Exército Brasileiro realiza o primeiro tiro operacional com o Sistema RBS 70, da Saab

27

Exército Brasileiro RBS 70

Na última quarta-feira (05), a empresa de defesa e segurança Saab participou do exercício de tiro antiaéreo do Exército Brasileiro, no Campo de Instrução de Formosa (GO), situado a cerca de 80 quilômetros de Brasília. Durante o evento, uma unidade de tiro do sistema míssil de baixa altura telecomandado RBS 70, desenvolvido pela companhia sueca, realizou o primeiro disparo em solo brasileiro, com pleno êxito.

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o Ministro da Defesa, Jaques Wagner, o Comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas, e o Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, General João Chalela Júnior. Bo Torrestedt, diretor geral da Saab para a América Latina, também compareceu ao exercício.


DIVULGAÇÃO: Publicis Consultants / Saab

VÍDEO: EB (dica do leitor Leonardo, ao qual agradecemos)

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
celso
celso
8 anos atrás

Certas coisas sao dificeis de entender…………pqe tantas autoridades, so para ver um disparo de um missil q dezenas ou centenas de vezes ja foi disparado………mais uma coisa…..se foi disparado para tantos curiosos, pqe nao foi usado um alvo para aquilatar de vez sua operacionalidade pelo Exercito….enfim….qto custou esta brincadeira……….pqe dar tanto destaque a um fato pra la de norma….eh so visitar o you tube…la ta cheio de disparos bem melhores de se ver do q este…..pra q gastar bala boa c defunto ruim…so pra mostrar um disparo de um missil sem nenhum efeito pratico …este Min da Def nao merece… Read more »

Jhenison
Jhenison
8 anos atrás

Com todo respeito Celso, mas não vejo nada de errado nisso, pois e um material novo e deve ser comemorado sim, afinal vivemos momentos difíceis, acredito que estes tipos de disparos devem ser praticado e em momentos de crises demonstrações para autoridades já ajudam na doutrina, afinal uma coisa e ver as forças armadas suecas disparado outra e o EB. Sou leigo quanto o assunto, e comecei a me atentar a assuntos de defesa a pouco tempo afinal sou novo (apenas 21 anos) em relação a os outros foristas, posso ate esta errado, mas fico feliz em ver o EB… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
8 anos atrás

Celso, o Brasil é a terra das autoridades.

Para inaugurar qualquer coisa ou mesmo disparar um simples míssil precisa ter o coquetel, a visita de um monte de gente, viagens de helicóptero e/ou jatinho, diárias e etc.

Por outro lado, o evento em si é importante para o EB, cuja defesa antiaérea é limitadíssima e a coisa mais moderna que possui, a exceção do RBS70, são Gepards e Iglas antigos.

Lorival
Lorival
8 anos atrás

também acho que o ministro deve sim estar presente participar valorizar e ajudar as forças armada manter o seu cronograma de reequipamento das forças armadas e não fazer contingenciamento isto é estupidez isto até meu filho de dez ano faz porque e fácil de fazer é só falar que vai dar comida para os pobre e promover passeata gay que a mídia faz o resto porque isto é moda

Emerson R.B
8 anos atrás

Sou ignorante no assunto, então não sei se o mesmo sistema vale pra interceptar aeronaves.Mas não deixa de ser um belo video da eficiencia Israelence..

https://youtu.be/7N2L4NRdZzA

leandro moreira
8 anos atrás

Claro que isso e motivo de comemoracao, alem de adquirir novos armamentos, nossas FFAAs devem testa-las, parabens ao MD, acho que esse pessoal que reclama gostava como era antigamente, as FFAAs jogadas pra escanteio. Agora, desde 2003 o MD tem adquirido muito armamento, vetores, e treinamento.

celso
celso
8 anos atrás

Jhenison, sem problemas, aqui eh e sempre foi um otimo lugar para se ter e dar opinioes. Nao se avexe rrsrs Mantenho meu ponto de vista……..o Rafael ate colocou a coisa toda c mais uma opiniao. Agora, ter isso como uma demonstracao inutil ….isso nao da pra engolir. Treinamento eh uma coisa , agora, perder tempo e grana so pra ministro e outras pseudo autoridades verem…..eh a gota d agua. Sds

Claudio Donitz
Claudio Donitz
8 anos atrás

Teste sem alvo????

