LAAD 2015: Exército Brasileiro começa a distribuir shelters da Truckvan por suas unidades

6
SHELTER-1-e1420568212137-965x477 - foto Truckvan
Shelter em viatura Agrale Marruá – foto Truckvan

 

Exclusivo - VinhetaO Exército Brasileiro (EB) começou a distribuir os 30 novos shelters de comunicações táticas Truckvan MTO – recebidos entre 2013 e 2014 – por suas unidades. Inicialmente, 16 deles foram transferidos a quartéis do Comando Militar do Leste: oito para a cidade de Campinas (SP) e oito para a cidade de Caçapava (SP).

A informação foi dada pelo engenheiro Marcos Rodrigues, chefe de Engenharia de Vendas e Aplicação da Truckvan, no início da tarde desta terça-feira (14.04), durante uma reunião exclusiva com os editores do ForTe – Forças Terrestres, presentes à LAAD 2015, no centro de exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro.

Os shelters da empresa paulista Truckvan despertam o interesse de clientes do Oriente Médio e da África. Os fabricados para o Exército foram contratados em dezembro de 2012, por meio de um processo administrativo que, inicialmente, previa a aquisição de 54 unidades. “Mais tarde, por motivos orçamentários, essa encomenda foi reduzida a 30 unidades”, explicou Marcos Rodrigues.

Cada shelter de comunicações táticas está avaliado em 400 mil Reais. O lote adquirido pela força terrestre custou 16,73 milhões de Reais, no âmbito das medidas que vem sendo adotadas para implementar o programa PROTEGER – de organização de uma estrutura de segurança para diversos sítios de valor estratégico no conjunto da infraestrutura nacional.

SHELTER em viatura Marruá - foto 3 Truckvan

Harris – Esses contêineres especiais fabricados pela Truckvan para o Exército brasileiro foram embarcados em viaturas Marruá e conectados ao sistema de comunicação via rádio adotado pela corporação, da marca Harris.

De acordo com Rodrigues, nesse momento a Truckvan aguarda uma definição do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) para configurar o interior de um shelter que será entregue à Marinha do Brasil.

“Pelo que pudemos entender até agora”, diz Rodrigues, “esse shelter do CFN será usado para o treinamento de equipes em descontaminação de profissionais envolvidos em guerra química”.

O consultor de vendas ao exterior da Truckvan, Khaled Sarout – ex-gerente de vendas ao Oriente Médio da Avibras – disse à reportagem do ForTe que os shelters da Truckvan “interessam a várias companhias árabes que poderiam importa-los do Brasil ou assinar um contrato para fabricá-los sob licença da Truckvan em seus países”. Além disso, segundo Sarout, “o governo da Nigéria está negociando a compra de um shelter para fazer o treinamento de profissionais no conserto de equipamentos de refrigeração”.

SHELTER - foto 2 Truckvan

FOTOS: Truckvan

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Caramba!!! Até que em fim estamos modernizando nossa comunicações terrestres! Já não era sem tempo!

CM

Lyw
Lyw
9 anos atrás

Off topic pertinente:

Avibrás coloca imagem do AV-MT-300 bem reveladora em banner informativo de sua presença na LAAD.

https://www.avibras.com.br/site/pt/midia/239-laad-2015.html

eparro
eparro
9 anos atrás

Olá senhores, alguém poderia dizer-me o que viria a ser um “shelter”?

Saudações

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
9 anos atrás

Eparro, como diz o próprio texto, são “contêineres especiais”. Eles abrigam (shelter em inglês significa abrigo) pessoal e equipamentos para funções diversas – no caso do que deverá ser utilizado pelo CFN, o texto indica que “será usado para o treinamento de equipes em descontaminação de profissionais envolvidos em guerra química.” Os que interessam à Nigéria, para treinar pessoal que conserta equipamentos de refrigeração. Abaixo, descritivo da própria empresa Truckvan sobre os shelters para o Exército Brasileiro, utilizados para abrigar pessoal e equipamentos de comunicação: http://www.truckvan.com.br/case/shelters/?id=1 Com o objetivo de facilitar a comunicação entre as guarnições do Exército, em termos… Read more »

eparro
eparro
9 anos atrás

O Nunão, ficou muito mais claro agora.

Grazie!

Saudações.

Jonathas
Jonathas
8 anos atrás

Mais de 1 milhão dos nossos impostos pra fabricar uma Marruá dessa…
Brasil é assim super faturamento é lei …
Na minha opinião muito necessário nas nossas fronteiras captando todo tipo de informação que possa ser util, mas esse gasto é uma palhaçada que não tem tamanho, vergonha.