Foro de São Paulo propõem ofensiva continental para barrar ataques da direita

100

Deputado venezuelano Rodrigo Cabezas

Foro de São Paulo - Deputado venezuelano Rodrigo Cabezas
Deputado venezuelano Rodrigo Cabezas

O 21º encontro do Foro de São Paulo dá um sinal de alerta contra a volta de uma ofensiva neoliberal na América Latina, advertiu o deputado venezuelano Rodrigo Cabezas

Em uma entrevista concedida à agência cubana Prensa Latina, o chefe de relações internacionais do Partido Socialista Unido da Venezuela disse que existe uma “imperial e oligárquica” ofensiva no continente contra os governos progressistas e de esquerda.
jar a integração profunda “como o grande escudo que nos permite saltar para o desenvolvimento e proteção contra relações desiguais com o mundo desenvolvido.”
Cabezas falou antes do início da sessão inaugural do Grupo de Trabalho do Foro, que foi fundado há 25 anos por iniciativa do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O legislador venezuelano disse que a esquerda no continente deve encora

Ele ressaltou que o Foro de São Paulo também tem a intenção de defender os governos populares e progressistas da América Latina e do Caribe, que agora estão sitiados por estratégias de desestabilização.

“Vamos adotar um plano de ação em apoio ao presidente do Equador, Rafael Correa, do Brasil, Dilma Rousseff, de Evo Morales e também do processo bolivariano liderado pelo presidente Nicolas Maduro, entre outros”, anunciou.

Ele falou ainda sobre o apoio ao processo de paz na Colômbia e a solidariedade com Cuba no processo de normalização das relações com os Estados Unidos.

“Temos o dever de lançar uma ofensiva continental, para construir solidariedade global com os processos de mudança na América Latina para impactar a opinião pública e enfrentar a mídia e os poderes desestabilizadores da direita e as grandes potências do capitalismo”, disse ele. “Estamos otimistas porque os nossos povos têm um maior nível de consciência nesta batalha pela nossa própria identidade”.

Durante as sessões do encontro, que ocorrerá até o dia 1º de Agosto, serão analisados temas como: a chegada das mulheres às esferas do poder político na América Latina. Também ocorrerá a 23ª reunião de afrodescendentes do Fórum de São Paulo século.

O saldo dos governos progressistas e de esquerda e uma contraofensiva ao imperialismo também serão temas propostos. O Foro de São Paulo reúne 104 partidos políticos de esquerda da América Latina e esta é a quarta vez que o México recebe o encontro.

Do Portal Vermelho, com informações da Prensa Latina

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreras
Ferreras
8 anos atrás

Não usem as máquinas públicas para enriquecimento pessoal e projeto de poder e vocês conseguirão barrar muitos ‘ataques da direita’.

O projeto do ‘Foro de SP’ está ruindo. Felizmente.

Ferreras
Ferreras
8 anos atrás

Levaremos mais de uma década para arrumar o estrago financeiro e uma geração para o cultural.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Se não fosse o dinheiro público (que na realidade como bem disse uma velha senhora inglesa não existe, é o dinheiro de cada um de nos) esse Foro de São Paulo nunca existiria.

João Girardi
João Girardi
8 anos atrás

Devido à essa subordinação ao Foro de São Paulo, vários partidos de esquerda em nosso país sequer deveriam existir.

Gustavo Borges
Gustavo Borges
8 anos atrás

Uma democracia que tolera a existência de partidos alinhados com o Foro de SP é suicida. O que o Ferreras disse é real. Os estragos que a esquerda pode fazer em uma nação levam gerações para serem corrigidos, principalmente no campo cultural.

Leopoldo Duarte
Leopoldo Duarte
8 anos atrás

Estrago, estrago é pouco… As vezes me pergunto se não seria melhor se dividisse o país em dois, a direita de um lado e a esquerda excluída de outro lado.
Mas é óbvio que isso é uma ilusão, a população (massa) é alienada e não possui capacidade de pensar, aliás pensar é difícil pra eles….