Leonardo.
Leonardo.
8 anos atrás

Tem um vídeo do próprio exército mostrando eles abatendo um drone com o RBS-70:

https://www.youtube.com/watch?v=nR4ghHVT9HQ

O disparo começa perto de 1:05

Felipe
Felipe
8 anos atrás

O EB deveria adquirir mais lotes do RBS. Não sei qual a complexidade desse sistema, acredito não ser algo extraordinário, podendo, nesse caso, haver um “TOT” efetivo. Deveríamos aproveitar a aproximação com os Suecos e o RBS seria um dos pontos, com um TOT ou uma licença de fabricação aqui.
Alguém saberia dizer um pouco sobre as funcionalidades do BAMSE frente às necessidades do EB e dos principais nomes já citados para o EB, como o pantsir e a versão terrestre do CAMM. Ou seja, o BAMSE serviria para o Brasil como meio principal de defesa antiaerea de media altura?

Bosco
8 anos atrás

Emerson,
O sistema Iron Dome é efetivo contra alvos aerodinâmicos também, além dos balísticos de curto alcance.

lauro
lauro
8 anos atrás

Leandro defendendo a turma não é? Sem dúvida têm promovido algumas aquisições especialmente depois do pré-sal. Mas não se pode negar que estão sem dinheiro. E passaram onze anos empurrando com a barriga a compra dos caças que o governo anterior já tinha dado início ou seja, uns 20 anos para receber uns caças. Navios nem se fala, não é? E dizem que nos quarteis a miséria é grande, igual o restante do mundo real. E é fato que ninguém deve apoiar qq governo em troca de um prato de comida, de um emprego, de uma vaga em uma escola… Read more »

celso
celso
8 anos atrás

Leonardo, valeu pela informacao…ja vi esta apresentacao e repito….nao ha pqe de tanta festanca para este evento dito treinamento……ta mais pra festa…alem do mais enfatizo….qtas vezes estas ditas autoridades e ou patentes ja estiverem na Suecia para ver tal demonstracao ou complementar mais informacoes…enfim, acho q vc entendeu meu ponto de vista………..tal treinamento com total uso de armas, so veremos daqui a uns 10 anos e c novas otoridades…..rsrsrsrsrrs isso nao treina nada e nem ninguem….minha opiniao. Sds

Space Jockey
Space Jockey
8 anos atrás

Quando um “soldado” (oficial) do EB dispara um artefato sesses é um evento tão raro quanto o mesmo ganhar na Mega-Sena

leandro moreira
8 anos atrás

Ja desafiei qualquer um aqui pra ver qual governo mais investiu nas FFAAs, vamos la pessoal pesquisem e leiam, nao estou defendendo ninguem, simplesmente e um fato, aproveitando, alguem sabe dizer qtas viaturas marrua foram compradas?

leandro moreira
8 anos atrás

Lauro, “dizem que nos quarteis…” kkkk dizem muita coisa, meu filho esta em uma OM aqui em curitiba, seu primeiro soldo me surpreendeu, pois na minha epoca eu ganhava tao pouco….uma piada…., ele fez o CFC e no campo ele relatou a exelente alimentacao, surpreso novamente, cara sao tantas boas noticias, isso e fato, nao sei de onde vcs tiram esses “dizem”kkkkkkkkk

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
8 anos atrás

Leandro, individualizar os gastos é bem complicado, mas arrisco dizer que o Governo Militar investiu mais nas FAs do que o Governo do PT.

