defesa sul-americana
Presidentes em reunião da Unasul em 2009

Rômulo Bini Pereira

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) foi constituída dentro dos princípios de integração da América do Sul, com a fusão das duas grandes uniões existentes no continente: o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações. No início de suas atividades com uma visão mercadológica e aduaneira, a Unasul vem-se transformando numa instituição intergovernamental que atua nos campos político e social dos países que a integram.

Ao final de 2008, em cúpula extraordinária da Unasul, foi instituído, por iniciativa do governo brasileiro, um Conselho de Defesa, composto pelos ministros de Defesa dos países integrantes. O conselho é o componente militar da Unasul, cabendo-lhe prioritariamente a criação conjunta de políticas de defesa. Outras missões recomendadas, como intercâmbio de pessoal militar, exercícios operacionais conjuntos, Forças de Paz da ONU e integração de indústrias de defesa, vinham sendo realizadas desde a década de 1980.

Entretanto, quanto à citada criação conjunta – anseio de lideranças que governam a maioria dos países sul-americanos, especialmente os ditos “bolivarianos” –, não existia um órgão específico para os estudos e propostas para tal finalidade. No início do corrente ano, a imprensa brasileira informou o início das atividades da Escola Sul-Americana de Defesa (Esude), com sede em Quito, um centro de estudos que representa, em última análise, um passo efetivo para o pretendido órgão de elaboração de políticas de defesa e, também, a capacitação de civis e militares nos assuntos de defesa e segurança regionais.

No período anterior à criação da Esude não foi observado nenhum debate em nossa sociedade, em nossas Casas Legislativas e muito menos na área militar. Um processo feito no mais alto nível governamental, porém às escuras, com deliberações impostas de cima para baixo, bem à feição das lideranças que nos governam, o que, sem dúvida, identifica o modus operandi gramscista do Foro de São Paulo. O escopo estratégico desse foro é intervir na área militar – principalmente a brasileira –, o que se está consumando de modo flagrante e abre caminho para o seu objetivo maior: a América Vermelha.

Segundo assessores do Ministério da Defesa (MD), a Esud vai gerar uma “confiança mútua” entre os membros da Unasul. Em bancos e currículos escolares será possível, mas, por certo, na prática isso não se dará. As nações ibero-americanas convivem, até os dias atuais, com atritos oriundos de suas respectivas formações. São conflitos que ainda deixam marcas em suas sociedades e, aliados ao forte componente emocional ibérico, poderão ressurgir. Um deles poderá ser o “imperialismo brasileiro”, ainda latente em alguns países fronteiriços. É bom lembrar que Simón Bolívar, o líder maior do “bolivarianismo”, como forma de confrontar o citado imperialismo pregava a integração da América espanhola. O Mercosul é um exemplo. A preocupação dos países integrantes é que o “irmão maior” se vai beneficiar das tratativas comerciais. Talvez o BNDES, com seus expressivos apoios financeiros aos países latinos, possa reduzir essa imagem imperialista.

Assessores do MD ainda informam que a frequência de militares brasileiros em cursos nos Estados Unidos será reduzida. Uma medida incompreensível e preconceituosa. Parece que tal redução advém de uma possível doutrinação americana favorável ao seu regime democrático, diferente da bolivariana a ser ministrada na Esude, que, por seu turno, não vê com bons olhos o “Satã do Norte”, como diria Hugo Chávez. Esse é um sinal claro de como essa escola estará comprometida com a ideologia bolivariana.

A par desse comprometimento ideológico, temas curriculares deverão ser considerados, e um deles será o estudo das personalidades que expressarão simbolicamente a pretendida integração. Simón Bolívar encabeçará a lista por sua capital importância para os países de origem espanhola. Estarão tais temas, sem dúvida, em consonância com a ideologia a adotar nomes como Fidel Castro, Hugo Chávez, Che Guevara, líderes indígenas andinos e outros. Não se tem conhecimento de personalidades históricas brasileiras que apoiaram uma integração latina.

O governo, para demonstrar coerência, deveria indicar como personalidade marcante o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, o sr. Marco Aurélio Garcia, um dos fundadores do Foro de São Paulo, ideólogo confesso das esquerdas e o maior orientador do PT em integração latina, com liberdade para agir superior à do Itamaraty – nesse caso, então, um simples coadjuvante.

Segundo ainda assessores do MD, a Esude terá um desafio para atingir um “consenso sobre uma Estratégia de Defesa comum”. Um desafio esdrúxulo e inexequível, que repercutirá nas doutrinas das Forças Armadas sul-americanas e em sua soberania. Política Nacional de Defesa e Estratégia de Defesa são documentos abertos só no Brasil, país de índole pacifista. Em outros países são documentos reservados por conterem em grande parte hipóteses de conflitos.

