 e 2009, no governo Lula.

Filipe Matoso
Do G1, em Brasília

ClippingO Palácio do Planalto anunciou nesta terça-feira (3) que o professor Mangabeira Unger será o ministro de Assuntos Estratégicos e substituirá o atual chefe da pasta, Marcelo Neri.

Unger já comandou a pasta, entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e entrou em 2013 para a lista de intelectuais do ano da revista britânica “Prospect”.
Atual ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o economista Marcelo Neri entrou para o ministério de Dilma em 2013 e chegou a tomar posse em 1º de janeiro deste ano como chefe da pasta.

Em nota divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto não explicou os motivos da saída de Néri que, no mês passado, representou o Brasil ao lado do ministro Joaquim Levy (Fazenda) no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

Nesta segunda (2), Dilma e Neri se reuniram no Palácio do Planalto durante a tarde, mas o assunto do encontro não foi divulgado. Conforme a Secretaria de Imprensa, a posse de Unger ocorrerá na próxima quinta (5), pela manhã, e deverá ser realizada no Palácio do Planalto.

A pasta
A Secretaria de Assuntos Estratégicos foi criada oficialmente 2008, em substituição à então Secretaria de Planejamento a Longo Prazo. É atribuição da pasta assessorar o presidente da República “no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional”.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente chefiado por Marcelo Neri, é vinculado à secretaria. As pesquisas desenvolvidas no órgão servem de base para formulação de políticas públicas e programas do governo.

Veja nota divulgada pela Presidência da República:
A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Mangabeira Unger para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos em substituição ao ministro Marcelo Neri.
A presidenta agradeceu a competência, dedicação e a lealdade do ministro Neri.
A posse do novo ministro ocorrerá nesta quinta-feira, às 10h.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
a.cancado
a.cancado
9 anos atrás

DE NOVO??! Esse maluco já ocupou este mesmo cargo, no governo Lula, e foi MOTIVO DE PIADA…

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Esse é nacionalista pelo menos.

CM

aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

Salve Claudio, boa tarde.

Preferia que fosse patriota. Tenho medo dos nacionalistas.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Grande Aldo boa noite.

Realmente meu amigo, os nacionalistas mundo a fora tem deixado uma história ruim atrás de si. De fato melhor seria se ele fosse conhecido por ser patriota.

CM

Recruta Zero
Recruta Zero
9 anos atrás

Meus caros amigos,

Se hoje temos a Estratégia Nacional de Defesa, isso foi, em grande parte, graças à atuação de Mangabeira Unger como ministro dos Assuntos Estratégicos.

Saudações.

aldair
aldair
9 anos atrás

Ele não é nacionalista nem patriota. Infelizmente para todos nós brasileiros, é somente mais um lunático. Talvez o superintendente-mor dos lunáticos. Nada mais que isso. Conformai-vos.

Vader
9 anos atrás

Piada pronta essa mala sem alça de novo no governo do PT…

Esse é o pau da porca (The) END…

Vader
9 anos atrás

Ops, pai…

Vader
9 anos atrás

PS: a mãe da END é o NJ. Ou vice-versa, tanto faz… 🙂

A END é o raro resultado da união de um lunático com um pilantra, comandados por um bandido…

Adm. José Neto
Adm. José Neto
9 anos atrás

Bom dia

Se deixarem ele trabalhar em implementar seus planos e estudos e de grande importância para o Brasil. E um brasileiro extremamente competente pois se não não ocuparia os cargos que exerceu em universidades nos Estados Unidos. E uma pena que no governo do PT não tivemos uns 30 Mangabeira Unger para ocupar várias secretarias e Ministérios. A história do Brasil seria outra. Eu lhe saúdo e gostaria de lembrar que sou de direita e não petista mas sua competência e visão são assombrosa.

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Outra coisa que acho interessante é alguém dar trela e ainda acreditar nessa palhaçada que é a tal ‘estratégia nacional de defesa’…Ufanismo estúpido, típico dos trágicos tempos do maldito regime militar…

Marcello ASM
Marcello ASM
9 anos atrás

O Unger tem mais prestígio nos Estados Unidos do que jamais teve aqui no Brasil. E não se é professor de Harvard sem a competência devida. Mas dai e se dizer que ele é nacionalista ou patriota vai uma distancia enorme pois ele viveu e criou sua história no exterior (USA). Com certeza conhece mais dos Estados Unidos do que aqui do Brasil. Tanto isso é verdade que ainda fala um português tropego de gringos que não tem nossa língua como primeiro idioma. E nem se esforça para falar sem o sotaque. Deve achar chique. Ou seja: só pode ser… Read more »

felipe
felipe
9 anos atrás

Perdeu a credibilidade. Por que aceitou ser ministro de tal sistema político que ele criticou? Por que aceita agora de novo? Ser professor de Harvard pode significar que é bom em alguma coisa específica ou em teoria (tipo o maior especialista em armamentos do seculo XV). Mas na prática isso pode não significar nada. Aparenta ser polemico. É importante saber a corrente ideológica dele e a que senhor ele quer servir. Levy por exemplo – vai servir para colocar a economia nos eixos ou para manter o atual governo no poder?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
9 anos atrás

Os EUA possuem varios lideres, cientistas, engenheiros e pensadores que sao de origem europeia e judia. Uma grande maioria deles tinham/tem sotaques, em em alguns casos muito acentuados, como e o caso de Kissinger por exemplo. O importante e o status intelectual e o carater deles. Vieram de fora, mas lhes permitiram assumir posicoes chaves dentro da estrutura politica e cientifica americana. Eu prefiro un nacionalista trabalhando para o pais, que a um patriota. O patriotismo no Brasil esta reservado aos torcedores da selecao brasileira de futebol, e aos amantes do carnaval…para eles isso e ser patriota. Eu ja fui… Read more »

SpaceJockey
SpaceJockey
9 anos atrás

Com certeza um frustrado Ivany, um aventureiro, que luta por emoção. A hora que ele tiver metade da boca arrancada por um ricochete de 20mm ele vai ver a merd@ que fez. Tem outro PÁRIA que fez pior: se juntou ao Estado islamico, n vou nem comentar… Se juntar as garotas do YPG e YPJ que lutam pela vida eles não vão esses lunáticos.

Marcello ASM
Marcello ASM
9 anos atrás

Caro Tadeu Mendes, Concordo com suas afirmações exceto pelo fato de serem aplicáveis ao Unger. E você mesmo dá a resposta quanto afirma: “O importante e o status intelectual e o caráter deles”. Perfeito. Não questiono o status intelectual do Unger até porque eu mesmo afirmei que não se é professor em Harvard sem a devida competência. Mas questiono, e muito, o seu caráter o que não quer dizer que o considere um bandido ou um corrupto. Apenas o considero um incoerente que não é digno de confiança pois abandona seus princípios tão logo recebe um aceno do poder ao… Read more »

Marcello ASM
Marcello ASM
9 anos atrás

E parece brincadeira mas não é pois mal o Unger assume de novo voltam as idéias mirabolantes:

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/02/1-da-vazao-do-amazonas-eliminaria-falta-de-agua-no-ne-e-se-diz-cprm.html

Agora o Amazonas vai resolver, também, a falta de água no sudeste.

Certamente ele vai apoiar a ideia como se fosse dele.

Delfim
Delfim
9 anos atrás

Já vi entrevistas do Mangabeira e fico de queixo caído com sua inteligência.

Qto ao vai-e-volta dele aos EUA e aqui, talvez não seja desvio de caráter, e sim a necessidade de ser reconhecido, admirado e recompensado pelo seu esforço intelectual.

Quantos profissionais de inteligência e saber o Brasil perdeu pro Exterior ? E qtos aqui, policiais e militares, gostariam de ver seus esforços e dedicação reconhecidos, em um país que pára pra ver BBB ?

Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

Marcelo ASM, esta questão de trabalhar para governos que a princípio não o apoia, mas mesmo assim o chamam para fazer o serviço que, em tese, seria para alguém com o mesmo viés político, é ainda mais digno de nota. Primeiro porque a pessoa é reconhecida pela sua competência sem nem mesmo ter apoiado a eleição de quem está no poder. Segundo porque é uma chance do próprio escolhido mostrar que pode ajudar independente de questões político-eleitorais (tanto do eleito, quanto do indicado é digno de nota o espirito de consciência da realidade, o primeiro tendo a noção que tem… Read more »

Vader
9 anos atrás

Qualé galera, que pragmatismo o escambau, como bem lembrado pelo Marcello ASM esse cara chamou o governo do PT e do Lula de “O mais corrupto da história do país”! Depois foi chamado pra ser acomodado na “Sealopra” e correu como uma cadelinha feliz e saltitante pra apoiar aquele mesmo goveno que ele – com razão – criticava! Se isso não é ser um sem moral, um sem caráter, um sem vergonha na cara, não sei mais o que é, e vale tudo mesmo! Lixo humano! Vigarista! Pena de aluguel! Não passa de uma prostituta da ciência, que vende seu… Read more »

Pangloss
Pangloss
9 anos atrás

Mangabeira Unger é o exemplo paradigmático do teórico isolado em um ambiente acadêmico autoinformado e autossuficiente, que concebe teorias inviáveis no mundo prático.

Se a realidade nega suas hipóteses, que se alterem os fatos!

Basta ler a END para perceber o quanto ele é distanciado do dia a dia.

Não precisamos dele para rigorosamente nada.

thomas_dw
thomas_dw
9 anos atrás

A cor da gravata do Dr. Unger é pálida demais, o correto seria um tom mais escuro, talvez um azul claro, de qualquer forma, nao foi uma escolha apropriada, o terno também me parece um tamanho maior do que devia ser.

Quanto a escolha dos óculos : ruim – deveria ter escolhido um com aro, algo mais moderno, dando um pouco de cor ao rosto.

O corte de cabelo esta OK e a barba bem feita.

tenho certeza que nos próximos 4 anos o Dr. Unger poderá melhorar bastante o seu guarda roupa e ampliar as suas escolhas de óculos.