Mísseis antiaéreos Patriot dos EUA são retirados da Turquia

5
Míssil Patriot

Míssil Patriot

Mísseis antiaéreos Patriot

ClippingOs Estados Unidos e a Turquia anunciaram neste domingo a retirada de duas unidades americanas de mísseis antiaéreos Patriot localizadas em território turco sob o comando da OTAN, desde o início de 2013, para proteger o país de eventuais disparos de mísseis da Síria.

“Estas unidades serão levadas novamente aos Estados Unidos para operações necessárias de modernização”, segundo um comunicado comum dos governos difundido pelo Pentágono.

As duas unidades de Patriot estavam localizadas em Gaziantep, no sudeste da Turquia. A missão terminará em outubro.

Os Estados Unidos e a Turquia afirmam no comunicado que as unidades de Patriot e suas equipes (cerca de 320 pessoas) poderão ser novamente utilizadas no local “em uma semana”, caso seja necessário.

“É uma decisão militar americana, com o objetivo de modernizar o equipamento”, afirmou um funcionário do Pentágono sob condição de anonimato.

A Alemanha, que desde janeiro de 2013 tem cerca de 400 soldados e duas unidades de mísseis Patriot localizados no sul da Turquia, a pedido do governo turco, anunciou no sábado que terminará sua missão em 31 de janeiro.

FONTE: Zero Hora/AFP

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andrei
Andrei
8 anos atrás

Deu a entender que é uma retirada permanente, com possibilidade de volta caso necessário. Algum acordão nos bastidores?

lauro
lauro
8 anos atrás

Mas que coisa sem sentido. Para que essas baterias? Por acaso a síria que está arrasada vai atacar a Turquia, uma potência militar?
Já não está dando conta dos rebeldes.

PRAEFECTUS
8 anos atrás

Interessante notar que isso ocorre logo após surgirem noticias de que rackers conseguiram invadir os sistemas de algumas baterias Patriot estacionadas na Turquia…

Grato.

Fabiano fb
Fabiano fb
8 anos atrás

Porque a Turquia não compra o sistema patriot ,e o opera ela mesmo no seu território?

Carlos Crispim
Carlos Crispim
8 anos atrás

Não sei se os EUA exportam Patriots, Fabiano, que eu saiba só Israel, Alemanha e Grã-Bretanha os utilizam, é preciso ser muuuuuuito próximo aos yankees para usar seus armamentos de primeira grandeza, duvido que o congresso aprovasse a venda à Turquia, mas possso estar enganado.