Afeganistão: Exército afegão inicia contraofensiva em Kunduz com apoio americano

0

Soldado-da-tropa-de-elite-americana-no-Afeganistao-em-foto-da-AFP

O exército afegão iniciou nesta terça-feira, com apoio aéreo americano, uma contraofensiva para recuperar Kunduz, a estratégica cidade do norte do Afeganistão ocupada na segunda-feira pelos talibãs.

“Reforços do exército afegão iniciaram a operação para reconquistar a cidade de Kunduz às 8H00 (0H00 de Brasília)”, anunciou o ministério da Defesa. “Já recuperaram a sede central da polícia e a prisão da cidade”, afirma um comunicado.

Os reforços foram enviados a partir de outras províncias do país. “A batalha começou, as forças afegãs enfrentam a resistência dos talibãs, mas conseguem avançar”, declarou Sayed Sarwar Hussaini, porta-voz da polícia provincial de Kunduz.

Na segunda-feira, os rebeldes talibãs assumiram o controle da cidade de 300.000 habitantes em poucas horas. Kunduz é uma localidade de grande valor estratégico no caminho que vai de Cabul até o Tadjiquistão.

O exército afegão, que atua em várias frentes, não conta mais com o apoio terrestre da Otan. Os 13.000 soldados, principalmente americanos, da Aliança Atlântica ainda presentes no território afegão se dedicam exclusivamente ao treinamento dos militares do país.

No entanto, as forças americanas dão apoio às tropas afegãs com bombardeios efetuados por drones, principalmente no leste do país. Na manhã desta terça-feira, pela primeira vez foi executado um ataque aéreo em Kunduz para apoiar as forças afegãs na região, segundo a Otan.

O ataque, sobre o qual a Otan não divulgou detalhes, tinha como objetivo “eliminar uma ameaça” não identificada, segundo a Aliança. O exército dos Estados Unidos decidiu realizar o ataque ao avaliar a gravidade da situação, informaram fontes militares.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments