Contra Estado Islâmico, Estados unidos e Turquia vão treinar rebeldes sírios

18
Free Syrian Army - foto Yazan Homsy
Free Syrian Army – foto Yazan Homsy

 

ClippingPaíses assinam acordo para capacitar e armar combatentes que lutam contra o “Estado Islâmico”. Em três anos, americanos pretendem treinar cerca de 15 mil homens do Exército Livre da Síria.
EUA e Turquia assinaram nesta quinta-feira (19/02) um acordo para treinar e equipar rebeldes sírios “moderados” que lutam contra o “Estado Islâmico” (EI). Os americanos planejam enviar mais de 400 soldados, incluindo forças de operações especiais, para realizar a capacitação em locais fora da Síria.

Durante três anos, os EUA vão treinar cerca de 15 mil homens do Exército Livre da Síria. O governo turco disse que o treinamento deve começar no próximo mês. Ancara espera que a capacitação reforce a oposição síria, que está enfraquecida e dividida em sua guerra contra o presidente do país, Bashar al-Assad.

Arábia Saudita, Catar e Turquia ofereceram locais para a realização dos treinamentos. A Turquia vê o Exército Livre da Síria como peça fundamental no conflito, mas o grupo sofreu uma divisão e reveses na luta contra forças do governo e outras facções rebeldes.

Por manter cerca de 1.200 quilômetros de fronteira com a Síria, a Turquia é uma parte importante da coalizão liderada pelos EUA contra o “Estado Islâmico”. Porém, as negociações com os EUA sobre o que fazer com os combatentes islâmicos foram repletas de desacordo. A Turquia insiste que o governo de Bashar al-Assad também se torne alvo da coalizão internacional liderada pelos EUA.

FONTE: O Povo Online, com FC/lusa/rtr/ap/afp

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
martins
martins
9 anos atrás

Meu comentário vai em forma de fabula.

Tenho problemas com ratos, compro um gato.
O gato começa a incomodar, compro um cachorro.
O Cachorro não para de latir, compro um leão
O leão me ataca!

kkkkk

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Essa semana em alepo a turquia deixou passar na fronteira 1000 a 1300 soldados do Isis. a comunidade ocidental hipócrita ficou calada.

Em português Claro fica assim os EUA + Turquia + Arabia Saudita irão treinar e arma oficialmente mais de 15000 soldados da Isis.

Obs:

Segundos fanáticos pro-Âmis isso é teoria da conspiração kakakakakaka….

Vader
9 anos atrás

Ah, que delícia que é a “Primavera Árabe”… 🙂

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Soldat,
Os EUA sabem do seu papel no mundo e assume riscos frente a problemas concretos.
O que você faria no lugar?
Nos brinde com alguma solução politicamente correta e que não tenha nenhum potencial de se meter os pés pelas mãos num futuro mutável e imprevisível.

Pangloss
Pangloss
9 anos atrás

Soldat, Aparentemente, você está confundindo o ISIS (o Estado Islâmico) com o Exército Livre da Síria. O primeiro é a organização terrorista que exibe com orgulho vídeos com decapitações de não-muçulmanos, para incentivar todo e qualquer desiludido a viver uma aventura sanguinária, em nome de uma interpretação radicalmente violenta de uma religião. O último é um grupo de buchas que acreditou que esse negócio de Primavera Árabe era para valer, e pegou em armas para depor o tirano local, sem perceber que estavam servindo de massa de manobra para o fundamentalismo religioso posteriormente materializado no Estado Islâmico. Por mim, o… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

Pangloss, boa tarde. Tenho conversado com amigos árabes e eles todos concordam, sim! que, hoje e agora, o Assad é a melhor solução para a Síria; como deveria ter sido o Kadafi para a Líbia (!) pois dizem que o país hoje é um território sem lei desde a morte do ditador, quem diria. Fico pensando no motivo pelo qual os possantes citados não entram em confronto direto e imediato com o EI, ao invés de ficarem ‘burocratizando’ o conflito e buscando parceria aqui e acolá. Armem e muito bem armado quem quiser sair atrás dos terroristas do EI, inclusive… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Os EUA são criticados por tomarem partido e fazerem alguma coisa. E não importa o que façam, sempre serão criticados. Se não fazem a coisa certa (dependendo dos olhos de quem vê), pelo menos tentam. Sem falar que eles têm que fazer a coisa certa do ponto de vista dos seus cidadãos, que é quem paga a conta. Eles não tem que agradar o mundo todo, muito menos o Brasil e menos ainda os antiocidentais que vivem aqui dentro. Pior é quem não faz nada, mas surfe na onda de tranquilidade e paz, que é conquistada às duras penas pelos… Read more »

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
9 anos atrás

Bosco, onde assino seu impecável comentário??? É exatamente por nosso conformismo e geitinho brasileiro que estamos como estamos, sendo roubados e humilhados diariamente por políticos,juizes, legisladores e tudo mais, não duvido que este cancer chamado corrupção tenha já se instalado(infelizmente) em nossas FFAAs, mas o brasileiro só quer samba,mulher semi nua,futebol, churrasco e curtição, as crises são esquecidas e os problemas deixados de lado. Criticar quem faz é muito fácil, dar pensão alimenticia a familia(sei que familiares não tem,muitas vezes,culpa nenhuma)de bandido preso em maior valor que a aposentadoria de quem ralou por este país a vida toda tbm é… Read more »

