Blindado francês com SLATE

As colunas blindadas do Exército francês (Armée de Terre) que operam no Afeganistão começaram a receber os primeiros 60 conjuntos de microfones e antenas do Sistema de Localização Acústica de Atirador Emboscado (SLATE), encomendado à empresa Metravib, de Lyon (França).

Oitenta equipamentos SLATE foram adquiridos, ainda em 2011, pela Seção Técnica do Armée de Terre, por meio de um procedimento rápido empregado por essa força terrestre no caso das chamadas UO – “Urgências Operacionais”.

O sistema se compõe de (1) quatro microfones suspensos por um mastro na parte superior do chassis de um VAB TOP – sigla de “Veículo Blindado de Vanguarda com Torreta Operada Remotamente” (Véhicule de l’avant blindé avec tourelleau télé-opéré) –, (2) uma unidade de computação e (3) uma antena acústica.

O conjunto permite aos tripulantes do blindado de vanguarda detectar e analisar as ondas sonoras emitidas a partir do tiro de uma arma portátil, do disparo de um lança-rojão (RPG) ou de um morteiro, a fim de determinar com precisão a posição do atirador.

Blindado francês com SLATE - perfil

Essa localização é apresentada em uma tela a um tripulante dentro da viatura, por representação tridimensional, quase que em tempo real – o que melhora a capacidade de resposta do blindado, uma vez que a torre pode girar automaticamente para a ameaça e neutralizá-la.

De acordo com um comunicado oficial da Metravib, a previsão é de que, no total, 200 desses sistemas localizadores sejam montados nos chamados “veículos blindados de vanguarda” pela companhia Renault Trucks Defense.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson Petronio
Anderson Petronio
9 anos atrás

Será que a Renaut instalava um desses no meu Logan que passa td dia pelo Chapadão? Melhor não… o sensor ia ficar doidin.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Interessante tecnologia francesa. Primeira vez que vejo algo do tipo.

Marine
9 anos atrás

Tinhamos um sistema semelhante no Iraque e nao funcionava como prometido. Em teoria era otimo, mas na pratica ele so apontava a direcao do tiro em arcos de 45 graus.

imaginem voces quantas janelas, portas, telhados, carros, becos e outras posicoes que existem em 45 graus em uma cidade densa…

Semper Fidelis!