Astolfo Apposite
Astolfo Apposite
8 anos atrás

Eu gostaria de saber de qual direita esses esquerdopatas corruptos estão falando. O povo na rua exigindo o fim da roubalheira e da incompetência no governo é considerado direita??? Se for esse o caso, então, só no Brasil, mais de 90% da população é considerada “de direita”. Nada a ver com “partidecos” de frangotes, tipo esse tal de PSDB… é o povo na rua expulsando essa malta comunista, só isso. Ah, claro, só para lembrá-los que dia 16 de agosto, todo cidadão de bem deve ir às ruas protestar contra essa cleptocracia instalada no Brasil.

Requena
Requena
8 anos atrás

Já destruíram a Argentina, Venezuela e agora o Brasil, a “cereja bolo” da América do Sul.

Prometem o céu e entregam terra arrasada.
O caos é a consequência inevitável dessa doutrina fracassada.

Malditos.

celso
8 anos atrás

Leopoldo, vou destilar mais um pouco…rsrsrrs pensar eles pensam o tempo inteiro….como dilapidar uma nacao e manter a sua populacao cada vez mais ignorante, ou seja, povinho ignareo q nao sabem ler, entender e muito menos compreender os efeitos nefastos desta ideologia politica q arruina geracoes e destroem um pais. Brasil, pais de tolos

Sds

Claudio Quadros
Claudio Quadros
8 anos atrás

Venezuela vai compra papel higienico

Melky
Melky
8 anos atrás

Os franceses inventaram uma solução para isso, chama-se guilhotina.

panzer
panzer
8 anos atrás

o problema é que estes esquerdistas aproveitadores só sabem dividir não sabem multiplicar , e em sua maioria nascem vivem e morem as custas do dinheiro público para ser mais exato do trabalho e do suor dos outros

panzer
panzer
8 anos atrás

governos progressistas kkkkkkkkkkkkkk progresso que progresso

Danilo
Danilo
8 anos atrás

Conversa de quem morre de medo de ser o próximo a dormir no ”xilindró”, cambada de sem vergonha.

Gabriel
Gabriel
8 anos atrás

As ambições do Foro de SP vão falhar , o brasileiro já tomou ciência de quem de fato são os comunistas e seus interesses escusos….

Marcio A. Dutra
Marcio A. Dutra
8 anos atrás

Essa é a nossa América Latina que está mais para “Latrina” com estes partidos de esquerda que visam apenas se manter no poder a qualquer custo, que vivem ás custas daqueles que trabalham e pagam impostos e não apresentam nenhum projeto de País….por essas e outras que a América Latina fica cada vez mais longe do desenvolvimento não apenas econômico mas também intelectual…está é uma geração perdida infelizmente

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Os esquerdas entraram no desespero.

Não tem mais Venezuela ou Brasil pra bancar a revolução.

Vader
8 anos atrás

Bateu o desespero na comunalha.

A roubalheira e a incomPeTência atávica dessa gente está fazendo com que fique cada vez mais distante o sonho de construir a nova URSS, a União das Repúblicas Socialistas Sulamericanas.

A maioria, aquele ente quieto e pacífico que só se mexe quando mexem no seu bolso, acordou de seu longo pesadelo, e descobriu que estava sendo roubada.

Vai faltar paredão e avião pra Cuba pra essa canalha. Que aguardem.

general-lee
general-lee
8 anos atrás

Se forem todos para Cuba,creio que faltara papel higiênico la tambem….

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Que Cuba o quê, vão pra Paris, que nem Chico Buarque.

Lideranças esquerdistas adoram um luxo decadente.

Fred
Fred
8 anos atrás

Acho somente engraçado essa paranoia em torno do Foro de SP. Eu imagino que existe uma retórica afiada contra o discurso do fórum, essa retórica consiste muito claramente em aumentar tanto a influência do Foro ao ponto de que cause medo em setores sociais mais “de centro”. Na boa, o FORO DE SP é uma PIADA, não tem efeito algum pois não consegue ecoar na esquerda brasileira, não tem caráter doutrinário, não passam de comunas buscando espaço na política institucional, dentro das regras do jogo democrático e usando de retórica tanto quanto “a direita”. Ninguém dá ouvidos ao Foro de… Read more »

Leandro Moreira
Leandro Moreira
8 anos atrás

Pessoal, nao se esquecam que agora os Estados Unidos tbm sao comunistas, e agora meu Deus? o que faremos?Kkkkkkkkk. Estive em Charlestown SC nos EUA em 2013,2014 e 2015 participando de uma trsnsferencia de linha de producao na empresa onde trabalho, que agora sera fabricado no Brasil, conversei sobre a reaproximacao deles com Cuba e eles acharam a ideia otima, ” mais um mercado consumidor”.

