Evo-e-Dilma

“Se tiver golpe no Brasil vamos atacar com nossas forças armadas” ameaçou Evo Morales Presidente da Bolívia

Clipping“Não vamos permitir golpes de Estado no Brasil e nem na América Latina. Vamos defender as democracias e se precisar vamos atacar com nossas forças armadas”, afirmou Evo Morales em uma escola militar em Cochabamba (centro do país).

Morales fez a advertência coincidindo com o 44º aniversário do golpe militar de 1971, que exaltou o então coronel Hugo Banzer, apoiado, segundo os historiadores, por militares do Brasil e da Argentina, com o apoio do Pentágono.

“Pessoalmente, nossa conduta irá defender Dilma (Rousseff),presidente do Brasil e o Partido dos Trabalhadores”, declarou Morales, dias após de opositores realizarem várias manifestações no Brasil exigindo a renúncia da presidente.
http://www.forte.jor.br/wp-admin/admin.php?page=woothemes
Morales fez votos para que “o tema do golpe de Estado no Brasil seja somente uma questão midiática. É nossa obrigação defender os processos democráticos, a democracia e especialmente os processos de libertação sem interferência externa”.

La Paz e Brasília mantêm certas afinidades políticas, afetadas por um episódio em 2013, quando o senador boliviano opositor Roger Pinto fugiu para território brasileiro em um veículo diplomático e foi protegido por funcionários da embaixada do Brasil em La Paz, onde estava asilado desde maio de 2012.

Após sua incomum entrada no Brasil, Pinto pediu refúgio. A fuga de Pinto gerou uma crise diplomática entre o Brasil e a Bolívia, que levou à saída do chanceler brasileiro Antônio Patriota. O embaixador brasileiro em La Paz não foi reposto desde então.

Por outro lado, Morales e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantiveram as relações bilaterais no mais alto nível.

FONTEwww.onortao.com.br

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme de Paiva
Guilherme de Paiva
8 anos atrás

Gostaria de saber qual é o posicionamento das Forças Armadas quanto a esse pronunciamento.

Afonso
Afonso
8 anos atrás

As forças armadas do Brasil é uma piada mesmo. Não tem força para combater com a Bolívia, não mesmo.

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
8 anos atrás

Este silêncio do governo brasileiro, que poderia até ter colocado uns paninhos quentes nesta história é mais preocupante do que a suposta ameaça…. Eu ainda sou daqueles que acreditam que o maior risco à nossa soberania não está além das nossas fronteiras…. Desconfiança minha, é claro….

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Pois é, eu tambem gostaria de
saber.A sociedade brasileira está ameaçada por MST, cut, outras milícias e agora, como se não bastasse, por outro país soberano. Agora muda de figura…..isso pode levar a uma guerra civil, é desordem total.
As FFAA continuarão a fingir que nada esta acontecendo?? Sera que ate da Bolívia teremos de engolir sapo?

Mauricio Pacheco
Mauricio Pacheco
8 anos atrás

Este cocaleiro louco acha que o Brasil é quintal da sua republiqueta, vai te catar panaca!

Reijsnio
Reijsnio
8 anos atrás

Gostaria de saber com qual exercito ele faria isso, realmente a palavra populismo e ser ridículo tem o mesmo significado

Fred
Fred
8 anos atrás

Sou de esquerda, mas sou lúcido. Essa afirmação do Evo Morales não passa de bravata. Vai atacar com que? Não tem o mínimo crédito. Não sou petista (nem acredito que o Pt represente a esquerda brasileira), mas sou contra golpismos. Nesse momento, analisando friamente, não vejo possibilidade alguma, dentro da legalidade, de que ocorra impeachment muito menos chance de golpe militar. Acho essas duas hipóteses devaneios. Dilma levará seu governo ate o próximo pleito eleitoral (onde o PT chegará tão desgastado que ficará próximo de seu próprio fim). Dito isso, acredito fortemente que o Evo perdeu oportunidade de ficar de… Read more »

DougR
DougR
8 anos atrás

O “cocaleiro” falando besteira… Vai atacar o Brasil com suas forças armadas, mas que forças armadas? A Bolívia trata-se de um país pequeno incrustado no meio da América do Sul, que produz coca e exporta para todo mundo, mas com nenhuma expressão mesmo. Querer dizer que é um ataque democrático é uma piada, querer dizer que sua força armada tem poder para atacar o Brasil é pior que uma piada, é uma afronta! E essa afronta deve ser oficialmente respondida pelas nossas forças armadas, a quem resta o respeito e admiração de um grande número de brasileiros, tanto que é… Read more »

Pangloss
8 anos atrás

Guilherme,

Se fosse só engolir sapos, estaríamos em posição melhor do que a atual.

Já perdemos refinarias e outros investimentos realizados na Bolívia. Há um monte de fazendeiros brasileiros que sofreram desapropriação de seus bens em Santa Cruz de La Sierra.

Há enorme movimento de entrada, na Bolívia, de bens roubados no Brasil. No sentido inverso, recebemos drogas e armas contrabandeados de lá.

A Bolívia só vai parar quando perceber alguma resistência do Brasil, mas até agora isso não ocorre, e não há sinais de que isso vai mudar.

Bardini
Bardini
8 anos atrás

¿Por qué no te callas?

Fábio Mayer
8 anos atrás

Digo e repito: o mínimo que se deveria EXIGIR do governo brasileiro seria chamar o embaixador da Bolívia ao Planalto ou ao Itamaraty para prestar explicações, como se faz em qualquer país civilizado do mundo.

Douglas Ramos
Douglas Ramos
8 anos atrás

Apenas uma história para boi dormir. Se realmente acontecer o “”golpe””, o Zacarias boliviano vai no máximo lançar uma nota de repúdio a atitude da oposição brasileira. Evo não seria louco de entrar em um conflito que colocaria seu poder e a parca economia de seu país em ruínas. Ou seja, suas forças armadas não marcharão para a Banânia, especialmente sua “poderosa” marinha do Lago Titicaca

Francis Schonarth
Francis Schonarth
8 anos atrás

É nessas horas que o EB deveria agendar algumas manobras de treinamento na fronteira.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Já disse lá no post da Senadora do RS: – Isso é uma digressão. – Bolívia e Venezuela são/serão apoios logísticos para o real golpe do ParTido, além de funcionar como “santuários”. A Argentina tb pode fazer parte da coisa. – A MB não tem mais capacidade de Águas Azuis… Eles conseguiram, o corredor do Atlântico Sul está aberto para se montar um abastecimento via a Argentina Bolivariana. – Os útimos 12 anos foram a maior formação de Caixa Revolucionário que o mundo já viu… o ParTido tem Bilhões na boca do caixa. Se eles não estão prontos, estão quase.… Read more »

RODRIGUES
RODRIGUES
8 anos atrás

Golpe militar não é uma realidade, seria igual ao Egito. Um dia todo mundo queria os militares no poder, eles foram la e tomaram, no outro dia todo mundo queria os militares fora do poder. Aqui seria igual. Pior, aqui temos o MST e PCC. Teria uma guerra civil sem apoio estrangeiro. Diferente da Operação CONDOR.
Por outro lado, a Bolivia ameaçar militarmente o Brasil?
Esse mandatario deve estar usando seu principal produto de exportação.

Um fantasma + um cocaleiro + um cachaceiro + uma guerrilheira, so podia dar nisso.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
8 anos atrás

Se não fosse o redículo da situação, a piada seria de excelente qualidade. Quanto a uma possível coalisão (dos merdas e fudidos hahahaha) para defender esta putaria que é o ParTido que atua em Brasilia, eu tenho certeza que há outras nações interessadísimas que tal coisa ocorra. Desta forma eles limpam a LatrinaAmerica de uma só vez, começando pela terra do “pajarito fantasma”, bajando para la tierra donde hay mucho gas (que viene de las mierdas de ellos) drogas mas todavia y por ultimo y no menos follada, la tierra que come Caviar pero escupe chistes cómo ” Las Falklands… Read more »

kfir
kfir
8 anos atrás

O exército é sério e dedicado, eu dei suporte de tecnologia da informação em um projeto, o coronel e um capitão, o coronel trabalhava em feriádos…eram super dedicados e preocupados…inclusive escutavam sem se ofenderem quando eu falava que tava errado. sem grana ninguém faz nada… eu penso como o oganza temos: 1) lula falando em exército do mst para ir as ruas 2) dilma que explodiu carro bomba e fez as coisas horriveis que sabemos. 4) estédeli na venezuela, babando ovo do maduro.. só ir no you tube 5) presidente da CUT no PALÁCIO DO PLANALTO na presenta da ANTA,… Read more »

claudio quadros
claudio quadros
8 anos atrás

o indio vamos faze negocio vamos troca bolivia por espelho um cavalo e canivete como nos fizemos com acre se invadir vai leva surra vara indio maluco

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Os esquerdinhas acusam efusivamente os EUA de imperialistas e de terem colaborado com o golpe de 64 só porque estavam prontos para entrar do lado dos militares se houvesse uma revolução armada.
Agora, o Evo diz q e fica de boa???
Quer dizer,

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Mandei antes da hora:
Agora, o Evo diz que vai “ATACAR” o Brasil e fica de boa???

OSMAR
OSMAR
8 anos atrás

Bolívia não aguenta uma semana de guerra conosco. Até que seria bom pro sentimento patriótico uma guerrinha. De quebra ainda ocuparíamos uma campos de gás. Acho que nem precisaria de infantaria, Pqds e os Fns já dariam conta do recado com o apoio da FAB. heheeheh.

Ferreras
Ferreras
8 anos atrás

O comentário do Oganza
25 de agosto de 2015 at 14:46 #

resume de forma simples e clara a realidade…

Mas acho que eles foram com muita sede ao pote e quebrou ele (Brasil), agora os planos deles terão que ser adiados.

Felipe
Felipe
8 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
cala-te, cala-te, cala-te, você me deixa louuuuuuuco.

Esses caras são uma piada. Que venham eles e toda essa gentalha. O Brasil tinha era que engrossar a voz com esses sujeitos, em todos os níveis institucionais.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Ferraras, “Mas acho que eles foram com muita sede ao pote e quebrou ele (Brasil), agora os planos deles terão que ser adiados.” Não meu caro, toda e qualquer “revolução” foi feita com as nações quebradas, instituições desacreditadas, FFAA mau equipadas, sem real poder de mobilização em massa e sem um comando central (Executivo) Legítimo, esse último por si só quebra e gera dúvidas em toda a cadeia de comando. Se olharmos direito, todos os “Grandes” projetos para fornecer meios modernos e válidos para as FFAA são todos EFETIVAMENTE para depois de 2020… e isso foi abiamente planejado e executado,… Read more »

JEFF
JEFF
8 anos atrás

O mais lamentável de tudo é ver que viramos uma espécie de latrina da América do Sul, qualquer um fala o que bem quiser do “gigante” Brasil. Perdemos os culhões, fomos aos poucos sucateados, inclusive na vontade, na disciplina, na moral e no civismo. Somos esse resto de gente misturada que fomos transformados por um partideco no poder. Nosso governo podre se une com escória e lixo de todos os cantos do mundo. E agora temos que ouvir um malacafento destes falar em invadir o Brasil?? Forças Armadas do Brasil? Já são piadas faz tempo, com generais e brigadeiros obesos… Read more »

JEFF
JEFF
8 anos atrás

Em outros países mais sérios, já teríamos atentados e bombas pipocando e políticos ligados a este entreguismo do território nacional sendo chamados na bala.
Mas o brasileiro se orgulha de dizer que é pacífico, que somos o país da alegria, do carnaval e do futebol.

lorival
lorival
8 anos atrás

Como alguns já perceberam o nossos inimigos são os esquerdas que vivem aqui e esta no governo atual pois não responde a estas ameaças externa .Não podemos subestimar estas ameaças, alguns lideres pacifico fala que não temos inimigos externo e agora? podemos ver que toda américa do sul esta contra o brasil ,o que nos sobra e só o chile que é culturalmente mais elevado e posiciona-se mais a direita .portanto o golpe de esquerda já esta dado . os malignos que nos governa enfraquece as forças armada e os malignos dos vizinho pode entrar com mais facilidade e fazer… Read more »

Daniel5325
Daniel5325
8 anos atrás

O Bolivarianismo só subsiste na América Latrina graças ao substancial apoio financeiro do Brasil. O governo petista não mede esforços para dar aos companheiros bolivianos, venezuelanos e cubanos o capital necessário para eles manterem seus governos antidemocráticos, inclusive financiando via BNDES obras bilionárias nestes países. Tudo isso com o dinheiro do contribuinte. Como se não fosse o suficiente, agora estes bandidos se acham no direito de se intrometerem nos nossos assuntos domésticos. E nos ameaçam de invasão caso o povo brasileiro, em sua autoridade soberana, decida que o governo atual não é mais legítimo (coisa que nunca foi). Se eu… Read more »

Roberto_A
Roberto_A
8 anos atrás

esse sem vergonha mau-caráter tem que nos devolver uma refinaria que lula “deu de pre$ente”…atacar com o que? vai ressuscitar chavez e um exercito de zumbis? papo-furado desse indio pilantra.-

Heitor
Heitor
8 anos atrás

A moça do botox, o narcotraficante e o prof. Girafales estão incomodados, pois se a oposição vencer em 2018 ou o governo desfarelar, pode ocasionar reações da oposição nesses países… eles dependem do PT no poder que tenham base de apoio. Se o Aécio ou o Bolsonaro (que Deus ajude) ganharem, esses “líderes” perderão apoio. O cocaleiro fala em invadir… HA… ele depende do Brasil… nem sabe o que está falando. É as Bermudas invadir os EUA. kkkkkkkk!

Carlos Crispim
Carlos Crispim
8 anos atrás

Creio que estamos tão mal que pode ser que os bolivianos cheguem a Brasília e SP antes de o EB reagir, nem acredito que tenhamos força e armamento para fazer qualquer coisa, o EB está na miséria; a MB no fundo do poço e a FAB, com F5 da guerra do Vietnam, talvez possam fazer 1 ou 2 incursões antes dos aviões se desmancharem.

Fernando Laragnoit
Fernando Laragnoit
8 anos atrás

Bolivia invadindo o Brasil?

Este presidente Evo deve ter mastigado muitas folhas de coca para falar tal coisa.

Se ele desse uma ordem dessa à seus militares, e acredito que os militares bolivianos conhecem muito bem a capacidade e tamanho do exército brasileiro, eles convenceriam Evo de desistir da ideia.

Vai plantar coca Evo.

Gabriel
Gabriel
8 anos atrás

O negócio é rezar para que aquele papo dos venezuelanos não saberem pilotar Sukhoi seja verdade pq guerrear sem meios de superioridade aérea é casca grossa!
E ainda tem o agravante de não termos artilharia de responsa…

KFIR
KFIR
8 anos atrás

a água bateu na bunda… É interessante lembrar a decada de 80 governo Sarney e o problema da inflação, calote da divida esterna e toda a heterodoxia empregada como solução. tentaram de tudo, até socialista o Brasil se tornou com os congelamento de preço de Sarney. Se continuava gastando, sem se fazer reformas, bancos estaduais e tudo que sabemos. Veio Itamar e o plano real, itamar soube selecionar o FH, amigão de Lula, tanto que ambos pensaram em abrir um partido juntos, mais a frente Fh fez campanha para Lula. Disso tudo, desde a decada de 1970, ficou a memória… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
8 anos atrás

Fiquemos atentos, nossos piores inimigos estão aqui mesmo, em território nacional.

adolf hitler
adolf hitler
8 anos atrás

isso se daria por um movimento de pinça q englobaria a venezuela bolivia e equador ao norte e argentina chile e uruguai ao sul em uma guerra de duas frentes…pois os membros do mercosul são todos aliados dos comunistas brasileiros…venezuela irá bombardear todos os nossos f-5 e amx ainda em solo com seus su-30, por terra a invasão começaria pelo acre e amazonas q rapidamente iriam se render argentina e chile pelo sul dizimando todos os nossos leopards 1a5 e a marinha não teriam combustivel para entrar em ação e os 2 ou 3 meios que sairem ao mar serão… Read more »

João Adaime
João Adaime
8 anos atrás

Retórica vazia, típica de tiranetes, para consumo interno. Lembro que certa vez, ainda no governo FHC, houve uma ameaça de golpe no Paraguai. O presidente Fernando Henrique advertiu que o Paraguai seria excluído do Mercosul caso isso ocorresse. Não ocorreu.
É assim que se faz civilizadamente.
Mas precisamos ver que Evo faz parte do Foro de São Paulo e é sustentado pelo Brasil (governo do PT). Logo, ele está sendo coerente e defendendo o seu.
Acho que nem ele (Evo) levou a sério o que falou.

Danilo José
Danilo José
8 anos atrás

Inacreditável, começo a achar que é bem possível esta corja vermelhuxa estar tramando uma possível guerra civil, uma especie de revanche, pelo ato salvador de 1964, uma forma de controlar o pais, “dividir para conquistar”, a que ponto esta historia vai chegar ?.

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Vão fazer o que? a Bolivia nem tem caças (pelo que eu saiba), eles seriam evaporados antes de sair de seus quarteis pelo armamento terra-terra brasileiro…

Moita
Moita
8 anos atrás

Isso me lembra que certos esquerdistas chamavam os outros de entreguistas, né? Tudo que era fora da ideologia deles era coisa de entreguista. Agora esses mesmos “patriotas” estranhamente silenciam, ignoram essa questão, ou pior, compactuam com essas ameaças e conspiram contra o país. Pelo menos isso serve para expor a verdadeira face dessa gente, se disfarçavam de patriotas mas fica mais claro que só se importam com sua ideologia, são traidores. Quanto a ameaça, Bolivia, Venezuela e Argentina, podem ter forças armadas arrasadas mas tem muitas armas, equipamentos básicos, fábrica de armas e fronteiras extensas com o Brasil, então podem… Read more »

Danilo Mendonça
Danilo Mendonça
8 anos atrás

Quantos índios precisariam para invadir o Brasil? Esse verme pensa que é quem? O que é Bolívia?

Hélio junior
Hélio junior
8 anos atrás

Bolívia nunca ganhou uma guerra sempre perdeu essa ameaça é provocação pura como a CUT e MST estão fazendo,a casa caiu para Dilma e o PT.Agora deixar a Bolívia tomar as refinarias do Brasil fez eles pensarem grande e que podem peitar o pais.A real nao vão fazer nada pois sao Incompetentes e mau treinados.

Vinicius
Vinicius
8 anos atrás

Minha primeira postagem na página.

Acredito que se acontecer de ser atacados será daqui de dentro (mst, movimentos urbanos, haitianos, cubanos e outros) o ataque e o apoio virá da Bolívia, Venezuela, Argentina, Cuba. O minimo de um país sério seria a convocação do seu embaixador para explicações e o ideal uma grande manobra militar terrestre e aérea na divisa dos países. Mas isso seria sonhar demais levando em conta a nossa atual conjuntura politica e ideológica

Fred
Fred
8 anos atrás

Gente do céu! É sério que vocês vêem perigo “revolucionário” no governo do PT? Eu sinceramente não sei se rio ou choro lendo alguns comentários aqui. Pelo amor de Deus galera, usem a razão. Nunca vi um partido brasileiro mais parecido com PSDB que o PT no governo. Medidas altamente neoliberais desde o primeiro governo Lula até hoje. A burguesia brasileira nunca ganhou tanto dinheiro quanto nesses governos. Nunca foi tão incentivada e estimulada via BNDES e outros financiamentos públicos. Mesmo no caso dos empréstimos para obras em Cuba ou Venezuela, mesmo em países da África, os grandes beneficiários foram… Read more »

Fred
Fred
8 anos atrás

Resumindo, quem vê “comunismo” no PT, tem que reciclar as leituras galera.

É como enxergar nos primeiros radares ingleses da década de 40 capacidade AESA.

Claudio Quadros
Claudio Quadros
8 anos atrás

Este lula dou avioes T 25 e Helicoptero indio maluco agora que defede mae de a dilma nossa baterias astros 2020 destroi todo exercito bolivia generais da bolivia o brasil paga salario mais Alto derruba indio ai coloque nossa bandeira ai vcs seram mais feliz

Wilson
Wilson
8 anos atrás

Cocaleiro piolhento…Vai pro quinto dos infernos…pra você, só as PMs do MS e MT dao conta…retardado….

Delfim
Delfim
8 anos atrás

E nós fazendo compras de médio e longo prazo.

Tínhamos que comprar de prateleira, pra ontem.

Agora sei o que Israel sentiu quando o Ahmadinejah ameaçava.

Marcius
Marcius
8 anos atrás

Tadim dele,rsrsrsrsr

João Girardi
João Girardi
8 anos atrás

E aí… cadê aquele pessoal que tava aqui antes pra defender a Dilma e a PTzada agora? Que adoravam ficar falando que os EUA iam invadir o Brasil e diziam que não toleravam intervenção de países estrangeiros em nosso país? Que falavam que todo mundo aqui fazia discurso de ódio? Saiam do buraco agora, traidores!