Mirage, F5, Niteróis, Submarinos, Urutus, Cascavéis e etc.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
8 anos atrás

Os oficiais do Exército se comportam como verdadeiros administradores, executivos e gerentes de uma empresa. Você não ousa contestar o profissionalismo e seriedade.

Diferentemente da classe política atual, que em geral, se comportam de forma oposta.

Save Ferris!

_RR_
_RR_
8 anos atrás

leandro moreira ( 14 de agosto de 2015 at 22:49 ), Todos fizeram o que foi possível em sua determinada época… Apenas por cima, os investimentos nos anos 90 foram: – conclusão das corvetas classe Inhaúma ( Jaguaceí, Julio de Noronha e Frontin concluídas nesse período ); – conclusão dos submarinos IKL ( Tamoio, Timbirá e Tapajó ); – compra das 4 fragatas Type 22; – inicio da construção do corveta Barroso; – inicio da construção do submarino Tikuna; – compra dos carros de combate M-60; – compra dos primeiros sistemas AA Igla ( vindos em 1994 ); – compra… Read more »

leandro moreira
8 anos atrás

Agora poe ai o que veio a partir de 2003.kkkkkk lembrando que a aquisicao do M60 causou problemas de logistica pois ja tinhamos outro CC , O NAe nem se fala, agora temos que penar com isso, antes de 2003 teve algum tipo de off set ou tranferencia de tecnologia? E fato.o governo FHC nada fez pelas FFAAs.

Joker
Joker
8 anos atrás

Offset vem desde a epoca preguerra do paraguai, só nao possuiam esse nome, e a tal da tot tambem.

Felipe
Felipe
8 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk só resta rir da mediocridade desse sujeito.

_RR_
_RR_
8 anos atrás

leandro moreira ( 16 de agosto de 2015 at 8:38 ): A classe de submarinos Tupi, exceto pelo próprio Tupi, foi construída no Brasil sob licença… E o submarino Tikuna foi um exemplo claro de transferência tecnológica… O E-99 e o R-99 também são exemplos de cooperação tecnológica. Em verdade, é uma experiência modelo. O F-5M também se enquadra como experiência interessantíssima… E quanto ao Super Tucano, não nem o que dizer… Sucesso de exportação… A versão do M-60 adquirida pelo Brasil é nada menos que a A3 TTS, uma das mais avançadas produzidas. Até então, salvo engano, o País… Read more »

leandro moreira
8 anos atrás

Os leopard 1a5 trouxeram junto uma linha de manutencao que esta em Sta Maria RS, alguem ai vai arriscar colocar uma lista das aquisicoes de materiais feitas apos 2003 para as FFAAs? Eu sei, a lista e grande, leiam as edicoes impressas das revistas mais antigas a as atuais como, RFA, T&D e a FD, com a edicao que faz o balanco da era fhc, uma piada.

leandro moreira
8 anos atrás

Rafael Oliveira, tbm concordo que o governo militar foi o que mais investiu nas FFAAs, lembro bem desta epoca, foi excelente, depois disto somente agora avancamos de verdade, algue citou a corveta Barroso, mas de dez anos para ficar pronta, foi o Lula assumir e pronto. Vou verificar o andamento de tudo o que o RR postou, acredito que alguns sao da era FCM um pouco do fhc e outro ja deste governo atual.

Celso
Celso
8 anos atrás

Leandro nao pude deixar de ler sua opiniao….mas vixeee…….o lulla nao investiu nada….o q ele fez foi so lancar nuvens de fumaca as FAs e muito papel…muitooo papel q tudo aceita…..liste ai por favor a qde e os meios q ele adquiriu ou aprovou em 8 anos de desgoverno (aahhhh os tqes LEO 1A5 q levaram 3 anos para serem entregues)…….so piorou cada vez mais a coisa toda..ele e sua bolsa da miseria enterrraram as FAs q faziam muito mais pelos mais necessitados do q ele e sua trupe de malucos ai no poder ate hoje…..tudo o q veio e… Read more »