Jose Dantas Silva
Jose Dantas Silva
8 anos atrás

Boa Noite Bem parece que ler livros é a alternativa agora. Quanto ao post, algumas considerações: ” Se socialismo fosse bom a urss ainda existiria, cuba seria país de primeiro mundo, assim como a coreia do norte, os países do leste europeu não teriam se jogado de braços abertos ao ocidente( e hoje ostentam IDHs muito elevados), não teria havido tantas deserções de cidadãos de países socialistas(cubanos desertam ate hoje quando tem oportunidade) todos totalitários , países antes socialistas da Africa e Asia seriam paraísos e por fim, na América latina não existe, nunca existiu e jamais existirá socialismo ou… Read more »

xtreme
xtreme
8 anos atrás

Essa aproximação dos EUA x Cuba… dura ate o próximo presidente REPUBLICANO assumir.

Esse fórum de SP é a reunião do atraso com a miséria…PARTIDOS DE ESQUERDA são populistas, vingativos, retrógrados que perpetuam a pobreza visando a manutenção do poder.

helio
helio
8 anos atrás

O que será que alguns comentaristas aqui chamam e lastimam como cultura perdida. O que será que eles entendem por esquerdista? Terão o mesmo entendimento do Bernard-Henry Lévy, que disse que ser de esquerda é defender a liberdade (essência da democracia, onde a tortura é crime imprescritível), sem abrir mão da igualdade (intransigência humanista)?

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

A Esquerda sempre foi mais utópica do que realista, não a toa quando assumem o poder, sempre metem os pés pelas mãos. Eventualmente, quando tem um que sabe destas limitações e acaba trazendo pra perto, ou levando seu governo mais ao centro, aproximando assim do pragmatismo da Direita (especialmente em questões econômicas e de mercado), é quando alcança algum êxito. Mas, invariavelmente, quando querem seguir apenas a sua cartilha ideológica, sempre fazem besteira. Equilíbrio é a palavra chave, transitar mais à Esquerda, ou à Direita, quando preciso, mas sempre retornando ao Centro para equilibrar um lado e outro. Até mais!!!… Read more »

sebastião
sebastião
8 anos atrás

Leandro Moreira e Hélio. Para chegar ao poder, Lula transvestiu-se no Lula Paz e Amor, porque o povo brasileiro não quer saber de comunismo, de bolivarianismo, etc. Após ser eleito, perguntaram se ele era de esquerda. Para enganar a população, ele disse que isso tudo era besteira, não existia esquerda nem direita. O fato é que esses grupos, que bebem da fonte cubana como inspiração, tendo em vista que foi uma revolução do proletariado contra o capitalismo, bem sucedida a ponto de hoje Cuba ser um país altamente desenvolvido, querem implantar uma grande pátria… bolivariana. Quando hélio fala em liberdade… Read more »

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
8 anos atrás

Da ignorância, e apenas dela, é que o homem deve se libertar.

Uma dica: se você possui um impulso ou pensamento, que se fortalece com ódio ou discriminação, tenha a certeza que algo está errado.

Tamandaré
Tamandaré
8 anos atrás

“Temos o dever de lançar uma ofensiva continental, para construir solidariedade global com os processos de mudança na América Latina para impactar a opinião pública e enfrentar a mídia e os poderes desestabilizadores da direita e as grandes potências do capitalismo”. Amigo, os desestabilizadores são vocês mesmos!!! Na Venezuela, boa parte da oposição a Maduro é constituída por partidos de centro-esquerda liberal. Aí como são de oposição, Maduro os intitula…… DIREITA!! No Brasil, o barco não é muito distinto; nós praticamente não temos partidos de direita. Segundo o analista político João Mellão Neto, no momento o país não possui em… Read more »

Ferreras
Ferreras
8 anos atrás

Mas tudo o lado bom, servirá para mostrar as pessoas que o caminho do sucesso e do bem estar está no indivíduo e não no governo.

Jordan Rodrigues
Jordan Rodrigues
8 anos atrás

Meu Deus do céu, chegamos a um ponto onde a esquerda explicita suas nefastas intenções de forma deliberada, eles não tem freio. Se o governo compactua com essa escória socialista, cabe as forças de defesa tomar as rédias. O povo está indo ás ruas, a parte dos civis está sendo feita, falta agora as forças armadas acatarem aos requerimentos do povo em todas as formas constitucionais possiveis. Eu quero infra estrutura, diferente de cuba que não tem, quero prateleiras cheias nos mercados, diferente da venezuela que não tem, uma econimia estabilizada diferente do blivarianismo e chavismo, que nem sonham em… Read more »

Augusto
Augusto
8 anos atrás

A “Esquerda Progressista” é a tal que raciona alimentos e desabastece o povo até de papel higiênico! Grandes líderes da “Esquerda Progressistas”, suas qualificações profissionais/intelectuais e seus maiores legados: MADURO e DILMA (respectivamente motorista de ônibus e ex-dona de lojinha de R$ 1,99 em Porto Alegre/RS, Brasil – notória incompetência para gerenciar uma nação, conseguindo deixá-la econômica e eticamente muito pior do que quando assumiu o poder); KIM JONG-UN (bebedor inveterado de Cognac francês e Whisky escocês, filho de ditador falecido, notório facínora, está gordo de tanta comida e bebida, enquanto seu povo passa fome e necessidade de itens básicos… Read more »

João Girardi
João Girardi
8 anos atrás

– Wellington Góes 31 de julho de 2015 at 2:55 – Não é que eles invertem os pés pelas mãos, eles sabem perfeitamente que esse negócio de protecionismo, subsídios, expansão de oferta monetária, controle de preços, imposto sobre grandes fortunas, redistribuição de renda etc é furada. Mas mesmo que não funcione, o resultado é sempre concentração de poder nas mãos do estado, recomendo O Caminho da Servidão do Hayek se quiser estudar mais o assunto. Todo esquerdista sabe que um governo democrático cai com uma crise econômica, pois numa democracia capitalista você tem vários meios de ação. Agora quando a… Read more »

roubrdario diniz valerio
roubrdario diniz valerio
8 anos atrás

Peço licença para invadir este espaço claramente antepetista e conservador chamando os comentaristas para o seguinte raciocínio: O governo do PT e aliados cometeu tambem seus erro. mas como estamos em um site ligado a questões de defesa é bom lebrar que: foram os governos do PT que reativou a industria belica brasileira destruida pelo governo de FHC; retomou o programa nuclear com a retomada da Usina Angra 3 e iniciou a construção do submarinio nuclear; esta construindo e entregando ao EB 5000 tanque Guarani, e fechou com a SAAB mais que a compra, odesenvolvimento de caças. Para quem quer… Read more »

João Girardi
João Girardi
8 anos atrás

Se por reativar a indústria bélica você estiver se referindo apenas à promessas vazias, então sim, o PT “reativou” nossa indústria.

Antônio Pereira
Antônio Pereira
8 anos atrás

Gostaria de fazer uma observação relacionada ao comentário do “oubrdario diniz valerio”. Seguinte, que falácia é essa de que “governos do PT que reativou a industria bélica brasileira…”?? o que Lula realmente fez foi garantir a própria aposentadoria no caso da compra dos caças e nada mais. Quem entende do assunto, sabe que nenhuma das propostas seria bom negócio para o Brasil. Vocês se dizem a favor do progresso, mas o resultado está ai, a indústria brasileira indo para o saco porque o país perdeu a credibilidade no exterior. Em vez de Dilma se aproximar de parceiros comerciais históricos do… Read more »

João Girardi
João Girardi
8 anos atrás

O PT investiu tanto em forças armadas que quando eu servi tinha que gritar “POW POW POW” nas patrulhas porque não tinha munição de festim.

Housemaq
Housemaq
8 anos atrás

Senhores!
Realmente!
A cáfila esquerdopata entrou em pânico!
Parece mesmo que finalmente estão caindo na real!
O “prujetu” da caterva, discípula de Aleksandar Dugin está ruindo de cima abaixo!
A “grande nação vermelha da América do Sul” não está saindo como tanto planejado!
A estratégia dos “aplicadores do Gramscismo Madraço” está com os dias contados!
Estamos prontos e preparados sim “presidenta” !!!
Não temos medo do exército parvo do Stédile, da Lagoa Vermelha! Vamos à luta! Se preciso, vamos à luta ARMADA! Não vamos retroceder um milímetro diante desse medíocre exército vermelho de lapinantes!
Estamos prontos! Estamos preparados!