No Brasil, por sinal, os documentos teóricos em vigor apresentam um enorme hiato entre as teorias expostas e a prática no preparo e no emprego de suas Forças Armadas. Elas não poderão cumprir adequadamente a sua missão constitucional de defesa territorial e salvaguarda da soberania nacional. O seu poder de dissuasão é limitado e, ano a ano, seus orçamentos diminuem. Esta situação em que se encontram poderia ser reduzida por uma ação efetiva do MD, órgão político de convencimento das autoridades constituídas e do Legislativo quanto à função e relevância da missão constitucional das Forças Armadas brasileiras, bem como da cultura dos necessários e impreteríveis investimentos. Infelizmente, o MD preocupa-se muito mais em complexas, ineficientes e ideológicas ações, como a criação de uma Escola de Defesa Sul-Americana, do que se engajar na solução dos graves problemas que afligem as Forças Armadas nacionais.

*Rômulo Bini Pereira GEN EX R/1, foi chefe EM/MD

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
a.cancado
a.cancado
8 anos atrás

Pois é, prova cabal e irrefutável de que não existe nada tão ruim que não possa piorar.
Pobre América Latina, tentando se equilibrar entre ditaduras militares e governos populistas e demagógicos.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
8 anos atrás

Nojento. Para dizer o mínimo.

Vader
8 anos atrás

Amigos, eu ia escrever um longo comentário sobre as mazelas que o texto aborda, mas acho que vou me resumir ao silêncio.

Até porque esta união do Brasil com os bolivarianos está com os dias contados.

tadeumar
tadeumar
8 anos atrás

Os idiotas do Planalto, e em especial o tal devMarco Aurelio Garcia, continuam viajando na maionese. A Argentina ja pisou na bola, por causa da tal base chinesa. O Equador expropriou empresas brasileiras. A Bolivia tomou na base do porrete as instalacoes da Petrobras. O Paraguai continua mamando nas tetas de Itaipu. A Venezuela humilha politicos brasileiros em Caracas. Os comunistas em Brasilia querem construir confianca mutua????? Nunca, jamais los hermanos irao confiar no Brasil e muito menos ser parte de uma aliaca militar com um pais que nao fala o mesmo idioma deles. E uma gentinha mediocre que governa… Read more »

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Para mim a maioria destes países “aliados” constitui as mais prováveis hipóteses de conflito futuro conosco e deveriam ser tratados como potenciais inimigos.

a.cancado
a.cancado
8 anos atrás

Exatamente, Colombelli, concordo contigo em gênero, número e grau.

a.cancado
a.cancado
8 anos atrás

Aliás, no meu mundo, deveríamos ter baixado a porrada na Bolívia, e ter praticado sanções pesadas contra o Equador, nos casos citados pelo tadeumar.
Mas como nosso governo é este, apanhamos calados…

joao.filho
joao.filho
8 anos atrás

Escola??? Rsrs
Um titulo mais apropriado teria sido:
“Jardim De Infancia de defesa sul-americana”

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Texto tão ideológico quanto o que ele condena do atual governo.

Os principais adversários brasileiros não estão na região. Nossas FFAA precisam se preparar para coisas maiores. Se estiverem bem preparados para potências militares de fora da região, os daqui seriam fichinha, ninguém se meteria a besta. Já dizia o ditado, se você se nivela por baixo, por baixo vai ficar.

Até mais!!! 😉

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Wellington, hoje so uma coalização que tenha a Inglaterra ou França , ou então os EUA, sozinho ou com aliados, poderia fazer algo contra nós externamente. Ninguem mais fora da AL. Os russos não podem e nem poderão Os chineses poderão sozinhos no futuro um tanto distante. Hoje, a maior probabilidade de conflito seria pela utilização de apoio terrestre de um destes trairas ai de cima, especialmente Bolívia, Paraguai, Venezuela e Argentina, lembrando-se, ad exemplum, o caso da aproximação dos últimos com os chineses que debatemos exaustivamente em outro topico. Contra os EUA simplesmente nunca teremos nos proximos 100 anos… Read more »

a.cancado
a.cancado
8 anos atrás

Exatamente, Colombelli, mais uma vez concordo contigo em gênero, número e grau.

a.cancado
a.cancado
8 anos atrás

E Wellington, pra tua informação, os verdadeiros adversários do Brasil estão dentro do Brasil mesmo. Mais precisamente no governo, neste momento.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Tá certo então!!! 😉

rsrsrs

a.cancado
a.cancado
8 anos atrás

FATO, sinto muito.

Bosco
8 anos atrás

Até pra fazer tchauzinho o Lula é mais megalomaníaco que os outros. rsrssss