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Analise interessante!! 1- Quem criou a primavera Árabes?, com certeza não foi os Árabes e nem os Russos. 2– Quem invadiu o Iraque dizendo a mentira que existia armas de destruição em massa?, com certeza não foram os Árabes e nem os Russos. 3- Quem criou mujahidins (que deu origem aos Talibãs e AL-Nursa) para enfrentar os soviéticos no Afeganistão, com certeza não foram os Árabes e nem os Russos. 4- Quem bombardeou a Líbia deixando o pais sem governo e na anarquia em nome da democracia?, com certeza não foram os Árabes e nem os Russo. 5- Quem criou… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Quem criou a primavera árabe: foram os árabes Quem invadiu o Iraque: foram os americanos, mas lá estava longe de ser um paraíso. Sem falar que eles só acabaram o serviço que tinham deixado pela metade em 91. Quem criou os mujahidins: eles existem há séculos. Os americanos só os armaram com Stingers para se defenderem dos soviéticos. Quem bombardeou a Síria: foram os americanos e europeus, mas em apoio a uma revolução interna (pode ser surpresa pra você, mas muçulmano do terceiro mundo também é gente, pensa, quer evoluir, tem vontade, que se rebelar contra a opressão, igualzinho a… Read more »

Vader
9 anos atrás

Com certeza não foram os russos: quando os seus interesses estão na reta eles bombardeiam, invadem, destroçam com armas químicas e biológicas e quem não gostar que reclame com o Papa, que como diria Stálin, não tem divisões sob seu comando… Mas quando não tem interesse russo, a única coisa que eles fazem diante de uma crise é apontar o dedo pro USA (que ao menos tenta fazer alguma coisa, muitas vezes de forma errática e errônea, afinal, são uma democracia e tem que agradar a sua opinião pública interna), contando com o beneplácito da mídia antiocidental e da enorme… Read more »

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Caro Soldat, As vezes eu penso que voce vive em outro planeta. Os Amis , como voce assim os chamam, nao fazem a desordem mundial, muito pelo contrario. Os EUA; como a policia do mundo que sao, tentam por ordem no galinheiro e evitar que a raca humana nao cometa um suicidio coletivo. Sim….estamos indo rumo a WAR 3, porque nos vao arrastar para o conflito. Os Russos e os mulsumanos, vao criar um pandemonio mundial, o qual ira fazer com que os EUA e Israel baixem o porrete. A Europa esta sucumbindo a invasao mulsumana. Os EUA estao sendo… Read more »

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Finalizando os Âmis….

Já venceram ….

É a vida segue para quem não estiver morto…

Fui……

Pangloss
Pangloss
9 anos atrás

Soldat, Depois dos comentários do Bosco (15h49) e do Vader (16h09), eu poderia ficar na minha, pois o que escreveram já bastaria para esgotar seus questionamentos. Mas, como eu sou vocacionado para a chatice, vou acrescentar algumas coisas: 1 – A “Primavera Árabe” teve início na Tunísia, quando um agricultor, desesperado com a indiferença com que era tratado por seus governantes, ateou fogo às vestes em praça pública. Não por acaso, aquela foi a única “primavera” espontânea, e a que produziu melhores resultados até agora; 2 – Só houve “primaveras” em países cujos governos eram ou são laicos (exceção feita… Read more »

ROTAnaRUA
ROTAnaRUA
9 anos atrás

Não há muito o que ser dito após os comentários certeiros do Vader, do Bosco e do Pangloss. Contudo, já que a questão das armas de destruição em massa em posse do Iraque foi citada, é oportuno transcrever um trecho da autobiografia de Chris Kyle, intitulada de American Sniper: “At another location, we found barrels of chemical materials that was intended for use as biochemical weapons. Everyone talks about there being no weapons of mass destrocion on Iraq, but they seem to be referring to complete nuclear bombs, not the many deadly chemical weapons or precursors that Saddam had stockpiled.… Read more »

Melky Le Faucheur
Melky Le Faucheur
9 anos atrás

O historiador Tácito disse o seguinte dos romanos:
“Eles criam um deserto e chamam isso de paz.”

Rafael Bastos
Rafael Bastos
9 anos atrás

Discussões como essa são como debater o sexo dos anjos, dificilmente leva a lugar algum, pois há muita especulação e propaganda no meio de algumas meias verdades. E sejamos sensatos, não há santos nessa história, todos tem interesse e agem conforme naquela área, inclusive os EUA, e justamente por isso sou cauteloso e me abstenho em meus comentários de defender este ou aquele lado. E sobre a questão do intervencionismo dos EUA, bem para falar a verdade os americanos ( e a Grã-Bretanha) não deveriam ter sequer entrado na Primeira Guerra Mundial, pois é provável que graças a isso vimos… Read more »

Kojak
Kojak
9 anos atrás

A culpa é do Judeu, pronto (rs).

Shalom Aleikhem