marcio messias
marcio messias
8 anos atrás

outro cão comunista latindo…

helio
helio
8 anos atrás

Dialogar com a direita mais vã, entretanto dialogamos mal rompe a manhã, concluo com o plágio que fiz do Aurélio, que esse esforço é uma ação que fará alguns comentaristas superarem o pensamento retrógrado que confunde esquerda com comunismo, que nega as contribuições (evidentes) dos governos do PT (independente dos equívocos cometidos) e que atribui somente às ditaduras de esquerda o cometimento de violência contra a população, esquecendo a ditadura militar de direita, cujos crimes ainda se discute no país. Ditaduras, meus caros, são formas abjetas de governo, não importa que lado estejam. Os governos do PT foram e são… Read more »

helio
helio
8 anos atrás

Dialogar com a direita é coisa mais vã

Paddy Mayne
Paddy Mayne
8 anos atrás

“O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância, o evangélho da inveja” – Winston Churchill

Housemaq
Housemaq
8 anos atrás

Ao senhor Hélio… O “petrolão” já tem uma derivação: o “eletrolão”. Com mais algumas enxadadas, novas minhocas podem brotar. Quem sabe o “estradão”, “meu casão meu vidão”, “saudão”, “escolão”, “pacão”… E quantos outros aumentativos vocês queiram rimar aí para indicar um estado que foi literalmente assaltado pelo crime e que não tem solução! A caterva canalha petista assalta o país do Oiapoque ao Chuí, entorpecendo consciências e massificando a sociedade com uma propaganda subliminar, imperceptível aos mais incautos que, por sinal, representam a grande maioria da população. O objetivo somente seria atingido pela utilização de dois expedientes distintos: a hegemonia… Read more »

Paddy Mayne
Paddy Mayne
8 anos atrás

evangelho, sem acento

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Depois de “contribuições evidentes” e a pérola “independente dos equívocos cometidos” vc’s entendem quando eu digo que não vale o esforço…

isso ai é mente seletiva meus caros… veem o mundo como a doutrina diz que é… isso é uma condição patológica.

Mas o tempo sempre acaba cuidando deles, mais cedo ou mais tarde. Para então irem ao seu verdadeiro lugar na História: O da vergonha.

Grande Abraço.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Subestimar o inimigo é sempre um grande erro, esta organização tem realizado tudo que pretende, justamente por que muitos não dão a importância e não vêem a gravidade e o risco que ela oferece à soberania dos países sul americanos. Entendo que esta é a maior ameaça a soberania do nosso país! A filiação de partidos brasileiros, coloca-os dentro do nosso país e hoje, um destes partidos está simplesmente no poder… é assim que eu entendo o que está acontecendo…

Tadeumar
Tadeumar
8 anos atrás

Helio, As eleicoes no Brasil foram fraudulentas. Nos aqui (EUA) sabemos disso. A “democracia” do PT aos poucos vai caminhando para a “democracia” do Pol Pot, do Viet Cong, do Fidelismo, do Chavismo….e tantos outros regimes falidos da historia. Voce sabe que o segura o Brasil ainda, e o sistema capitalista, a inversao extrangeira e um boa parte da sociedade brasileira que nao e igonorante o suficiente para cair nessa distopia petista. Helio….o Brasil esta acabando aos poucos e se os militares nao reagirem e nao fizerem cumprir seus deveres constitucionais de proteger a patria…o Brasil vai se esfacelar em… Read more »

Prof Demétrius
Prof Demétrius
8 anos atrás

Hélio, se ser de direita significa ser contra o esquema de poder do PT e as roubalheiras descaradas que esse partido nefasto promoveu no Brasil. Então chame a maior parte da população brasileira – pelo menos 70% – de direitista, e continue com esse discurso esganiçado que mais parece cópia de uma cartilha para MAVs do PT.

JúlioCedro
JúlioCedro
8 anos atrás

O Foro de São Paulo assemelha-se a um câncer. No início a vítima não se apercebe de sua existência. Passa-se o tempo, então, num fatídico dia, o câncer dá seu sinal e, então, é tarde demais!

EXbrazil
EXbrazil
8 anos atrás

Este deputado venezuelano deveria explicar o CALOTE que seu pais deu no Brasil….